Mostrando postagens com marcador Das Antigas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Das Antigas. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de outubro de 2008

Das Antigas: As Fantásticas Aventuras de Dizzy



Queria compartilhar a história de um dos jogos mais difíceis da minha vida, que por sinal NUNCA cheguei a terminar no console, só no emulador e uns 10 anos depois de comprá-lo, quando consegui umas dicas na internet.

O jogo se chama THE FANTASTIC ADVENTURES OF DIZZY do Nintendo 8 Bits. No game você controla um personagem que parece um Ovo e tem que salvar sua namorada do terrível vilão. Mas para tal é preciso andar por um mundo gigantesco com Florestas, Minas, praia, navio do pirata, cidade, castelo, corredeiras e até no fundo do mar.

O que torna o game mais difícil é que você precisa de certos itens para resolver puzzles no decorrer do game e geralmente estes itens estão em lugares muito distantes uns dos outros. E ainda mais o personagem só consegue carregar 3 itens por vez.

As vidas eram poucas e não tinha continue. Cada partida demorava cerca de 4 horas, isso por que eu já sabia como usar a maioria dos itens e desenhava mapas das fases numa folha de caderno. Eram tarde inteiras ao lado do grande amigo Carlos Henrique e do meu irmão, Adriano, tentando desvendar os mistérios os itens.

Depois descobri que existia uma versão do mesmo game para Mega Drive com gráficos mais bonitos, porém achei essa versão mais fácil. Outros games com o mesmo personagem também estão disponíveis para outros consoles.

Links sobre o game:

Abandonia.com

GameInfo (Jogar DIZZY On-Line)

Wikipedia

GameFaqs

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Das Antigas: Mola Maluca

Lá pelo início dos anos 90, era comum encontrar nas banquinhas de camelô, centenas de brinquedos coloridos que imitavam uma mola e que virou febre entre crianças e adultos.


Eu mesmo brinquei muito com essas molas... e ficava com ódio quando elas ficavam totalmente embaraçadas.

Hoje visitando o site O Velho, encontrei um video que me fez lembrar essa divertida brincadeira. Confiram:


terça-feira, 9 de setembro de 2008

(Via Cel) Das antigas - Os sacis e a onça




É incrível como nossa memória nos traz lembranças longínquas e inesperadas.

Minha esposa estava lendo um texto que tinha como título "ERA UMA VEZ" e eis que, na mesma hora que lancei os olhos sobre o papel, me veio na cabeça a música de um comercial de caderneta de poupança que passava na tv uns 20 anos atrás.

A música dizia assim:

"Era uma vez, três sacis, de gorro vermelho e cachimbo... Viviam felizes, pulando aqui e ali... Quando do alto do galho a coruja gritou - Cuidado sacis, olha a onça! - A onça correu atrás dos sacis, e mais que depressa fugiram dali, do alto do galho ficaram a pensar - que jeito, que jeito a gente vai dar? - Foram a cidade e abriram uma caderneta Econômico e a história mudou. Foram juntando dinheiro e o sonho se realizou. Fizeram no alto do galho uma casa vão linda que a onça chorou... Nunca mais vou pegar os sacis... Dona Onçaaaa!"

Não sei se a música era exatamente assim... É o que eu lembro. 20 anos é um longo tempo... Se alguém achar esse vídeo por aí, põe o link nos comentários.

Ufa! Escrever tudo isso no celular me deixou com dedos doloridos... :)

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Das Antigas: Tupperware

Eita, essa eu fui buscar longe. Quando eu ainda morava em Ceará-Mirim, lembro que minha mãe e boa parte das vizinhas de nossa rua, costumavam organizar reuniões em que uma representante da Tupperware (“tapaué”) vinha mostrar um monte de vasilhas de plástico para guardar comida e tal.



Sempre gostei dos copos com tampa, pois levava leite e suco para a escola neles. E não posso deixar de lembrar as forminhas de picolé e de “tirar o ar” depois de fechar.

Hoje quando fui à cozinha aqui da empresa, uma das funcionárias tinha trazido lanche numa vasilha redonda, bem baixinha que tem 3 divisões... foi o que despertou a lembrança...

Depois das lojas de R$ 1,99, nunca mais tinha ouvido falar da Tupperware. Bons tempos aquele, era tarde de pudim e chá Mate na certa!



Site:
www.tupperware.com.br

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Das Antigas: Rede de Pesca

Hoje quando estava indo para o trabalho vi uma cena que me lembrou o tempo que morei em Messias Targino (RN). Lá era comum vermos em todas (ou quase todas) as casas pessoas sentadas às portas tecendo redes de pesca. Sempre achei muito interessante essa arte!



Só pra constar mesmo...

sábado, 16 de agosto de 2008

Das Antigas: Os Ursinhos Gummi

Ontem ao chegar na UFERSA para dar aula, encontrei um panfleto com propaganda de uma festa e em destaque a frase “2 HORAS DE SUCO GAME GRÁTIS!”. SUCO GAME? Suco Jogo? Jogo do Suco? O que seria isso? Foi aí que eu lembrei ter visto há anos atrás uma comunidade no Orkut que falava sobre uma caipirinha chamada Suquinho Gummi (lê-se gâmi).



Para quem não lembra, os Ursinhos Gummi moravam na floresta em árvores cheias de passagens secretas e sempre que precisavam de mais força e para pular bem alto, tomavam uma dose do Suco de Frutas Gummi, feito com uma fórmula secreta que o vilão da história vivia tentando descobrir.

Confira a abertura do desenho:

sábado, 26 de julho de 2008

(Via Cel) Das Antigas: PC Antigo

Hoje vi um micro realmente antigo, mas totalmente funcional: Pentium 200, 32 MB Ram, 3Gb hd, audio Sound Blaster 16, video Trident, cd-rom 4x e Windows 95. Há uns 12 anos atrás essa configuracao era o sonho de qualquer micreiro. Por incrível que pareça, o boot demorou menos de 20 segundos. Bons tempos aqueles, duvido que o Vista entre ligeiro assim.

sábado, 19 de julho de 2008

Das Antigas: Galo do Tempo

Outro dia fiquei impressionado quando ao folhear um daqueles catálogos de compra (tipo da Hermes) me deparei com um velho conhecido: o Galo do Tempo.

Pra quem nunca viu aqui vai uma explicação: o galo muda a cor das penas de acordo com a variação de temperatura, variando entre tons de cinza, azul e cor de rosa, dependendo do clima.



Lembro que a criançada ficava fazendo o bicho mudar de cor “na marra”, colocando o galo na geladeira e depois corria para o quintal para colocar no sol. Quem não já fez isso?

sábado, 5 de julho de 2008

Das Antigas: Imagem e Ação

Lá pelos meus 17 anos, todos os finais de semana a galera reunia os computadores para jogar em rede, mas sempre eram mais garotos que computadores. Enquanto as partidas de Starcraft e Quake rolavam, alguns aproveitavam para dar pitaco e atrapalhar quem estava jogando e outros se reuniam em trono da mesa da cozinha para outro tipo diversão: Imagem e Ação.


É um jogo de tabuleiro, jogado em duplas, em que você lança o dado e percorre diversas casas. Cada casa tem uma letra que representa uma categoria (Ação, Lugar, Pessoa, Difícil, Todos, Etc.), quando para de avançar o peão, você puxa uma carta da pilha e tenta desenhar a palavra da categoria indicada.

Algumas palavras são bem fáceis, como: picolé, casa, barco, etc. Outras são realmente provações do outro mundo como: parapsicologia, fisioterapia, diligencia, investigação, etc.

Horas e horas de muita gritaria e diversão. Pense num joguinho bom!

Tem inclusive uma versão on-line (em inglês):
http://www.isketch.net/isketch.shtml

Instruções do isketch.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 28 de junho de 2008

Das Antigas: Chocolate Surpresa

O chocolate Surpresa, da Nestlé, surgiu em 1983. Ele trouxe uma proposta inovadora: incentivar as crianças a conhecerem os animais existentes na fauna brasileira. A idéia daria tão certo que continuaria ser produzido até os dias de hoje, evoluindo em seu formato e na variedade de opções.



Cada Chocolate além do formato retangular, trazia um animal em alto relevo e uma ficha, com foto colorida e detalhes como nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades. A medida que a criança colecionava as fichas, ela aprendia um pouco mais sobre as diversas espécies existentes no Brasil.

A grande novidade realmente foi quando surgiram os álbuns. Agora você podia não só colecionar as fichas, mas ter um lugar para guarda-las. Criado pela agência Norton Publicidade, eles se propagaram e viraram febre. Você precisava mandar 3 embalagens para a Nestlé, e recebia em casa, através dos correios, o álbum, que comportava vários temas, dentre eles: Mata Atlântica, Amazônia, Campos e Cerrados, Os Sertões e Litoral e Ilhas Oceânicas.

Galeria de Imagens

Fonte: Infancia 80

Bom mesmo era quando o chocolate estava mole e você se melava inteiro para conseguir comê-lo. E como as figurinhas que vinham eram em papel cartão bem grosso, quando colávamos no álbum as páginas ficavam bem pesadas e o álbum completo era bem volumoso.

sábado, 7 de junho de 2008

Das Antigas: Pinballs pra todo gosto

Muito antes do ATARI, ODYSSEY e mesmo do TELEJOGO, os adolescentes se divertiam nas mesas de Pinball.

Pra quem sabe do que estou falando, os pinballs eram jogos eletrônicos (mais mecânicos que eletrônicos na verdade) em que o objetivo era não deixar a bolinha cair no buraco e acertar a maior quantidade de alvos na mesa.


Hoje está cada vez mais difícil encontrar essas máquinas nas Game Stations dos shoppings e quando as vemos, estão escondidinhas no canto mais afastado do público jovem.

Durante toda minha infância vi meu pai jogando Pinball, principalmente no nintendinho 8 bits e posteriormente no computador, mas até então a versão virtual estava muito distante da qualidade das máquinas reais.

Hoje a situação é bem diferente. Existem alguns programas que virtualizam com perfeição as mesas. Alguns exemplos são: VirtualPinbal, VisualPinMAME e Future Pinball que podem ser baixados gratuitamente. O mesmo vale para os diversos modelos de mesas disponíveis.


Mais informações e downloads em:

http://www.pinballclube.com.br

http://irpinball.ztnet.com/

http://www.pinballmuseum.org/

sábado, 31 de maio de 2008

Das Antigas: Álbum do Chiclete Ping-Pong

Quando eu era criança, por volta dos 8 ou 9 anos, a sensação da época era colecionar as figurinhas que vinham nos chicletes Ping-Pong.





Lembro que nas raras vezes em que eu levava dinheiro para a escola (minha mãe sempre fazia lanche) acabava gastando com os chicletes.




Se não me engano ainda colecionei as figurinhas “Amazônia”, “Pantanal” e das Olimpíadas de 92. Acho que cheguei a completar os dois primeiros, claro que nem todas as figurinhas foram conquistadas através da compra de chicletes, tinha as partidas de “bafo” onde quem desvirasse as figurinhas levava, trocas das “duplicatas” e uma que eu considero uma engenhosidade para um garoto daquela idade:


Fiz uma banca de tiro ao alvo que cobrava figurinhas dos moleques da rua para eles brincarem. Peguei uma tábua e coloquei um monte de caixas de fósforo e caixas de Caldo Maggi lado a lado. Eu tinha um brinquedo em formato de revolver que atirava ligas de dinheiro, e a garotada fazia fila na calçada para brincar. Assim completei fácil as coleções.

Bons tempos aqueles...

Você colecionava figurinhas? Comente!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Das Antigas: BattleMail.com

Por volta do ano 2000, surgiu um site na internet bem interessante: BattleMail.com era um joguinho on-line diferente dos demais. Você fazia o cadastro no site, baixava um programa pro seu PC e enviava desafios para os amigos via e-mail.


Haviam vários jogos (Kung-Fu, Futebol, Luta de Perus-de-Natal e Justas Medievais), todos com a mesma mecânica. Você escolhe um personagem, depois realiza os comandos desejados – por exemplo no Kung-fu era possível escolher ataque e defesa, alto, médio ou baixo – e enviava um pequeno arquivo para um amigo via e-mail.

Quando recebia um e-mail com um arquivo do BattleMail, você escolhia os ataques e defesas e rodava a batalha contra os movimentos do amigo (ou inimigo) para conferir se conseguia acertar ou bloquear ataques.


Havia um sistema de pontos em que você podia evoluir o personagem, deixando-o mais forte e ainda podia figurar no ranking mundial. Lembro de ter passado incontáveis horas jogando e tentando subir no ranking, acho que o melhor que cheguei foi na posição 15.000 ou algo assim. Tinha uns fanáticos com 1.000.000 de partidas jogadas! Eu com, linha discada, ainda hoje estaria tentando chegar nessa marca...

Essa semana recebi um e-mail sobre um relançamento do site, agora com muitas melhorias. Confira em:

http://www.battlemailkungfu.com/

sábado, 17 de maio de 2008

Das Antigas: Odyssey

O Odyssey foi um videogame lançado pela Philips em 1981 e que "viveu" até meados de 1984. Apesar de não ter sido muito bem sucedido nos EUA, fez sucesso na Europa e foi o grande concorrente do Atari 2600 aqui no Brasil.


Em minha infância tive oportunidade de possuir este console. Era a sensação da época, pois até então os videogames que existiam, em sua maioria, eram em preto-e-branco e já vinha com os jogos gravados na memória (os chamados telejogos). O Odyssey trazia um teclado semelhante aos computadores de hoje e utilizava cartuchos, aumentando assim a variedade de jogos.

Havia inclusive uma revista chamada ODYSSEY AVENTURA, exclusiva sobre este videogame, com dicas, notícias e até promovia campeonatos.


É muito comum ver as pessoas chamando o Pac Man de Come-Come, sendo este um grande exemplo de como o Odyssey se integrou à cultura popular brasileira da época.

Hoje, muitos anos depois, graças à Internet, o Odyssey volta a ganhar vida e novos jogos vêm sendo lançados. É possível jogar no computador os jogos do console através de um emulador e reviver aqueles momentos de infância.

Entre os jogos lançados aqui no Brasil os meus favoritos são: FROGGER, O SENHOR DAS TREVAS (Time Lord), SUPER COBRA, DEMON ATTACK, ATLANTIS. Inclusive existia uma locadora de cartuchos de Odyssey aqui em Mossoró, se não me falha a memória, ficava ali próximo do DOM BOSCO.

Mais informações:

- Odyssey Mania

sábado, 12 de abril de 2008

Das Antigas: Super Vicky

Quem lembra da Super Vicky? Este seriado era um dos meus favoritos na infância. Conta a história de uma familia que possui uma andróide com aparência de uma menina de 10 anos, que originalmente foi criada para ajudar nas tarefas domésticas, mas acabou se tornanado um mebro da família.




É uma comédia de situações (sitcom) que explora diversos temas familiares sempre com bom humor.


Ficha Técnica

Título Original: Small Wonder (Pequena Maravilha)
Título no Brasil: Super Vicky
Nº de episódios: 96 (total de quatro temporadas)
Produção: 20th Century Fox Television
Autor: Howard Leeds
Exibição original: 1985 a 1989

Assista um episódio:







PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 5 de abril de 2008

Das Antigas: O Mundo de Beakman

Sempre gostei de ciência. No tempo do colégio vivia na biblioteca fuçando os livros e fazendo experiências, de física, química, até cheguei a caçar uns insetos e espetá-los em alfinetes para montar um painel (mais info).


Vocês sabem como as crianças são curiosas, e para matar essa curiosidade nada melhor que um programa que explique o “por que” das coisas.


O Mundo de Beakman é um programa sobre ciência que mostra na prática os conceitos que regem o mundo. O “cientista maluco” Beakman tem um jeito bem humorado de ensinar e conta com a ajuda de Lester, um rato de laboratório gigante e uma de suas assistentes (Josie, Lisa e Phoebe).

O mais engraçado são os pingüins Dan e Leo que aparecem no início e no final do programa, sempre contando umas piadinhas da hora.

É um programa para todas as idades!

Assista um trecho:





Fã-Site:

http://www.geocities.com/omundodebeakman/

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 29 de março de 2008

Das Antigas: Blossom

Outro dia comentei que costumava assistir as comédias exibidas pelo SBT no horário de almoço e uma das minhas favoritas é Blossom.



O seriado conta a história da família Russo, formada por Blossom (a caçula), Joey (um adolescente burro feito uma porta), Tony (o filho mais velho, ex-viciado em drogas e álcool) e o pai Nick (um músico que está sempre trabalhando para manter a família). O elenco conta também com uma personagem cativante: Six, a melhor amiga de Blossom, que fala sem parar feito uma matraca.


São muitas as aventuras e desventuras dessa família que rendem gargalhadas contínuas.

A série teve 5 temporadas. Confira aqui o guia de episódios.

Minhas irmãs certa vez desenvolveram um site muito bom sobre a série, inclusive com transcrições dos episódios. Infelizmente não está mais no ar. Depois tentarei conseguir o material para republicar.

Confira a abertura do seriado:






Fã Site:

http://www.geocities.com/TelevisionCity/Lot/9114/index2.htm

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blossom

Mais info: http://www.infantv.com.br/blossom.htm

sábado, 15 de março de 2008

Das Antigas: Indiana Jones

Acabei de assistir a Trilogia Indiana Jones, clássico dos anos 80/90. Três filmes maravilhosos (o segundo nem tanto) que me fizeram lembrar os tempos de criança em que eu usava um cordão (aqueles de punho de rede) para imitar o chicote do herói.

Aproveitei para ver também o DVD de extras que acompanha o Box comemorativo lançado há alguns anos. Um material muito bem produzido, com mais de 2 horas contando curiosidades e detalhes da produção. Destaque para as entrevistas com George Lucas, Harisson Ford e Steven Spielberg que são os principais responsáveis por tornar Indy inesquecível.


Ainda este ano será lançado mais um filme da série: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Depois de recuperar a Arca da Aliança, as Pedras de Shiva e o Santo Graal, Indy embarca em sua última grande aventura em busca de mais um antigo artefato .

O Lançamento é em 22 de Maio. Não percam! Promete muita ação.

Confira o trailer (legendado):






PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 8 de março de 2008

Das Antigas: Pole Position

Vou lançar mais uma coluna no blog: Das Antigas, uma coluna onde vou falar sobre coisas da minha infância e adolescência e que são pouco conhecidas ou já foram esquecidas pela juventude de hoje.


Para inaugurar, quero falar sobre um desenho animado que eu curtia bastante: Pole Position. Um desenho onde os irmãos órfãos Dan, Tess e Daisy pilotavam carros com inteligência artificial e cheios de acessórios que os permitia voar, andar sobre a água e realizar loucas acrobacias. Pra completar eles trabalhavam para uma agência secreta ajudando a desvendar diversos casos, uma mistura Scooby-doo com A Super Máquina.



Assista ao vídeo de abertura:



Na década de 90 esse desenho era transmitido pelo SBT. Mesmo com as constantes repetições, nunca deixei de assistir um só episódio.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA