Mostrando postagens com marcador blog. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blog. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pegando carona no sucesso dos outros

Sempre que vou no Mossoró West Shopping costumo passar na Livraria Siciliano para conferir as novidades em livros, tanto romances quanto livros didáticos.

Em minhas últimas visitas percebi que muitos autores se aproveitam do sucesso dos Best Sellers para lançar obras comentando ou "desvendando" tais livros.

E não são poucos! Já encontrei títulos pegando carona em "HARRY POTTER", "O SEGREDO", "O CÓDIGO DAVINCI" e outros mais.

Recentemente o que tenho visto são obras referindo-se a "O SIMBOLO PERDIDO" de Dan Brown e "CREPÚSCULO" de Stephenie Mayer.







A FILOSOFIA DE o símbolo perdido.



OS SEGREDOS DE o símbolo perdido.

Acredito que alguns leitores desavisados até compram obras dessas por engano e acabam não entendendo o por que do livro (do original) fazer tanto sucesso.

Não vou desmerecer todos, pois alguns complementam bem a obra original, por exemplo, mostrando fotos ou ilustrações que não estão presentes na publicação. Mas acho uma falta de criatividade (e até de vergonha) querer pegar carona no sucesso dos outros.

E vocês leitores, o que acham?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Férias...



Depois de 5 anos de trabalho árduo, finalmente consegui férias. YES!!! Isso graças ao novo trabalho que tenho, pois certamente se eu não tivesse virado a mesa em 2009 ainda estaria no mesmo sufoco.

Mesmo com mais tempo livre, decidi dar uma pausa também no blog e dedicar um tempo para mim e minha família.

Em janeiro e fevereiro pretendo organizar muitas coisas em casa (comecei por minha singela coleção de 690 filmes), continuar meus estudos de piano/teclado, visitar parentes e amigos, aprender a linguagem C# que usarei no próximo semestre na escola, ajudar um amigo com um pequeno projeto de software, assistir vários filmes, finalizar a leitura de alguns livros que estão pendentes há tempos, adiantar umas coisas do mestrado e, claro, dormir muito!

Tenho muitos planos para o blog em 2010, principalmente relacionado ao ensino. Não quero adiantar muito, mas desde já convido vocês a assinarem o RSS ou pelo menos uma vez por semana dar uma passada aqui para conferir as novidades e PROMOÇÕES!

Falando em promoções, resolvi lançar uma para ajudar na campanha #CinemaEmMossoro que lancei há algum tempo. Estarei sorteando o dvd "UM MORTO MUITO LOUCO" entre todos os que assinarem a petição, ou divulgarem no twitter ou ainda deixarem um comentário neste tópico.



No twitter, encaminhe a seguinte mensagem:

Assine a peticao #CinemaEmMossoro e concorra a um DVD no www.professor-abrahao.blogspot.com

O formulário da campanha pode ser acessado clicando na figura abaixo:



Aqueles que assinaram antes do início da promoção também estão concorrendo.

Divulguem, nos ajude a conseguir um Cinema em Mossoró e concorra ao sorteio do DVD.


Boas Férias!

Prof. Abrahão

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Campanha #CinemaEmMossoro



Ah... Como eram boas aquelas noites em que eu largava tudo o que estivesse fazendo para ir ao cinema apreciar um bom filme e sair de lá envolto em tantas emoções.

Rir, chorar, torcer, gritar, fugir, amar... Tudo isso e muito mais podemos obter através da magia do cinema. Infelizmente, os habitantes da cidade de Mossoró – RN estão privados desta maravilhosa arte em tela grande.

O último cinema que ainda resistia ao advento do DVD fechou suas portas devido à impossibilidade de adequar seu espaço físico às exigências de segurança impostas pelos órgãos fiscalizadores.

Desde então, os mossoroenses precisam se deslocar até a Natal ou Fortaleza para poder conferir os lançamentos em alta qualidade e tela grande.

Muitas vezes me pergunto por que não temos um cinema no Shopping da cidade. Seria falta de público?

Para provar que público não seria problema, estou encabeçando esta campanha através da coleta de assinaturas que serão encaminhados a diversos empresários e redes de cinema a fim de mostrar que Mossoró possui grande potencial para este negócio.

Peço a ajuda de todos os visitantes do blog e seguidores do Twitter (use a tag #CinemaEmMossoro) que divulguem esta campanha e nos ajude a ter pelo menos uma sala de cinema em circuito nacional em nossa cidade.

Para assinar, basta clicar na figura abaixo e preencher o formulário.



Obrigado pela participação.

Unidos, Assistiremos!

Prof. Abrahão Lopes
www.professor-abrahao.blogspot.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

REVENDO AS RESOLUÇÕES DE ANO NOVO




Em meu primeiro post de 2009 fiz uma relação de coisas que pretendia fazer durante o ano. Agora com fim deste se aproximando, resolvi dar uma olhada no que eu tinha "prometido" a mim mesmo e ver como me saí.

Eis a lista e os respectivos comentários:

RESOLUÇÕES PARA 2009

- Passarei menos tempo na Internet;

>>
CONSEGUI! - Principalmente porque saí do antigo emprego em que ficava o dia inteiro sentado diante do PC. Agora, apenas dando aulas, passo muito tempo em sala, sem conexão. Como não tenho acesso de casa, o meu acesso limita-se a algumas twittadas do celular e todo o resto fica para os intervalos entre as aulas.

- Estudarei o novo tratado da língua portuguesa até aprender tudo;

>> NÃO CONSEGUI! - Por preguiça mesmo! Se bem que não tenho visto nenhuma campanha de incentivo ao uso do novo tratado.

- Usarei LINUX e softwares livre sempre que me for possível;

>> NÃO CONSEGUI! - Pra variar, meu notebook não se dá muito bem com as distribuições linux. Cheguei a usar o Ubuntu por algum tempo em dual boot, mas removi pra liberar espaço.

- TV e Jogos só depois de cumprir todas as tarefas do dia;

>> CONSEGUI, MAIS OU MENOS! - Na verdade chego em casa tão cansado que não tenho coragem de fazer mais nada além de ver TV ou dormir. Todas as tarefas não urgentes são adiadas para o dia seguinte. Até os jogos ficaram meio de lado, mesmo eu tendo comprado um DINGOO (videogame portátil) passo semanas sem ligá-lo. Até pensei em comprar um console da nova geração (Wii, XBOX ou PS3), mas desisti por saber que ficará só acumulando poeira.

- Ficarei longe do cartão de crédito e controlarei ainda mais as finanças;

>> NÃO CONSEGUI! - Pois é, o cartão foi meu companheiro constante, principalmente na aquisição de minha crescente coleção de DVDs e outros eletrônicos. Tenho pelo menos 6 meses a frente de compras parceladas para quitar.

- Reservarei um tempo para praticar esportes e outras atividades físicas;

>> CONSEGUI, MAIS OU MENOS! - Durante uns 2 meses, religiosamente as 16:00h, de segunda a sexta-feira, pratiquei caminhada na Praça do Rotary. Ao assumir no novo trabalho, meu horário ficou diferente a acabei perdendo o pique. Pretendo voltar a praticar a caminhada em outro horário.

- Passarei mais tempo com minha família;

>> CONSEGUI! - Fiz algumas viagens ao longo do ano e tenho uma noite da semana reservada para sair com minha esposa ou realizar outras atividades, como jogar Mario Party, por exemplo =)

- Dormirei mais cedo para acordar mais cedo;

>> NÃO CONSEGUI! - Continuo dormindo sempre depois da meia noite, e raramente consigo tirar um cochilo a tarde durante a semana. Ou seja, estou dormindo bem menos que antes =( O que me salva são as tardes de domingo e um ou outro dia que não tenho as primeiras aulas da manhã e consigo esticar o sono até um pouco mais tarde.

Balanço final: Meio a Meio, pendendo para o lado do NÃO CONSEGUI!

É, em 2010 terei que me esforçar mais para atingir minhas metas. Quem sabe se eu colar uma lista na porta da geladeira me ajude a lembra-las e trabalhar nelas.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Post numero 900 e presente para vocês

Olá amigos, alunos, leitores e visitantes do blog.

Este é o post número 900!

Como vocês já devem ter percebido a frequência de postagens no blog está bem menor que antes. Isso devido ao pouco tempo disponível que tive nos últimos meses. Em compensação o Twitter @prof_abrahao está com força total. Sigam-me e não percam as novidades. (Mas não deixem de visitar o blog, pois sempre tem uma coisinha ou outra por aqui!)

Neste fim de ano deixo um presente a todos os que desejarem: um DVD COM CANÇÕES DE NATAL para você curtir com sua família.



Basta ligar para o número 0800 286-2200 e pedir o seu. Totalmente GRÁTIS. É só ligar e aguardar. Ah, a ligação precisa ser de segunda a sexta, em horário comercial e a partir de um telefone fixo ou orelhão.

Em breve estarei encerrando as aulas e poderei escrever um pouco mais.

Um grande abraço!

Prof. Abrahão

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Juntando moedinhas



Hoje vi numa reportagem do Jornal Hoje sobre a mania que os brasileiros tem de guardar moedas em casa. Praticamente metade das moedas do país estão esquecidas ou entesouradas dentro de porquinhos.

Eu mesmo tenho essa mania desde pequeno. Começou com um cofrino verde de metal que meu pai tinha... até que um dia eu perdi a chave. Depois comecei a usar uma lata de Nescau com um furo na tampa, mas era fácil abrir a lata e tirar as moedas. Me falaram para usar uma lata de óleo, mas achei seboso e desisti da idéia.



Muito tempo depois comprei um cofrinho de gesso em forma de caju. Era pequeno, me custou apenas R$ 3,00, mas me ajudou a juntar pelo menos uns R$ 40,00. Ou seja, lucro de R$ 37,00.

Minha mãe e minha tia me presentearam com outro cofre de gesso desses que o pessoal passa vendendo na rua, e há pelo menos uns 6 meses tenho colocado moedinhas nele. O bicho é enorme e não enche nunca!!! Não faço a mínima idéia de quanto tem lá dentro, mas acho que o passeio de fim de ano já está garantido!

E você? Também guarda umas moedinhas? Deixe um comentário.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Você usa a garantia dos equipamentos que compra?


A maioria das pessoas ao comprar um equipamento eletrônico caro como TV, Computador, Notebook, Impressora, Videogame, etc, se preocupa em perguntar sobre a garantia do produto.

Um dia fui comprar um mouse óptico que custou uns R$ 12,00, e o atencioso vendedor me informou que o produto tinha 6 meses de garantia direto na loja. Aí eu perguntei: “E existe alguém que vem atrás dessa garantia?” Fiquei surpreso quando ele me falou que sim!

Teclado, mouse, CDs e DVDs virgens, fones de ouvido, caixinhas de som e outros produtos do tipo, eu considero descartáveis. Compro logo outro se estão dando problema. Principalmente por que não costumo guardar cupons fiscais de compras de baixo valor e mesmo que guardasse provavelmente já teria se apagado quando precisasse deles.

Pelo menos esse problema do cupom dá pra evitar fácil. Basta pedir NOTA FISCAL GRANDE quando recebo aqueles cupons amarelinhos que se apagam do nada.

As vezes sou meio desleixado com os equipamentos que uso pouco, por exemplo, meu scanner, que uma vez já enviei para a garantia e foi uma burocracia tão grande que quando ele deu problema novamente, logo após voltar de lá eu encostei e até hoje ainda não tive paciência de enviar novamente.

Fiquei pensando se brinquedos também tem essa garantia e se ela é usada pelos pais de crianças hiperativas que detonam o brinquedo após algumas horas de uso. Pergunto isso porque hoje em dia qualquer boneca ou carrinho custa em torno de R$ 100,00 e são cada vez menos duradouros.

Agora responda: você costuma usar a garantia contra defeitos em todos os produtos que compra? Deixe um comentário!

sábado, 3 de outubro de 2009

Ainda vale a pena investir em PC para games?

Ontem minha esposa estava assistindo o programa Hoje em Dia da Rede Record enquanto eu resolvia algumas coisas em casa e por um acaso o programa apresentou uma reportagem sobre jogos de vídeo-game.


A matéria falou rapidamente sobre o surgimento dos consoles, entrevistou um colecionador que tem mais de 200 consoles de milhares de jogos, conversou o dono de uma loja de games que relatou as boas vendas para públicos de todas as idades e, claro, com jogadores que gastam uma grana pra se divertir com a família e amigos.


O último console de vídeo-game que eu tive foi um Super-Nintendo que meu pai comprou com muito sacrifício, pagando um preço absurdo por ser época de Natal e pela escassez do produto. Como criança eu não entendia o sacrifício que era necessário pra pagar um aparelho tão caro, e pouco depois acabei vendendo-o para pagar uma viagem à Fortaleza que eu não aproveitei quase nada. =(


Nessa época eu já estava envolvido com computadores, e vendia meus cartuchos mais antigos para comprar disquetes e enche-los de joguinhos, inclusive com emuladores. Era o auge do Playstation 1 e do Sega Saturn e a galera se matava nas locadoras para agendar uma hora em “Resident Evil 1” ou “X-Men Children Of The Atom”.


Fui perdendo a atração pelos consoles quando descobri os JOGOS EM REDE como Quake, StarCraft, Age Of Empires, Worms, etc. (se não me engano já escrevi um post sobre isso antes). Daí para cá só via meus colegas comprando mais Memória RAM, um processador mais rápido, aquela Placa de Video 3D que custava o preço de um computador inteiro e ainda exigir uma Fonte de Alimentação Exclusiva para ela, gabinetes personalizados (casemods)... e haja dinheiro para saciar o “vício” da jogatina.


Eu particularmente nunca gastei um centavo sequer com hardware para jogos, exceto por um ou outro joystick e o tapete de dança que tanto me faz suar e perder calorias (quando a preguiça deixa)! Ah, e comprei também alguns jogos que vem naquelas revistas com CD por R$ 14,90, mas que nunca rodaram por eu não ter uma placa 3D.


Depois que assisti a reportagem, fiquei pensando: Ainda vale a pena a pena investir em PC para games? Na minha opinião a resposta é NÃO!





Os consoles de hoje em dia já possuem todas as funcionalidades que os micros ofereciam com exclusividade há alguns anos atrás: processadores rápidos, placa de vídeo 3d, conexão com internet para jogos on-line, dispositivos apontadores que substituem o mouse e dezenas de outros acessórios como guitarra, bateria, câmera de vídeo, controles wireless, etc.


Que graça tem jogar com mouse e teclado se você pode utilizar joysticks com vibração e comandos analógicos que respondem de acordo com a força imposta ao botão?


Se você puser na ponta do lápis e fizer os cálculos de quanto gastaria para montar um super PC contra a aquisição de um X-BOX 360 ou PLAYSTATION 3, verá que sai muito mais em conta optar pelo console.


Um PC para jogos top não sai por menos de 3.500,00 e com certeza daqui há 1 ano os novos jogos não irão mais rodar nele, pois os desenvolvedores têm algum combinado com as produtoras de hardware para fazer jogos cada vez mais pesados e assim obrigar o usuário a comprar novas placas de vídeo, novos processadores, mais memória, etc...


Os consoles custam em trono de R$ 1.500,00, o que pode parecer caro para um videogame, mas você terá a certeza que todos os jogos que você comprar SEMPRE irão rodar sem problemas, por que os desenvolvedores precisam se adequar ao hardware, e não o usuário. O máximo que você vai precisar é de um controle adicional ou acessórios como guitarra e tal.


Além disso, os consoles já não servem apenas para jogar. Eles incorporaram funcionalidades de central multimídia, como é o caso do PLAYSTATION 3, que é uma excelente opção para quem quer assistir filmes em BLUE RAY.


Como saudosista dos sistemas antigos, não pretendo comprar um console nem tão cedo. O meu Notebook Celeron com quase 3 anos de idade ainda está dando conta de rodar jogos emulados do Nintendo 64, Arcades da NEO GEO e CPS 1, 2 e 3, e todos os jogos mais antigos que podem não ter bons gráficos, mas divertem que é uma beleza!


A única vantagem que eu vejo em ter um PC é que você pode digitar textos e instalar uns outros programinhas.


O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Geocities - O Fim de uma Era

Lembro como se fosse hoje quando fiz meu cadastro no site Geocities.com, que oferecia hospedagem gratuita de paginas web. Era 1995, e eu estava na biblioteca da ETFRN (antigo CEFET, atual IFRN) de Natal, num dos 3 computadores que eram disponibilizados para os alunos durante 30 minutos por dia acessar a lentíssima internet da época.

Meu endereço era http://www.geocities.com/SunsetStrip/Towers/9922/. Um endereço enorme e um espaço de armazenamento de apenas 1MB, menos até que um disquete de 3.5", mas que era suficiente para armazenar as centenas de letras de músicas que eram publicadas na Abrahão's Page.



[mirror desse site hospedado no fortunecity]

Parece brincadeira, mas foi o site que eu criei que teve mais visitas até hoje. No primeiro ano foram mais de 65.000 visitas! Talvez pela falta de opção, pois há 14 anos atrás não existiam tantas páginas como hoje.

Eu passava a semana inteira catando letras de músicas de meus artistas favoritos e na sexta-feira atualizava a página que era um catálogo bem organizado, com categorias e lista de artistas em ordem alfabética. Quando abandonei esse projeto já eram mais de 100.000 visitas.

Procurando no google e yahoo por "Abrahao's Page", ainda encontrei algumas referencias a ela, apesar de não existir há pelo menos 10 anos.



Com o tempo meus interesses mudaram, ou evoluíram, e ao invés de oferecer letras de músicas comuns, passei a fazer a temporização para que elas fossem exibidas de forma semelhante a uma legenda de karaokê, ou seja ia aparecendo conforme o artista ia cantando. Eram as chamadas Taglyrics.



Eu gastava horas e horas sincronizando as letras com o vocal e publicava. Até que tinha um bom retorno de visitas e muitos e-mails do pessoal perguntando como fazia para que as letras aparecessem (usava um plugin do winamp).

Ainda hoje essa página está no ar... até dia 26/10/2009, data em que o Geocities estará definitivamente encerrando suas atividades, então aproveite para visitá-la enquanto ainda existe: www.geocities.com/abrahaolopes

Criei muitas outras páginas depois que só existem em minha lembrança. E também ajudei algumas pessoas a criarem as suas (que certamente também sumirão junto com o fechamento do Geocities), como as desses links que deixo a seguir:

http://come.to/cifraspalace

http://www.geocities.com/blossombr

Pois é, Geocities... foi um prazer te conhecer! Até a outra vida!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sorteio do DVD "O GLADIADOR"

O blog do Professor Abrahão estará sorteando um DVD Original do filme O GLADIADOR entre os seguidores do Twitter que retransmitirem a mensagem abaixo e deixarem um comentário nesta postagem.

#sorteio do DVD “O GLADIADOR”. Siga @prof_abrahao e deixe um comentário no blog: professor-abrahao.blogspot.com



Não perca tempo! RT Já!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Coincidência?

Outro dia eu desabafei no twitter por me sentir enganado ao alugar o filme de animação Donkey Xote, pensando que se tratava de um spin-off de Shrek como personagem Burro. Mas o filme não tem nada a ver com Shrek, e a única imagem em que o burro de Donkey Xote parece como Burro do Shrek é no cartaz. Confira ai embaixo e me diga se não dá pra se confundir!





Pra mim isso é propaganda enganosa, ainda mais que no pôster vem dizendo: “DOS PRODUTORES QUE ASSISTIRAM SHREK”. É de lascar!

Não preciso nem falar, não é? Passem longe desse filme!

PROFESSOR ABRAHÃO NÃO RECOMENDA

Nostalgia dos Brinquedos

Há algumas semanas o site www.jovemnerd.com.br lançou mais um NerdCast falando sobre brinquedos dos anos 80. Como minha infância se passou nessa época, muitas lembranças me vieram à memória.

Diversos brinquedos que eles comentaram eu possui ou tinha fácil acesso, mas outros até hoje eu gostaria de possuir. Confira a lista de alguns deles:

1 – Bonecos da TV - Comandos em Ação, Thundercats, He-Man, Transformers – Eram tantas opções de personagens que seria preciso uma fortuna para completar todas as coleções. Os únicos que eu lembro de ter foi um Transformer genérico, mas que me divertiu muito!



2 – Carro de Controle Remoto – Esse brinquedo é um dos que eu mais queria. Comedor de pilha sem igual. Naquele tempo não tinha bateria recarregável. Tinha que ser 6 pilhas grandes no carro e 6 pequenas no controle para uns 30 minutos de diversão. Hoje em dia está tudo muito mais fácil. Quem sabe ainda compro um...



3 – Pistola Zillion – Passava um desenho na TV em que o protagonista usava uma pistola laser para atacar os inimigos. Não demorou para lançarem este brinquedo que era um dos mais bacanas que eu me lembro. Na caixa vinha a pistola que fazia sons de tiros laser e um alvo que você colocava no peito e também emitia sons quando era acertado. O chato é que tinha que ter dois ou mais kits desse para a brincadeira poder ficar divertida.




4 – Pogobol – Ficava com a parte de dentro dos pés em carne viva de tanto pular nesse troço. Meu amigo “Carlos Henrique” até fazia umas manobras malucas entre os saltos. O desafio maior era subir a escada da praça usando o pogobol. Coisa pra dublê de Hollywood!



5 – Videogame Atari – Era o mais popular da época. Você podia comprar cartuchos em qualquer bodega da esquina a preço de picolé. Eu só jogava nos dos meus amigos, mas também fui um dos primeiros a ter um NINTENDO e matava os outros de inveja!



6 – Videogame Gameboy – Parecia um tijolão, tinha uma tela verde e preto parecida com aqueles Tetris genéricos que invadiram o mercado um tempo atrás, mas podia trocar cartucho e tinha jogos semelhantes aos que saiam para os consoles. Um sonho que consegui realizar muitos anos depois quando já fazia faculdade.



7 – Tamagochi – Era um joguinho eletrônico febre entre a molecada, praticamente todo mundo na escola tinha um. Os professores até proibiram do pessoal levar pro colégio, pois as crianças perdiam atenção da aula para poder alimentar o bichinho ou colocá-lo para dormir. Acho que foi até bom eu não ter mesmo, pois eu não gosto de nenhum animal, quem dirá de um virtual!



8 – Jogo de Tabuleiro Detetive – Joguei muito na casa do meu amigo “Kleber do Baratão”. É um jogo muito divertido, infelizmente só dá pra jogar se tiver pelo menos 3 pessoas. Qualquer dia ainda compro um desses.



9 – Kits de Montar Aviões – Outro brinquedo que eu queria muito era um avião F-14 de montar da Revell. Infelizmente é muito caro (ainda hoje) e não é brinquedo para criança, é preciso muito paciência e habilidade para conseguir deixar o bicho do jeito certo. Passei numa loja de brinquedos recentemente e encontrei este kit por R$ 139,90! Vou continuar só na vontade...



Depois de ouvir os dois NerdCasts me veio uma pergunta à mente: Onde vão parar os brinquedos de nossa infância?

Eu sei que criança não tem cuidado com nada. Fazer qualquer bonequinho de super-homem é o mínimo. Será que existe algum Cemitério de Brinquedos ou Céu dos Brinquedos?

Lembro que minha mãe dava nossos brinquedos mais antigos que já estavam encostados para os filhos da lavadeira ou outras crianças que os pais não tinham condições. Quando eu tiver filhos, vou ensiná-los a doar os brinquedos que não queiram mais. E não vou deixá-los ter um monte de brinquedos que nunca são usados, que servem só pra enfeitar a estante ou coisa assim.

E você? Existe algum brinquedo que sempre quis e nunca possuiu? Comente!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bumerangues



Desde criança sempre gostei muito de desenhos animados e eu achava muito massa quando passava nos episódios do Pica Pau ou do Perna Longa algum personagem usando bumerangue para caçar. O mesmo com o filme Mad Max que tinha um garoto com um bumerangue de metal. Vivia me perguntando se aquilo acontecia mesmo ou era só coisa da TV mesmo.

Um dia, há muitos anos atrás, vi no programa do Silvio Santos um carinha que botou uma maça na cabeça e jogava um bumerangue dentro do estúdio e tentava acertá-la ao estilo Guilherme Tell. Bem, a história de partir a maça era uma armação (ela já estava pré-cortada e presa por um palito de dentes), mas o bumerangue voltava mesmo!

Em muitas revistas em quadrinhos dos anos 80 vinha a propaganda de uma empresa que vendia fantasias de heróis, lentes para adaptar na frente da TV e criar um telão e, além disso, vendia também bumerangues. Até cheguei a pedir uma vez, mas nunca chegou.

Meu primeiro bumerangue foi um brinde que veio na antiga revista Ação Games. Era feito de espuma flexível e como não acompanhava instruções de uso nunca consegui fazer o bicho voar que preste. Acho que ele acabou se perdendo ou foi parar no lixo igual a tantos outros brinquedos que eu tive.

Só depois de muitos anos, quando eu já fazia faculdade foi que tive novamente desejo de possuir um bumerangue. Acabei adquirindo três modelos que eram vendidos num site nacional que eu considero o melhor de todos: www.bume.com.br.

Além de vender vários modelos de bumerangues, bolsas para carregá-los e outros acessórios mais, ainda traz vídeos ensinando a jogar, reportagens em programas da TV, exibição de campeonatos, explicação sobre diversas modalidades de jogo e disponibiliza mais de OITO MIL arquivos com plantas para confecção artesanal. Basta imprimir e colocar a mão na massa... digo, na madeira. O pessoal do site também organiza eventos de demonstração e oficinas que ensinam você a fazer seu próprios bumerangues. Eles possuem também uma Comunidade no Orkut e uma Lista de Discussão via e-mail.



Jogar bumerangue não é tão simples quanto parece, pelo menos não no início, mas depois de pegar o jeito, qualquer criança pode brincar. As minhas primeiras tentativas foram no campo de futebol da UERN, na primeira jogada o vento levou o bicho pra dentro da vegetação que fica na lateral do campo. Perdi quase 30 minutos para encontrá-lo. Por sorte era de uma cor laranja bem chamativa que se destacava dos galhos secos.

Eu tinha também um modelo que dava para jogar em curtas distâncias e sem vento, tentava usá-lo na frente de casa, mas sempre caia em cima do telhado ou no quintal da vizinha.

Resumindo, jogar bumerangue é divertido, desafiador e queima um bocado de calorias. Lembre-se apenas de procurar um local bem espaçoso e com ventos leves. No mais é lançar e esperá-lo voltar!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

De Volta à Videolocadora



Aproximadamente no ano de 1985, o Sr. Edvaldo Morais (também conhecido como Pai do Professor Abrahão) comprou um videocassete VHS, Toshiba, 2 cabeças, vindo de Manaus (ou do Paraguai, não lembro ao certo) através de um consórcio. Foi uma festa quando recebemos o aparelho.

Aqui em Mossoró tinha 1 ou 2 locadoras que íamos: a Visão Video (que na época era ali perto do Fórum) e outra que ficava quase em frente ao Colégio Dom Bosco. Adorava quando chegava o fim de semana e fazíamos uma “feirinha” de filmes. Como eu tinha uns 5 ou 6 anos, sempre procurava os infantis como “Pinóquio”, “Dumbo”, uma coleção chamada “Super Book” que tinha histórias bíblicas com um menino, uma menina e um robô que viajavam no tempo (sou louco para encontrar novamente esses vídeos, se alguém souber onde baixar ou comprar me avise) e outros clássicos Disney.

Lembro também que meu pai fez assinatura da Revista Video News, que todos os meses trazia resenha dos lançamentos de filmes do mês e de equipamentos (TVs, câmeras VHS, videocassete 4 cabeças!, etc.). Eu recortava as capinhas dos filmes e colava no caderno... hehehe, coisa de criança.

Desde que surgiram as primeiras versões do codec DivX eu me afastei do maravilhoso ambiente que existe nas videolocadoras. Já em 2001, mais ou menos, eu não as freqüentava com muita freqüência, apenas uma vez ou outra quando precisava de algum filme para passar num evento ou atividade. Na maioria das vezes conseguia baixar os lançamentos até 6 meses antes de saírem nas locadoras.

Como no momento estou sem internet para fazer downloads, mudei meus hábitos com relação a essa mídia e tenho comprado muitos DVDs originais. Mais recentemente estive de volta às locadoras para conferir filmes que ainda não estão à venda ou que os preços ainda não são convidativos.

Pelo menos uma vez por semana tenho alugado um filme para assistir com minha esposa. Os últimos eu comentei no post anterior.

Consultar filmes na internet é legal, principalmente porque dá para assistir o trailer, ver fotos da produção e coisas assim, mas nada se compara com a sensação de pegar a caixinha em suas mãos e ficar observando as informações atrás da capa do filme.

E vocês? Estão frequentado a locadora ultimamente? Comentem!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vícios de Linguagem?! (2)

Lembrei de mais algumas coisas que me incomodam quando estou conversando com outras pessoas, segue abaixo.



3. Pessoas que falam palavras erradas - “Não tem POBREMA”, “Meu IMBIGO tá sujo”, “Vamos ali na CUNZINHA”... Dá vontade de eu corrigir na hora, mas na maioria das vezes me seguro para constranger a pessoa. Não tô dizendo que eu falo 100% certo, mas me dá uma coisa quando vejo alguém falando palavras tão simples de forma errada.



4. Pessoas que falam Éééééé – Tem alguns podcasts que ouço em que o pessoal da uma preguiçada na edição e não tiram os espaços de silêncio da gravação. Sempre acontece de alguém soltar um “Ééééé” enquanto está pensando o que vai dizer a seguir. Isso acontece não só no rádio, mas em todo lugar! Pra quê isso? Melhor ficar calado e falar quando souber o que dizer.

Se você tem histórias para contar sobre algum amigo ou professor que tem algum desses vícios, deixe um comentário!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vícios de Linguagem ?!

Eu até pareço filho de italiano, só consigo falar gesticulando. Minha esposa vive reclamando quando conversa comigo enquanto eu piloto a moto com ela na garupa e fico tirando a mão do guidão para apontar alguma coisa. Sei lá, acho que fica melhor de entender quando explico através de gestos.



Apesar dessa minha mania, tem coisas que me deixam encabulado, fico doidinho, com vontade de sair de perto quando vejo alguém fazer.
Estive observando recentemente como alguns colegas costumam falar ou algumas coisas que eles fazem quando estão falando. Confira:

1. Pessoas que falam pegando na outra pessoa - Odeio quando alguém vem falar comigo e fica o tempo todo cutucando meu braço, como se tivesse pedindo atenção o tempo inteiro, mesmo que eu esteja olhando para a pessoa e conversando 1 a 1. Me dá uma agonia que não é brincadeira. Eu vou me afastando pra ver se a pessoa se toca, mas não tem jeito, o braço do camarada vai esticando mais que o do Senhor Fantástico (Do quarteto fantástico).



2. Pessoas que falam NÉ?
- Outra coisa que me deixa louco é quem fala dizendo NÉ no começo, no meio e no fim de uma frase. Outro dia fiquei prestando atenção numa conhecida que estava falando e contei 28 "NÉ?s" em menos de 2 minutos. Será que a pessoa não percebe?

Eu tinha uma professora no segundo grau que dizia "Então olhe ai, olhe" a cada 30 segundos. Eu ficava contando quantas vezes ela repetia essa frase, e não eram raras as vezes que a contagem passava de 150.



No momento estou lembrando dessas duas, depois coloco mais algumas.

Tem alguma expressão para compartilhar? Deixe um comentário!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Extra, Extra, Extra!

Recentemente comentei sobre minha mais nova coleção: DVDs Originais. Um dos motivos que me levou a adquirir alguns discos – além da qualidade de imagem, claro – foi o fato de que a maioria dos filmes lançam edições especiais com material extra que não encontramos quando vamos ao cinema, nem em cópias não oficiais (sejam elas downloads ou adquiridas nas banquinhas populares).

Sempre que vou às Lojas Americanas, dou uma passada na área de DVDs e começo uma verdadeira garimpagem em busca de Edições Especiais como: Versão do Diretor, Edição Comemorativa, DVD Duplo e até mesmo versões simples mas que apresentem uma grande quantidade de material extra (ex. DVD simples de Tomb Raider).



Muitas vezes consigo preços excelentes, tipo R$ 12,99 num DVD Duplo de X-Men 2 que tem pelo menos duas vezes mais tempo de duração que o filme, traz entrevistas com o criador dos quadrinhos, com os atores, diretor, cenas de animação pré-filmagem e muito mais.

Algumas vezes chego a assistir o filme duas, três e até mais vezes, alternando o idioma e legendas entre o original e os comentários em áudio dos roteiristas, diretores, produtores, atores, programas para computador, etc. É possível aprender muito sobre um filme ouvindo essas trilhas.



Outra boa pedida são os Boxes de trilogias como “De volta para o futuro”, “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, “Parque dos Dinossauros”, “Indiana Jones”, etc. Na maioria das vezes o preço sai bem abaixo do que se os filmes fossem adquiridos individualmente e em geral recebemos um ou mais discos de extras.

Os seriados de TV também estão ficando com preços mais acessíveis (exceto os lançamentos). Já é possível encontrar muitos por R$ 59,90. Assim como nos filmes, além dos episódios encontramos um monte de informações extras, como documentários sobre a temporada, cenas excluídas, finais alternativos, biografias e filmografias dos atores principais e muito mais.

Aos poucos a coleção está crescendo. Vou maneirar o ritmo de compra para conseguir acompanhar tudo o que estou

Dica: Não compre um filme NO LANÇAMENTO do DVD por R$ 39,90 ou R$ 49,90. O mesmo vale para filmes que estão com uma continuação em cartaz no cinema. Geralmente as lojas aumentam o preço desses, pois a procura é maior (ex. Velozes e Furiosos). Espere algumas semanas que o preço vai cair pra menos da metade.

Ambigramas 2

Num post mais antigo falei sobre ambigramas (textos que são lidos da mesma forma quando giramos a imagem em 180 graus). Hoje retomo o assunto.

Percebi que as embalagens de alguns produtos estão utilizando esta técnica. O mais recente que vi foi o DANUP, a bebida láctea (que não é iogurte) da Danone.



Outro que lembro é o chocolate de MEL que vem nas caixas de bombons Garoto. Desse não tenho foto no momento, mas se alguém quiser me enviar uma caixa de bombons, eu tiro a foto e publico (depois de saboreá-los).

Você lembra de mais algum produto que use ambigramas? Deixe um comentário.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Você Coleciona?

Coleção - reunião ordenada de objetos de interesse estético, cultural, científico etc., ou que possuem valor pela sua raridade, ou que simplesmente despertam a vontade de colecioná-los (Dicionário Houaiss Eletrônico)
Acredito que todo ser humano tem mania de colecionar alguma coisa. Chaveiros, tampinhas de garrafa, embalagens de cigarro, bonés, papéis de carta, canetas, etc. Eu mesmo já passei por diversas fases (e coleções) na minha vida. Vou comentar algumas das que me lembro:



1. Álbuns de Figurinhas – Esse é clássico de qualquer criança. Acho que é o primeiro tipo de coleção que me lembro. Até já falei outro dia aqui sobre os álbuns do chiclete Ping-Pong. Mas não me restringia apenas a esses. Tinham aqueles que vinha a “figurinha chave” que você ganhava um prêmio se achasse. Lembro que meu pai sempre trazia muitos envelopes de figurinhas para casa. Um que me lembro até hoje foi o álbum de STAR WARS, que ganhei do meu pai quando eu fazia a 3ª série. Ele deve ter guardado esse álbum por uns 10 anos (o filme foi lançado em 1977), estava novinho e ainda tinha um monte de envelopes lacrados. Pena que não tive com quem trocar as figurinhas repetidas :) Alguns outros que lembro foram os da Novela Carrossel (do SBT), Aviões de Guerra, Campeonato Brasileiro (meu irmão é quem gostava mais), Família Dinossauros e por ai vai.



2. Moedas Antigas – lembro-me de ficar horas no quintal da minha avó escavacando o chão para tentar encontrar moedas antigas que estivessem perdidas por ali. E realmente conseguia encontrar algumas. Nesta época eu devia ter uns 8 ou 9 anos de idade, e isso realmente se tornou um fascínio. Consegui moedas de até 1889. Até pedi a meu pai que me levasse algumas vezes em colecionadores da capital (Natal) para conseguir algumas outras. Vez por outra eu pegava as moedas, e limpava uma a uma com “Braço” ou pasta de dentes (o que tivesse à mão), e colocava-as em saquinhos de din-din (sacolé).



3. Cédulas de Dinheiro Antigas – na mesma época das moedas também colecionei cédulas de dinheiro (notas). Essas eram mais difíceis de se encontrar em bom estado. Não cheguei muito longe, acho que devo ter pego algumas da década de 70 e olhe lá. O bom é que minhas tias, tios e avós sempre davam uma força trazendo notas velhas que encontravam. Também tinha um grande cuidado, colocando-as em pastas para não dobrar nem amassar. Tanto as notas quanto as moedas ainda devem estar na casa da minha mãe, guardadas em algum lugar que não faço idéia. O bom é que devem estar valendo mais hoje em dia :)



4. Selos postais – Foi breve minha passagem pela filatelia. Meu pai me deu um álbum que era vendido pelos correios que contava a história dos selos e ensinava um pouco sobre a arte de colecioná-los. Perdi o interesse quando o correio começou a usar aqueles selos auto-colantes com desenhos de frutinhas feito em 2 cores. Outro ponto fraco era que eu precisava comprar selos, o que não era muito viável para um garoto de 10 ou 11 anos. Quando fiz estágio na UFRN, conheci um funcionário de lá que colecionava, ele tinha selos do mundo inteiro, pois recebia correspondências de outras universidades e sempre os tirava dos envelopes para sua coleção.



5. Cartões Telefônicos – Outra coleção que não durou muito. Como tínhamos telefone em casa, raramente era preciso comprar cartões. Eu pegava os que achava na rua ou que alguém esquecia em cima dos orelhões. As vezes eu passava na praça do mercado e via gente vendendo coleções inteiras e até fazendo uma grana boa, pois alguns modelos chegavam a custar mais caro do que o cartão com unidades não usadas. A Telemar também acanalhou botando propagandas nos cartões.



6. Revistas em Quadrinhos – Essa já foi na fase em que eu era pré-adolescente. Vivia nos sebos e bancas de revista em busca de “X-Men” e “Homem-Aranha”. Ainda consegui umas edições bem antigas, e raras, como a X-Men nº. 1 brasileira por uma pechincha tipo cinqüenta centavos. Ainda comprei outras como a Gen13, Spawn, Sailor Moon (sim, aquele anime que passava na Manchete) e algumas outras. Abandonei porque eu sempre perdia alguma edição, ou por falta de grana, ou porque esgotava rápido na banca que eu comprava.



7. CDs – Já na fase adolescente eu gostava muito de música, principalmente internacionais. Na época a rádio Transamérica pegava na cidade em que eu morava e o rádio ficava 24 horas ligado. Comecei então a comprar CDS ORIGINAIS (naquele tempo um cd gravado custava uns R$ 50,00 e um original entre R$ 7,00 e R$ 17,00, bons tempos que não voltam mais. Também freqüentava muitos Sebos em busca de coisas baratas. Alguns dos cantores que cheguei a ter vários títulos diferentes: Mariah Carey, The Cranberries, Celine Dion, Gabriel o Pensador, Laura Pausini e outros.



8. MP3 – Quando os computadores evoluíram um pouco mais (e o preço dos gravadores de cd baratearam), comecei a criar arquivos de musica digital. No início o formato era VQF, depois RA (Real Audio) e por fim o amado MP3 (demorava uns 20 minutos para codificar CADA MÚSICA no Pentium 133 MMX). Aí não podia passar um cd na minha frente que eu não copiasse. Cheguei a reunir 1.800 álbuns diferentes, cerca de 20.000 músicas. Tinha de tudo, muita coisa eu nunca escutei até hoje.



9. Videoclipes – Ainda na onda da música, comecei a gravar videoclipes que passavam na TV. Na época passava um programa todo sábado chamado TOP TVZ que era de uma TV por assinatura que qualquer parabólica sintonizava (com imagem codificada) mas que abria o sinal na hora desse programa. Eram 20 clipes por semana, as vezes demorava semanas para conseguir um clipe novo, pois toda semana repetiam os mesmos, apenas alternando as posições. Depois o amigo Giuliano assinou a DirecTV com MTV e foi uma festa. Eram fitas e mais fitas de VHS com clipes e shows. Cheguei ainda a gravar alguns shows de Laser Discs (um tipo de DVD que era do tamanho de um LP). A mania depois se estendeu para vídeos ASF, RM, MPEG e SVCD com o passar do tempo. Hoje ainda guardo alguns desses arquivos e assisto às velharias quando bate a saudade.



10. Jogos de Emuladores – Outra mania dessa época eram os emuladores (programas que simulam o funcionamento de videogames antigos como Atari, Nintendo, Super-Nintendo, etc). Eu tinha vendido meu Super-Nintendo há pouco tempo (me arrependo até hoje!) e pra mim foi uma maravilha poder ter todos os jogos que eu quisesse direto no meu computador. Consegui reunir jogos suficientes para encher 10 cds. E olhe que cada jogo era pequenininho, entre 20 Kilo bytes e 3 Mega bytes. Consegui coletar todos os jogos dos principais consoles, árcades e computadores antigos, quase 100.000 títulos. É jogo pra uma vida inteira de diversão. Ainda hoje costumo pegar algumas roms (jogos) dos sistemas atuais como Nintendo DS, um arcade que o pessoal conseguiu quebrar as proteções ou outro que me interesse. Pena que não tenho tempo de jogar.



11. Filmes em DivX – Essa já foi algo mais recente, que começou quando vim aqui para Mossoró em 2000. Um amigo me conseguiu uns 5 filmes em DivX que ele mesmo tinha convertido através de uma placa de captura. Cada filme cabia em um cd e demorava uma noite inteira para ser convertido. Com esses poucos filmes comecei a fazer tocas com outros colegas, e depois trocas através do correio com pessoas que eu encontrava em sites ou no mIRC. Levei alguns calotes de pessoas que recebiam os filmes e não mandavam os combinados, mas ainda assim valeu a pena, em pouco tempo cheguei a mais de 150 títulos. Depois, com o advento das conexões rápidas eu conseguia baixar 2 ou 3 filmes e cheguei a somar mais de 1.000 títulos, inclusive precisei me desfazer de muitos eles para encontrar espaço para os novos. Vivas ao gravador de DVD que me permitia gravar 6 filmes num único disco.



12. Séries em DivX – De cabeça eu não lembro qual foi o primeiro seriado que assisti em DivX, mas sei que sempre adorei as séries que passavam na TV. Lembro que todo sábado de manhã eu parava o que estivesse fazendo para assistir Dawson’s Creek na Globo (enquanto comia Farinha Láctea). E antes disso foram muitas outras como “Tudo em Cima”, “Meus 15 Anos”, “Plantão Médico”, “Super Vicky”, “Alf”, “Blossom”, “Um Maluco No Pedaço”, e muitas outras. Mas só assistia, não colecionava. Algumas das primeiras que peguei para guardar foram The 4400 e Lost. A mania virou vício e hoje tenho mais de 3.000 episódios de dezenas de séries diferentes arquivados.



13. DVDs Originais - Esta é minha mais nova coleção. Surgiu por dois motivos: primeiro que não tenho mais acesso à internet rápida como antes e ficou mais difícil conseguir novos filmes em DivX, depois porque eu adoro assistir aos Extras que vem nos DVDs, o que não acontece em vídeos baixados. Como falei antes não compro DVDs piratas de camelôs (até já comprei uma vez, mas não recomendo). Estou em busca sempre de edições especiais, edições limitadas, versões do diretor e coisas assim, diferente do que encontramos nas locadoras. Ainda está no começo, mas vai aumentar com o passar do tempo.


E você? Coleciona algo? Deixe um comentário!