Como já falei diversas vezes aqui no blog, não é lá muito seguro fazer transações bancárias ou compras com cartão de crédito em computadores compartilhados (como em lan houses, que todo mundo usa, ou mesmo no trabalho). Se você não tem certeza de que o micro está 100% livre de vírus, spywares, malwares e todos os outros tipos de *wares, é bom se cuidar.
Outro dia falei sobre como colocar o FEDORA Linux no pen-drive, e pensei ser uma excelente solução para quem precisa realizar essas transações e não quer carregar um cd de boot do Linux por ai. Até porque num cd de boot não dá para salvar as configurações, plugins e seja lá o que mais o banco instala para permitir o acesso.
Como os preços de pen-drives estão em baixa, dá para comprar um pen de 1GB na faixa de R$ 20,00 e deixá-lo exclusivo pro Fedora. Ao chegar numa lan house, basta plugar o bichinho, reiniciar o micro e usar tudo em modo seguro. A maioria das lans usam DHCP (configuração automática da conexão com a internet) então não vai ser problema bronca. No máximo você vai precisar pedir ao cara da lan house o ip do roteador ou servidor.
Mas atenção, nem todos os bancos possuem suporte ao Linux... como diria o velho Boris Casoy: “Isto é uma vergonha!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário