quarta-feira, 23 de abril de 2008

Linux 8 X 0 Professor Abrahao

Nesses últimos dias levei uma surra feia do linux ao tentar instalá-lo no meu notebook (Positivo V21).

Primeiro foi o Mandriva One 2008. Fiz a instalação normalmente mas sempre que tentava iniciar o linux recebia uma mensagem dizendo que existia um erro no sistema de arquivos EXT3 e a inicialização não concluía nem a pau, caia no prompt de comando em modo de restauração.


Fiz a formatação tanto pelo cd do Mandriva quanto pelo Hiren Boot CD, mas deu no mesmo mesmo depois de 4 tentativas.

Depois foi a vez do Ubuntu 7.10. Com esse nem quebrei muito a cabeça, pois não chegava nem a iniciar o Live CD, na hora de entrar no modo gráfico a tela ficava preta. Problemas com o drive e vídeo.

Baixei o Ubuntu 8.04 Beta e neste encontrei uma séries de problemas. Durante a instalação em português, todas as vezes que escolhia o layout do teclado o modo gráfico reiniciava e nunca conseguia passar adiante. Consegui instalar entrando pelo idioma Ingles e deixando o teclado desconfigurado.

Depois de alguns boots o bicho começou a ficar lento feito uma lesma, demorava uma eternidade para abrir qualquer programa.

Foi a vez de tentar o Slackware 12. Depois de tantas indicações de um de meus alunos, resolvi dar uma chance. A instalação foi beleza, mas o modo gráfico não abria nem a pau, fora a inconveniência de iniciar pelo prompt, ter que fazer logon e só depois abrir o modo gráfico.

Acabei testando o Ubuntu 7.04 e caiu como uma luva. Até agora está funcionando beleza, inclusive estou editando os posts desta semana usando o BROffice 2.2 (em inglês) que vem instalado nele. Como não podia deixar de ter problema, não consigo desligar o micro via software, tenho que desligar na marra.

Nesta sexta-feira sai o Ubuntu 8.04 Final, como não tenho nada a perder (além do tempo) vou tentar instalar essa versão e ver no que vai dar.

É por essas e outras que as pessoas ainda tem tanto preconceito com o linux: tive que realizar umas 12 instalações para deixar o bicho funcionando.

P.S. Ontem o micro começou a travar todas as vezes que entro no Linux... acho que terei que trocar o equipamento para conseguir usar o programa...

Nenhum comentário: