sábado, 1 de março de 2008

Abrindo o Drive de CD/DVD “na marra”

Essa dica provavelmente muitos já conhece, inclusive ela vem estampada nos manuais de todos os drives de cd e DVD.

Quando o drive está ficando velho, geralmente o motor que abre a bandeja perde a força e não consegue expulsar o disco. As vezes você até consegue, mas só depois de muitas apertadas no botão abre/fecha.

Existe um pequeno orifício na tampa frontal do drive que permite a abertura mecanicamente (ao invés de eletricamente). Para realizar o truque faça o seguinte:


Pegue um clipe para papel e desentorte-o como mostrado na foto acima.

Com o COMPUTADOR DESLIGADO (existe risco de choque elétrico), introduza o clipe no orifício e aperte-o com carinho. A gaveta vai ser empurrada para frente, aí basta puxá-la com a mão.




Se eu soubesse disso quando tinha meu Pentium 233, teria evitado muitas desmontadas para tirar CDs que ficavam presos na bomba do drive.

Comente!

2 comentários:

anderdavid disse...

Olá! Muito interessante essa informação. Só pra complementar, não precisa o computador tá desligado para realizar o procedimento. O leitor de CD/DVD precisa apenas de 12 e 5 volts pra funcionar então não há nenhum risco de choque elétrico. Aliás, tirando a fonte, todo o resto do computador precisa de uma voltagem muito pqna pra funcionar e o computador estando bem aterrado não há nenhum risco de choque.

Thiago Alex disse...

Ander, de choque não, mas de danificar alguma coisa, sim.

Abrahão, rapaz! Eu estava preparando um post sobre o mesmo assunto. Eu tenho uma reliquia lá em casa de 44x, quase igual a esse, que só abre se eu deixar um disco dentro dele. Mas com a memória em baixa e a pressa em alta, sempre fecho sem nada dentro e então que entra em ação o bom e velho método MacGyger.