quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Organize seus CDs e DVDs

Se tem uma coisa que me tira do sério é quando procuro algo que não encontro. Pelo menos com relação aos meus CDs e DVDs, esse problema foi resolvido com uma solução bem simples e que uso há vários anos.

O primeiro passo é se livrar de todas as caixas plásticas dos CDs, pois além de ocupar muito espaço, é chato manuseá-las. Utilize envelopes com janela transparente ou mesmo uma folha de papel ofício dobrada em forma de envelope, como pode ser visto neste vídeo e ou neste texto.


O segundo passo é numerar todos os CDs em ordem crescente ou cronológica. Na minha coleção, os DVDs de filmes eu numero normalmente (filmes_001, filmes_002, filmes_003, etc...), o mesmo para os CDs de mp3 (mp3_001, mp3_002, etc). Já os CDs de programas e arquivos pessoais eu prefiro usar a data em que o cd foi gravado, usando a data invertida, assim: 2007-12-27 ou 2008-01-03 (ano-mês-dia) e uma breve descrição na frente: 2007-12-27 Backup Textos. Essa informação é escrita tanto no cd quanto no envelope, sempre no mesmo local para facilitar a busca (normalmente no canto superior esquerdo do envelope.

Para armazenar os CDs, esqueça aqueles estojos caros, pesados e volumosos. Uma simples caixa de arquivo morto cortada ao meio (uns 14 centímetros de altura, vide a linha vermelha) é perfeita para isso.

Ponha os CDs na ordem numérica crescente (1, 2, 3...) ou cronológica inversa (os mais recentes na frente). E faça o possível para mantê-los assim. Sempre que terminar de usar um cd, devolva ao local correto, nunca deixe para “ajeitar depois”, pois esse depois nunca chega e vira tudo bagunça outra vez.

O terceiro passo é essencial: utilizar um catalogador de mídias. Esse programa é usado para gravar no seu computador uma lista completa de tudo o que tem no CD ou DVD, de forma que você possa consultar toda a sua coleção sem precisar ficar colocando e tirando os discos.

Eu utilizo um programa chamado WhereIsIt? Infelizmente este programa é pago, mas existem outros gratuitos que são tão bons quanto ele. Entre eles destaco o CD Archiver 4.5 que possui tradução para português, consegue gerar listas em HTML e tem um gerenciador de empréstimos para você saber quem está com seus cds. Também faz pesquisas rápidas em seu catálogo, por exemplo se você quer encontrar todos os mp3 de Roberto Carlos, basta digitar “Roberto” na caixa de pesquisa e será exibida uma relação dos arquivos existentes.


http://baixaki.ig.com.br/download/CD-Archiver.htm

Dica: Nas opções existe uma aba chamado Metadados, para que a catalogação seja mais rápida, DESMARQUE TODOS OS ITENS DESSA ABA.

Outras sugestões de programas similares (não cheguei a testá-los):

http://baixaki.ig.com.br/download/Simple-Disk-Catalog.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/Catalog-Clube-da-Informatica-.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/CDlyse.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/CDDB.htm

Agora é só catalogar sua coleção e nunca mais perder tempo procurando um cd.

Deixe seu comentário!

2 comentários:

Argemiro Neto disse...

vou tentar fazer uma organização nos meus DVD's, agora, sem instalar nenhum software para isso! criei aversão a instalar software pra tudo no computador, acho que uma planilha do Excel já deve resolver o problema.

Anônimo disse...

Utilizo o WhereisIt e por enquanto tá funcionando.O chato é realmente qd o CD utilizado não é devolvido ao local correto.