quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Hiberne o seu computador

Uma coisa que percebi quando estamos ligando o micro é que o tempo de espera é muito grande. Principalmente em sistemas que estão há muito tempo sem uma formatação. O micro que uso no trabalho, demorava cerca de 3 minutos para iniciar, chega me dava uma impaciência. O mesmo acontecia com o Notebook, que levava quase 2 minutos.

Pra mim, computador era pra ser igual a televisão. Apertou o botão já está pronto. E estamos quase chegando a isso, segundo este artigo (Linux dá boot em 5 segundos).

Enquanto essa maravilha não se torna popular, podemos arriscar duas opções:

1. Otimizar o Boot, com programas específicos para isso, como o Portinho Boot XP (gratuito). Depois que rodei esse programa, melhorou em aproximadamente 50% o desempenho do boot.


2. Hibernar o Computador. Nesse processo, o sistema salva todos os dados da memória RAM no disco, e ao carregar o sistema, tudo volta como estava antes de ser hibernado, inclusive os programas que estavam abertos, musicas sendo reproduzidas e tudo mais. Há alguns meses venho usando essa solução, e percebi que o tempo de boot caiu pra menos da metade (isso varia de PC para PC).

Para hibernar, verifique se no Painel de Controle, em Opções de Energia, na aba Hibernar, a opção Ativar hibernação está habilitada.



Quando finalizar o uso do Windows, vá no Menu Iniciar > Desligar, e na tela que surge, mantenha SHIFT pressionado ao clicar no botão amarelo (Em Espera muda para Hibernar). Demora um pouco para encerrar o Windows, mas o tempo de boot é extremamente mais rápido.


Você conhecia esse recurso? Comente!

2 comentários:

Carlos Fran disse...

Ótimas dicas professor!
Sobre a hibernação, acho uma chatisse!
Tem horas que ele não retorna, é preciso resetar!

No Win XP SP2 a desfragmentação do boot vem habilitado por padrão!

Mas acho que ele não faz a limpeza dos preftech...

Vou testar o programa recomendado!
Abraço!

tushiwi disse...

boooa, vou testar essa dica no pc da minha avó, que demora incriveis 4 minutos!