quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Geocities - O Fim de uma Era

Lembro como se fosse hoje quando fiz meu cadastro no site Geocities.com, que oferecia hospedagem gratuita de paginas web. Era 1995, e eu estava na biblioteca da ETFRN (antigo CEFET, atual IFRN) de Natal, num dos 3 computadores que eram disponibilizados para os alunos durante 30 minutos por dia acessar a lentíssima internet da época.

Meu endereço era http://www.geocities.com/SunsetStrip/Towers/9922/. Um endereço enorme e um espaço de armazenamento de apenas 1MB, menos até que um disquete de 3.5", mas que era suficiente para armazenar as centenas de letras de músicas que eram publicadas na Abrahão's Page.



[mirror desse site hospedado no fortunecity]

Parece brincadeira, mas foi o site que eu criei que teve mais visitas até hoje. No primeiro ano foram mais de 65.000 visitas! Talvez pela falta de opção, pois há 14 anos atrás não existiam tantas páginas como hoje.

Eu passava a semana inteira catando letras de músicas de meus artistas favoritos e na sexta-feira atualizava a página que era um catálogo bem organizado, com categorias e lista de artistas em ordem alfabética. Quando abandonei esse projeto já eram mais de 100.000 visitas.

Procurando no google e yahoo por "Abrahao's Page", ainda encontrei algumas referencias a ela, apesar de não existir há pelo menos 10 anos.



Com o tempo meus interesses mudaram, ou evoluíram, e ao invés de oferecer letras de músicas comuns, passei a fazer a temporização para que elas fossem exibidas de forma semelhante a uma legenda de karaokê, ou seja ia aparecendo conforme o artista ia cantando. Eram as chamadas Taglyrics.



Eu gastava horas e horas sincronizando as letras com o vocal e publicava. Até que tinha um bom retorno de visitas e muitos e-mails do pessoal perguntando como fazia para que as letras aparecessem (usava um plugin do winamp).

Ainda hoje essa página está no ar... até dia 26/10/2009, data em que o Geocities estará definitivamente encerrando suas atividades, então aproveite para visitá-la enquanto ainda existe: www.geocities.com/abrahaolopes

Criei muitas outras páginas depois que só existem em minha lembrança. E também ajudei algumas pessoas a criarem as suas (que certamente também sumirão junto com o fechamento do Geocities), como as desses links que deixo a seguir:

http://come.to/cifraspalace

http://www.geocities.com/blossombr

Pois é, Geocities... foi um prazer te conhecer! Até a outra vida!

Um comentário:

Alba disse...

Olhaí Abrahao precursor do Vaga-lume, letras.terra, etc, etc...
Se tivesse investido tava aí rico! hehehehe =D