sábado, 1 de março de 2008

Abrindo o Drive de CD/DVD “na marra”

Essa dica provavelmente muitos já conhece, inclusive ela vem estampada nos manuais de todos os drives de cd e DVD.

Quando o drive está ficando velho, geralmente o motor que abre a bandeja perde a força e não consegue expulsar o disco. As vezes você até consegue, mas só depois de muitas apertadas no botão abre/fecha.

Existe um pequeno orifício na tampa frontal do drive que permite a abertura mecanicamente (ao invés de eletricamente). Para realizar o truque faça o seguinte:


Pegue um clipe para papel e desentorte-o como mostrado na foto acima.

Com o COMPUTADOR DESLIGADO (existe risco de choque elétrico), introduza o clipe no orifício e aperte-o com carinho. A gaveta vai ser empurrada para frente, aí basta puxá-la com a mão.




Se eu soubesse disso quando tinha meu Pentium 233, teria evitado muitas desmontadas para tirar CDs que ficavam presos na bomba do drive.

Comente!

2 comentários:

anderdavid disse...

Olá! Muito interessante essa informação. Só pra complementar, não precisa o computador tá desligado para realizar o procedimento. O leitor de CD/DVD precisa apenas de 12 e 5 volts pra funcionar então não há nenhum risco de choque elétrico. Aliás, tirando a fonte, todo o resto do computador precisa de uma voltagem muito pqna pra funcionar e o computador estando bem aterrado não há nenhum risco de choque.

Unknown disse...

Ander, de choque não, mas de danificar alguma coisa, sim.

Abrahão, rapaz! Eu estava preparando um post sobre o mesmo assunto. Eu tenho uma reliquia lá em casa de 44x, quase igual a esse, que só abre se eu deixar um disco dentro dele. Mas com a memória em baixa e a pressa em alta, sempre fecho sem nada dentro e então que entra em ação o bom e velho método MacGyger.