sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Nostalgia dos Brinquedos

Há algumas semanas o site www.jovemnerd.com.br lançou mais um NerdCast falando sobre brinquedos dos anos 80. Como minha infância se passou nessa época, muitas lembranças me vieram à memória.

Diversos brinquedos que eles comentaram eu possui ou tinha fácil acesso, mas outros até hoje eu gostaria de possuir. Confira a lista de alguns deles:

1 – Bonecos da TV - Comandos em Ação, Thundercats, He-Man, Transformers – Eram tantas opções de personagens que seria preciso uma fortuna para completar todas as coleções. Os únicos que eu lembro de ter foi um Transformer genérico, mas que me divertiu muito!



2 – Carro de Controle Remoto – Esse brinquedo é um dos que eu mais queria. Comedor de pilha sem igual. Naquele tempo não tinha bateria recarregável. Tinha que ser 6 pilhas grandes no carro e 6 pequenas no controle para uns 30 minutos de diversão. Hoje em dia está tudo muito mais fácil. Quem sabe ainda compro um...



3 – Pistola Zillion – Passava um desenho na TV em que o protagonista usava uma pistola laser para atacar os inimigos. Não demorou para lançarem este brinquedo que era um dos mais bacanas que eu me lembro. Na caixa vinha a pistola que fazia sons de tiros laser e um alvo que você colocava no peito e também emitia sons quando era acertado. O chato é que tinha que ter dois ou mais kits desse para a brincadeira poder ficar divertida.




4 – Pogobol – Ficava com a parte de dentro dos pés em carne viva de tanto pular nesse troço. Meu amigo “Carlos Henrique” até fazia umas manobras malucas entre os saltos. O desafio maior era subir a escada da praça usando o pogobol. Coisa pra dublê de Hollywood!



5 – Videogame Atari – Era o mais popular da época. Você podia comprar cartuchos em qualquer bodega da esquina a preço de picolé. Eu só jogava nos dos meus amigos, mas também fui um dos primeiros a ter um NINTENDO e matava os outros de inveja!



6 – Videogame Gameboy – Parecia um tijolão, tinha uma tela verde e preto parecida com aqueles Tetris genéricos que invadiram o mercado um tempo atrás, mas podia trocar cartucho e tinha jogos semelhantes aos que saiam para os consoles. Um sonho que consegui realizar muitos anos depois quando já fazia faculdade.



7 – Tamagochi – Era um joguinho eletrônico febre entre a molecada, praticamente todo mundo na escola tinha um. Os professores até proibiram do pessoal levar pro colégio, pois as crianças perdiam atenção da aula para poder alimentar o bichinho ou colocá-lo para dormir. Acho que foi até bom eu não ter mesmo, pois eu não gosto de nenhum animal, quem dirá de um virtual!



8 – Jogo de Tabuleiro Detetive – Joguei muito na casa do meu amigo “Kleber do Baratão”. É um jogo muito divertido, infelizmente só dá pra jogar se tiver pelo menos 3 pessoas. Qualquer dia ainda compro um desses.



9 – Kits de Montar Aviões – Outro brinquedo que eu queria muito era um avião F-14 de montar da Revell. Infelizmente é muito caro (ainda hoje) e não é brinquedo para criança, é preciso muito paciência e habilidade para conseguir deixar o bicho do jeito certo. Passei numa loja de brinquedos recentemente e encontrei este kit por R$ 139,90! Vou continuar só na vontade...



Depois de ouvir os dois NerdCasts me veio uma pergunta à mente: Onde vão parar os brinquedos de nossa infância?

Eu sei que criança não tem cuidado com nada. Fazer qualquer bonequinho de super-homem é o mínimo. Será que existe algum Cemitério de Brinquedos ou Céu dos Brinquedos?

Lembro que minha mãe dava nossos brinquedos mais antigos que já estavam encostados para os filhos da lavadeira ou outras crianças que os pais não tinham condições. Quando eu tiver filhos, vou ensiná-los a doar os brinquedos que não queiram mais. E não vou deixá-los ter um monte de brinquedos que nunca são usados, que servem só pra enfeitar a estante ou coisa assim.

E você? Existe algum brinquedo que sempre quis e nunca possuiu? Comente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Já tive um nº 5 desse aí... uhahuahuahu, muito massa!