terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Linux no Pendrive

Para quem gosta de se aventurar no mundo Linux, os Boot CDs com distribuições são unanimidade. É uma ótima opção rodar o Linux do cd antes de instalar na maquina.

Infelizmente quando fazemos isso, a unidade de CD fica impossibilitada de ser utilizada uma vez que o sistema está rodando direto do CD. Algumas versões até oferecem possibilidade de você carregar o sistema na RAM e liberar o CD, mas ai o seu micro tem que ter pelo menos 1GB.


Uma excelente alternativa para testar as distribuições são versões que rodam a partir do pendrive. O site www.pendrivelinux.com possui uma coleção de tutoriais ensinando como instalar Slax, Ubuntu, Knoppix, DSL, PCLinuxOS e outras versões do sistema direto no pen.

Depois de instalado é preciso mudar a configuração no SETUP da máquina para que o boot seja feito pela porta USB.

Eu já tentei fazer funcionar no meu micro, mas acho que por ele ser bem antigo (ainda é um DURON 1.8 com quase 5 anos de uso) não funcionou. Depois testarei no notebook e publico meus comentários.

Segundo alguns fóruns que li, o desempenho do sistema é bem melhor que rodando do CD, e você ainda fica com o drive livre para usar algum CD que precise e pode salvar as modificações feitas durante o uso (inclusive programas instalados).

Algumas empresas vendem pendrives já com o sistema instalado, como é o caso do Mandriva Flash, da MANDRIVA. Um pendrive de 4GB com o Mandriva Linux 2008. O acessório custa 59 EUROS (cerca de R$ 150,00) com frete grátis.

Se alguém possui mais experiência sobre o assunto, dê 1 toque por e-mail ou nos comentários!

Nenhum comentário: