sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fotos no DVD Player

Depois da revolução da câmera digital, são poucas as pessoas que se dão ao trabalho de revelar as fotos em papel. Eu pelo menos há anos que não ponho os pés numa loja de fotografias. Prefiro deixar tudo arquivado no computador (e em CDs ou DVDs).

O chato é que muitas vezes quando temos visitas e queremos mostrar as fotos, temos que espremer o pessoal em frente à minúscula tela de 15” ou 17” do monitor do PC, isso sem falar no desconforto de ficar em pé atrás da cadeira.

Há algum tempo, uso um excelente programa chamado ProShow para criar vídeo álbuns que além de incluir efeitos visuais na transição das imagens, permite inserir trilha sonora e diversos outros efeitos no vídeo. Infelizmente o programa é pago.


Resolvi pesquisar algumas soluções gratuitas e encontrei os seguintes programas:

EasyPhotoTools – É um programa bem intuitivo, com visual parecido com o Windows Explorer. Requer um codificador externo como o HC Encoder. No meu teste não consegui visualizar o vídeo, só o áudio (isso no PC, não testei no DVD player).

XatShow – É outro programa semelhante, que possui uma versão gratuita (aprece o texto xatshow demo no vídeo gerado). Esse eu também achei fácil de usar e consegui visualizar no PC.


PhotoStage – Esse é o mais simples (tem apenas 390Kb), mas cumpre o papel. Só possui dois efeitos de transição, mas aceita músicas e consegue exportar em diversos formatos diferentes. Não consegui ver o resultado Final em DVD pois o programa não gera imagem antes de gravar, ele requer gravação direta para o disco, como não tinha nenhuma mídia disponível, não testei. Mas salvei só o arquivo MPEG2 e a qualidade é excelente. Escolheria esse pela facilidade de uso. Ele baixa alguns plugins para poder converter certos tipos de vídeo, então uma conexão com a internet é aconselhável nas primeiras execuções.

A soluções gratuitas não são tão personalizáveis quanto o ProShow. Vale a pena investir no programa pago e ter um resultado profissional.

Você costuma fazer video-albuns? Comente!

Nenhum comentário: