Mostrando postagens com marcador cds e dvds. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cds e dvds. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Embalagens que fazem vergonha

Gosto de periodicamente ir às Lojas Americanas para olhar os CDs, DVDs e Blu-Rays. E durante a "garimpagem" por bons títulos muitas vezes fico com uma dor no coração por ter que comprar produtos com embalagens horríveis, que fazem vergonha ao cliente.

A Universal Music inventou um tal de MUSIC PAC, um tipo de embalagem que praticamente acabou com as tradicionais caixinhas de CDs. A desculpa deles é "pagar pelo que realmente importa: a música".

A embalagem é apenas uma capa de papelão e um suporte de plástico molengo, como você confere ai embaixo:


No site http://novaembalagem.umw.com.br eles oferecem um arquivo PDF com o encarte do CD, caso você queira imprimir, pois pode ter certeza que NÃO VIRÁ ENCARTE quando você comprar. Absurdo!

A diferença de preço é realmente grande entre os dois tipos de embalagem, veja o caso abaixo do DVD da Roberta Sá, são R$ 17,00 a mais que você precisará pagar se quiser o DVD na caixinha padrão.


É realmente tão mais caro assim vender um DVD na caixa tradicional (Amaray)? NÃO! Pois quando sou obrigado a comprar um titulo em MusicPac, eu compro junto uma caixa Amaray por R$ 1,00 e faço a impressão da capa numa gráfica por R$ 2,00. E tenho certeza que em grande quantidade esse valor cai muito.

Acho que cobrar muito mais caro é uma estratégia da empresa pra fazer o povo optar pelo MusicPac (que custa menos pra eles produzirem) e futuramente abandonar a produção das mídias com as caixinhas tradicionais. Isso é lamentável ='(

Mas num país de piratas, 5 por R$ 10,00... este é o jeito que a empresa encontrou para baratear o produto. E olha que eu nem falei sobre os discos em envelope de papelão... =P


E você? Gosta dessa embalagem ou prefere a tradicional? Deixe seu comentário!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Leia, ouça, assista, jogue e... compartilhe!

Não seria ótimo ter uma lista de todos os filmes que você já assistiu?

Não seria melhor ainda poder comentar sua opinião com outras pessoas que também assistiram?

E se fosse possível fazer o mesmo com os livros lidos, os games jogados, as séries vistas, etc.?

Pois é possível sim! 

Existem dezenas de sites que permitem ao usuário marcar suas mídias, conhecer pessoas com interesses similares e divulgar informações instantaneamente nas redes sociais.

Provavelmente já comentei sobre alguns desses serviços aqui no blog ou via twitter, mas não custa nada relembrar.

Para os amantes da 7a arte: FILMES

O Filmow.com é especializado em filmes. Lá você registra tudo o que você já assistiu, o que quer assistir e o que não quer assistir. Tem lista de favoritos, você pode comentar cada filme, adicionar amigos e saber sua compatibilidade cinéfila. Lám também se encontram a ficha técnica do filme, sinopse, trailer, quais são os lançamentos em DVD e o que está atualmente no cinema. Também tem séries cadastradas no sistema, mas só dá pra marcar uma temporada inteira por vez. Possui integração com Twitter e Facebook.



Para quem é viciado em SERIADOS

Tenho aqui duas indicações. A primeira eu conheci há vários anos e usei por muito tempo, porém é em inglês: MyEpisodes.com. Nele você faz uma lista das séries que assiste e pode acompanhar tudo através de um calendário. Dá pra marcar individualmente cada episódio como ASSISTIDO ou ADQUIRIDO (seja baixado, comprado, gravado da tv, etc.). Dá também pra saber quanto tempo você já gastou assistindo aos episódios. É uma pena que não integra o serviço de rede social.


O segundo site é uma indicação do amigo @carlosfran, chama-se Orangotag.com. É similar ao MyEpisodes, mas esse integra o serviço de rede social e você pode encontrar pessoas que assistem as mesmas series que você, comentar e dar notas aos episódios, etc. Informa quais séries você está "atrasado" e cria um  feed para sua lista, informando quando saem novos episódios. Ainda faltam alguns recursos úteis, mas o pessoal está adicionando aos poucos. Possui integração com Twitter e Facebook, publicando automaticamente informações sobre os episódios assistidos. Tenho usado esse com mais frequência.



Para quem não larga o joystick: JOGOS

Essa é minha descoberta mais recente: Gamee.in, uma rede social para que gosta de videogames. Qualquer que seja sua plataforma de jogo: PS2, PS3, XBOX, WII, PC, MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM, SUPER NINTENDO, GAMEBOY, etc., você vai poder marcar os jogos que possui ou jogou e fazer comentários sobre eles. Também possui recursos de rede social, permitindo adicionar amigos e integra Twitter e Facebook. O grande "lance" é que você ganha pontos por participar da comunidade, seja comentando ou cadastrando novos jogos. Olha lá quem está entre os primeiros do ranking =)



Pra quem é traça e devora LIVROS

O site Skoob.com.br é dedicado a catalogar os livros que você já leu, está lendo, relendo ou que desistiu. Você pode ir comentando a medida que lê, deixando um log de suas experiências. Também possui recursos de rede social, podendo entrar em comunidades e adicionar amigos.



Para quem não tira os fones do ouvido: MÚSICA

Pra ser sincero, foi o único tipo de mídia que ainda não liguei de cadastrar, apesar de ter uma coleção imensa de álbuns. Fiz uma pesquisa rápida e encontrei os seguintes serviços: Letras.com.brBlip.fm e Last.fm. Se algum leitor usa esses serviços ou conhece algum outro, deixe um comentário =)

Você já se cadastrou em algum desses serviços? Deixe seu link para que outros leitores conheçam suas coleções!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Coleção 100%



Estive olhando minha coleção de DVDs e percebi que muitos dos títulos adquiridos nesses dois anos de coleção ainda nem tiveram a chance de serem colocados na bandeja do player.

Vendo isso, resolvi criar uma planilha no Excel e calcular o percentual de quanto eu já assisti da minha coleção, contando separadamente os filmes e os extras.

Dos 89 filmes que tenho, já consegui assistir 58% dos filmes e 70% dos extras. Dando uma média de 64% de material assistido.

Estou começando uma campanha comigo mesmo a fim de chegar a meta de 100% assistido até o final das férias. Isso implica que terei que reduzir as compras, pois mais títulos reduzem o percentual, e passar mais horas em frente a TV a fim de atingir a meta.

Colocarei na barra lateral do blog um gráfico que mostrará o meu desempenho. Então fiquem torcendo por mim e me alertem caso o gráfico esteja diminuindo!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BPACAST #04 - VICIADOS EM DVDS

Olá amigos ouvintes!

Sejam bem vindos a mais esta edição do BPACast.

No programa de hoje trago 3 convidados que, antes de mais nada, são grandes colecionadores de filmes, dvds e blu-rays.


E durante o programa falamos sobre diversos assuntos relacionados a este mundo do colecionismo: cinema, download de filmes, catalogação, emprestimos, trocas, ciumes da coleção, o que as esposas pensam dos dvds, alta qualidade do blu-ray, histórias engraçadas, raivas, sites para compra e muito mais.

Ouçam o arquivo até o final do arquivo pois temos surpresas para os ouvintes.

Aguardamos seus comentários!

Um grande abraço.

Prof. Abrahão Lopes
www.professor-abrahao.blogspot.com
abrahao2k [arroba] gmail.com
www.twitter.com/prof_abrahao


Para download, acesse http://bpacast.podomatic.com

## COMENTADOS NA LEITURA DE E-MAILS

IO Tecnologia - www.iotecnologia.com.br

Blog Fala Série - www.falaserie.blogspot.com

Podcast Fala Série Schias - www.dimensaonerd.com/category/podcast/fala-serie/fala-serie-schias/

Blog do Prof. Edigley - www.prof-edigleyalexandre.com


## SITES DOS CONVIDADOS

Blog DVDTECA - www.leocasillo.blogspot.com
www.twitter.com/leocasillo

Blog PARANERDIA - www.paranerdia.blogspot.com
www.twitter.com/onerdmaster
www.twitter.com/paranerdia

Blog Rascunhos do Tempo - www.rascunhodotempo.blogspot.com
www.twitter.com/gmatchbox


## CATALOGADORES

NerdMaster DVD Catalogueitor - http://bit.ly/cKVB95

Ant Movie Catalog - www.antp.be/software/moviecatalog

DVD Profiler - www.invelos.com


## SITES DE RESENHAS

Blog do Jotace - http://bjc.uol.com.br

Blu-Rays Legendados - www.blurayslegendados.com

Blu-Ray News - http://bluraynews.com.br

CInealerta - http://cinealerta.com.br

Cineplayers - www.cineplayers.com

Judão - http://judao.mtv.uol.com.br

SOS Hollywood - www.soshollywood.com.br

Adorocinema - www.adorocinema.com.br

Omelete - www.omelete.com.br

Screenshot Comparision - http://comparescreenshots.slicx.com


## SITES NACIONAIS ONDE COMPRAR FILMES

2001 Video - www.2001video.com.br

Americanas - www.americanas.com.br

Animaloja - www.animaloja.com.br

Mercado Livre - http://lista.mercadolivre.com.br/filmes-seriados/

Submarino - www.submarino.com.br

Videolar - www.videolar.com

Wallmart - www.wallmart.com.br


## SITES INTERNACIONAIS ONDE COMPRAR FILMES

Amazon (US) - www.amazon.com

Amazon (FR) - www.amazon.co.uk

Amazon (UK) - www.amazon.fr


## FOTOS DA COLEÇÃO

Picasaweb - http://picasaweb.google.com/abrahao2k/DropBox

## MENSAGEM PARA RT NO TWITTER

Ouça #BPACast 04 - VICIADOS EM DVDS, com @prof_abrahao, @ONerdMaster, @LeoCasillo e @GMatchbox e concorra a prêmios http://bit.ly/c63wc1

terça-feira, 20 de abril de 2010

Cliques

Garota propaganda - esse distribuidor acertou na escolha da garota propaganda!



Água (quase) mineral - Uso uns 6 a 8 garrafões de água mineral por mês lá em casa. Um filtro desse seria uma boa para diminuir os gastos.



Aluno... só matando! - Eis o que nós professores ganhamos quando as aulas são no laboratório. E o povo ainda reclama que eu deixo os estabilizadores desligados enquanto estou explicando a matéria.



Arte moderna - Numa viagem que fiz com minha esposa, essa era a bela decoração do quarto em que ficamos hospedados. Melhor que nem tivesse...



Embalador do MacGyver - Outro dia precisei embalar fatias de bolo para uma atividade com os jovens da igreja. Me acabou saindo essa invenção aí para ajudar no processo. Plástico filme é complicado de manusear!



Novos moradores da minha estante - "Oi, meu nome é Abrahao. Há 90 dias eu não compro DVDs". Deveria ser assim minha apresentação no DVDcólicos Anônimos, mas não resisti e comprei o Kung Fu Panda (duplo com luva metalizada) e troquei alguns (muitos) pontos do programa de fidelidade do meu cartão de crédito em outras três maravilhas: A Bússola de Ouro (duplo, embalagem digipack), Batman Cavaleiro das Trevas (duplo) e Homem de Ferro (duplo com luva metalizada). Agora preciso segurar o vício novamente =)








quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Quanto você tem usado o seu drive de CD/DVD?



O mercado de NetBooks está crescendo de forma surpreendente. Quem iria imaginar que essas maquininhas chegariam ao nível que estão hoje?

Olhando as configurações de hardware podemos ver que já não deixam a desejar em relação aos Notebooks comuns: 2GB RAM, HD 250 GB, Webcam, Wi-Fi, Portas USB... Claro que o processador não é um top, mas agüenta o tranco do dia-a-dia. Eu que o diga, pois estou há 3 anos com um Celeron 1.4 rodando tudo o que preciso.

Um gravador de CD/DVD até que cairia bem... Será???

Esses dias estive pensando: há quanto tempo não uso um CD ou DVD no meu notebook! Praticamente todo o conteúdo que entra nele vem através de pendrive ou de downloads. Muito, muito, muito raramente é que preciso usar uma mídia óptica.

Nem para instalar o sistema operacional é requerido uso do CD. Até o Windows 7 já possui opção de colocar o instalador num pendrive! As versões do Linux com esse recurso já estão aí há mais tempo.

Claro que não vamos eliminar de vez as mídias ópticas. Elas são excelentes, principalmente para fazer backup, mas daqui pra frente será cada vez mais raro ver alguém carregando uma bolsa cheia de CDs, e os velhos drives ficarão entregues a poeira e teias de aranha.

Em todo caso, o PC de casa certamente continuará a ter o leitor/gravador. E um drive externo USB poderá suprir as necessidades do netbook.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quanto você pagaria por música digital?

Estive olhando alguns sites brasileiros que vendem música digital e me assustei com os preços que precisamos pagar por cada música em mp3.



Por exemplo, o cd que está no Box “Som Na Caixa”, pode ser adquirido por R$ 14,90 em formato convencional (caixinha, capa de gráfica, mídia prensada, etc.), mas se você for comprar em formato digital, que não tem nada dessas partes físicas (digamos, o que gera parte dos custos), sai mais caro! Praticamente O DOBRO DO PREÇO!




Quanto você pagaria por uma música em mp3? Os preços que encontrei variam entre R$ 1,49 e R$ 1,99, o que é inviável para um álbum com muitas faixas. Eu não pagaria R$ 24,90 de jeito nenhum num cd, ou melhor no DOWNLOAD de um cd.

Em minha opinião, um álbum completo não deveria sair por mais de R$ 4,90 (para download), ou R$ 0,49 por música avulsa. Primeiro por que não tem a mídia física, segundo porque precisamos “gastar” nossa conexão para receber o produto.
É por isso que o pessoal prefere buscar “downloads piratas” em sites como rapidshare e outros.

E você? Quer pagar quanto, hein? Diz ai, quer pagar quanto?!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Extra, Extra, Extra!

Recentemente comentei sobre minha mais nova coleção: DVDs Originais. Um dos motivos que me levou a adquirir alguns discos – além da qualidade de imagem, claro – foi o fato de que a maioria dos filmes lançam edições especiais com material extra que não encontramos quando vamos ao cinema, nem em cópias não oficiais (sejam elas downloads ou adquiridas nas banquinhas populares).

Sempre que vou às Lojas Americanas, dou uma passada na área de DVDs e começo uma verdadeira garimpagem em busca de Edições Especiais como: Versão do Diretor, Edição Comemorativa, DVD Duplo e até mesmo versões simples mas que apresentem uma grande quantidade de material extra (ex. DVD simples de Tomb Raider).



Muitas vezes consigo preços excelentes, tipo R$ 12,99 num DVD Duplo de X-Men 2 que tem pelo menos duas vezes mais tempo de duração que o filme, traz entrevistas com o criador dos quadrinhos, com os atores, diretor, cenas de animação pré-filmagem e muito mais.

Algumas vezes chego a assistir o filme duas, três e até mais vezes, alternando o idioma e legendas entre o original e os comentários em áudio dos roteiristas, diretores, produtores, atores, programas para computador, etc. É possível aprender muito sobre um filme ouvindo essas trilhas.



Outra boa pedida são os Boxes de trilogias como “De volta para o futuro”, “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, “Parque dos Dinossauros”, “Indiana Jones”, etc. Na maioria das vezes o preço sai bem abaixo do que se os filmes fossem adquiridos individualmente e em geral recebemos um ou mais discos de extras.

Os seriados de TV também estão ficando com preços mais acessíveis (exceto os lançamentos). Já é possível encontrar muitos por R$ 59,90. Assim como nos filmes, além dos episódios encontramos um monte de informações extras, como documentários sobre a temporada, cenas excluídas, finais alternativos, biografias e filmografias dos atores principais e muito mais.

Aos poucos a coleção está crescendo. Vou maneirar o ritmo de compra para conseguir acompanhar tudo o que estou

Dica: Não compre um filme NO LANÇAMENTO do DVD por R$ 39,90 ou R$ 49,90. O mesmo vale para filmes que estão com uma continuação em cartaz no cinema. Geralmente as lojas aumentam o preço desses, pois a procura é maior (ex. Velozes e Furiosos). Espere algumas semanas que o preço vai cair pra menos da metade.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Você usa/ouve/assiste tudo o que baixa na internet?



Ontem a noite estava organizando a estante de casa e vi que estou ficando sem lugar pra guardar tantos CDs e DVDs que tenho. E olha que já deixei de usar as caixinhas plásticas há muito tempo. Já são cerca de 600 discos espalhados em caixas de papelão, bolsas porta-cds e pinos plásticos.

Depois de ver a bagunça fiquei me perguntando... POR QUE EU GRAVO TANTAS COISAS QUE EU NUNCA USO / OUÇO / ASSISTO?

Lembro de um dia conversar com o amigo Carlos Heitor sobre o assunto e não esqueço quando ele falou que muitas vezes nós pegamos coisas “SÓ PARA TER”.

Já estou cortando da minha lista de downloads um monte de séries que estão entulhando minha estante com coisas que eu sei que nunca terei tempo de assistir. O mesmo farei com as dezenas de distribuição Linux que baixo “só pra ver”, vou escolher uma e ficar com ela. O mesmo vale para músicas em mp3 (principalmente os internacionais, como falei num post recente), podcasts e filmes.

Vou pensar bem antes de gravar um CD ou DVD. Não adianta ficar gastando dinheiro com mídias (por mais barato que seja) se não irei usufruir do conteúdo. Serão mais alguns Reais economizados.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

(Via Cel) Pirataria



Que coisa! Nunca pensei que a pirataria estivesse nesse nível. Não tenho costume de compar cds e dvds piratas, nem mesmo olho pros carinhas que passam oferecendo quando estou em alguma lanchonete. É verdade que quando andamos no centro da cidade vemos bancas pelas calçadas repletas de dvds com os mais recentes lançamentos, mas fiquei impressionado quando passei ao lado do Vuco-Vuco neste domingo. Havia uma fila de umas 15 bancas de dvds piratas, ia de uma ponta à outra do calçadão. O mais interessante foi ver um PM comprando os artigos. Tá, não vou jogar pedra pois eu mesmo já gravei muitos cds (no meu tempo de estudante, quando eu ainda não trabalhava), mas convenhamos que a coisa realmente está fora de controle.

sábado, 31 de maio de 2008

Arquivo Som Na Caixa



Roberta Sá – Que belo estranho dia pra se ter alegria



The B-52s – Funplex (2008)



Nenhum de Nós – A Céu Aberto (2007)



Sixpence None The Richer - Sixpence None The Richer (1998)

* MANDE SUAS SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS "SOM NA CAIXA".

quarta-feira, 5 de março de 2008

Ripando TRECHOS de um DVD

Há tempos coleciono programas para edição de vídeo. Fazer cópia de um DVD para mim é fichinha, ainda mais hoje com programas do tipo “Clique 1 botão e pronto”. Durante muito tempo usei a combinação DVD Decrypt (gratuito) para remover as proteções e passar o video para o HD, e o DVD2One (pago) para reduzir o tamanho dos arquivos.

Recentemente passei a utilizar o DVD Shrink (gratuito) para fazer os dois processos e de quebra consegui uma melhor qualidade de imagem, sem blocos granulados.

O grande problema de se trabalhar com vídeo são os casos de personalização. Por exemplo, quando você quer pegar trechos de vários DVDs e juntar num único disco. Aí meu amigo é onde arrocha o nó.

Até ontem eu não tinha uma boa ferramenta para fazer isso, até que descobri o fantástico AOA DVD RIPPER, que apesar de ser pago (Us$ 34,95) vale cada centavo.

O programa permite você ripar um DVD direto para MPG, AVI, 3GP, WMV, FLASH e diversos outros formatos. Aí você pode dizer, mas eu conheço outros programas que fazem isso, aí eu te digo: mas esses programas permitem você selecionar o trecho do video que será ripado?




Você pode selecionar uma trilha inteira, ou por capítulo ou ainda pode definir um intervalo (por exemplo, de 5:21 min. a 8:36 min.). Só esse recurso já paga o programa.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

P.S. Se por acaso você conhece algum programa gratuito que possui esse recurso de ripar intervalos, por favor deixe o link nos comentários.

sábado, 1 de março de 2008

Abrindo o Drive de CD/DVD “na marra”

Essa dica provavelmente muitos já conhece, inclusive ela vem estampada nos manuais de todos os drives de cd e DVD.

Quando o drive está ficando velho, geralmente o motor que abre a bandeja perde a força e não consegue expulsar o disco. As vezes você até consegue, mas só depois de muitas apertadas no botão abre/fecha.

Existe um pequeno orifício na tampa frontal do drive que permite a abertura mecanicamente (ao invés de eletricamente). Para realizar o truque faça o seguinte:


Pegue um clipe para papel e desentorte-o como mostrado na foto acima.

Com o COMPUTADOR DESLIGADO (existe risco de choque elétrico), introduza o clipe no orifício e aperte-o com carinho. A gaveta vai ser empurrada para frente, aí basta puxá-la com a mão.




Se eu soubesse disso quando tinha meu Pentium 233, teria evitado muitas desmontadas para tirar CDs que ficavam presos na bomba do drive.

Comente!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eles mandam mesmo!

Sempre que eu entrava no site do Ubuntu – a famosa distribuição Linux – via que no link Obtenha o Ubuntu, além da opção de download havia as opções CD Gravado na qual os usuários do sistema copiam cds e enviam para os interessados e a opção ShipIt em que a Canonical, empresa que patrocina o desenvolvimento do Ubuntu oferece o envio gratuito de CDs para qualquer parte do mundo.

Eu nunca acreditei muito nessas coisas de “receber de graça”, quase sempre tem alguma mutretagem por trás como propaganda ou sei lá o que. Pois bem, mesmo assim fiz o cadastro no site e solicitei um cd. Depois de meses, quando eu nem me lembrava mais do causo, não é que o carteiro deixa essa encomenda para mim!


Pois não é que os caras mandam mesmo!

Outra vez pus à prova o serviço semelhante do NetBeans (ambiente que uso para programar em Java) e o cd também chegou (bem mais rápido que o ubuntu). Pena que o cd ainda era da versão 5.5, que já estava ultrapassada, mas logo pedirei outro para receber a versão nova!

Vocês conhecem outros serviços “di grátis” como esses? Deixem os links nos comentários!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Pergunte ao Professor Abrahao

Pergunta # 02 – Arquivos de Imagem .ISO


Renato Fox Molderrr pediu-me para explicar um pouco sobre os arquivos com extensão .ISO.

As Imagens ISO, muito comum hoje em dia para distribuição do sistema Linux e outros aplicativos através da internet, é usado para reunir num arquivo único todas as informações de um CD ou DVD. Não apenas os arquivos (programas, imagens, documentos, vídeos) em si, mas todas as informações contidas na mídia como os setores de inicialização (que permite o PC fazer boot pelo cd), proteções anti-cópia, estruturas de pastas e atributos de arquivos.

Muitos gamers fazem uso freqüente dos ISOs para melhorar a performance dos jogos. Ao invés de ter o jogo sendo lido do CD, o mesmo é lido direto do HD, eliminando boa parte das telas de “LOADING” (carregando). Isso é feito tanto em jogos de PC como em emuladores de Playstation e outros consoles.

Algumas distribuições Linux já possuem suporte nativo. O Windows XP não possui suporte nativo a esse tipo de arquivo. É necessário o uso de programas auxiliares para criação (LC ISO Creator) e manipulação das imagens.

O Daemon Tools, cria um drive virtual onde as imagens são carregadas como se você estivesse inserindo o CD real no seu leitor. Uma alternativa para a mesma função é o CD Anywhere.

Para gravar um ISO de volta para o CD, use o DP CD DVD Burner (ele também cria os ISOs) ou o ISOBurn.

Todos os programas citados aqui são gratuitos.

Até a próxima!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Modelo para Capa de CD

Num dos primeiros posts do Blog, comentei sobre como organizar sua coleção de CDs. Um dos passos era se livrar das caixinhas plásticas e usar envelopes de papel.


Estou publicando um modelo que criei para facilitar o trabalho. O arquivo tem apenas 3kb e está disponível em formato PDF.

OBS.: Ao imprimir, na opção de Dimensionamento da Página (Page Scaling), escolha Tamanho Original (Actual Size) para que a impressão saia correta.

Assista o vídeo que mostra como dobrar a capinha.





Uma versão em WORD (215kb) também está disponível e permite você colocar textos ou imagens para identificar o cd.

Comente!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fotos no DVD Player

Depois da revolução da câmera digital, são poucas as pessoas que se dão ao trabalho de revelar as fotos em papel. Eu pelo menos há anos que não ponho os pés numa loja de fotografias. Prefiro deixar tudo arquivado no computador (e em CDs ou DVDs).

O chato é que muitas vezes quando temos visitas e queremos mostrar as fotos, temos que espremer o pessoal em frente à minúscula tela de 15” ou 17” do monitor do PC, isso sem falar no desconforto de ficar em pé atrás da cadeira.

Há algum tempo, uso um excelente programa chamado ProShow para criar vídeo álbuns que além de incluir efeitos visuais na transição das imagens, permite inserir trilha sonora e diversos outros efeitos no vídeo. Infelizmente o programa é pago.


Resolvi pesquisar algumas soluções gratuitas e encontrei os seguintes programas:

EasyPhotoTools – É um programa bem intuitivo, com visual parecido com o Windows Explorer. Requer um codificador externo como o HC Encoder. No meu teste não consegui visualizar o vídeo, só o áudio (isso no PC, não testei no DVD player).

XatShow – É outro programa semelhante, que possui uma versão gratuita (aprece o texto xatshow demo no vídeo gerado). Esse eu também achei fácil de usar e consegui visualizar no PC.


PhotoStage – Esse é o mais simples (tem apenas 390Kb), mas cumpre o papel. Só possui dois efeitos de transição, mas aceita músicas e consegue exportar em diversos formatos diferentes. Não consegui ver o resultado Final em DVD pois o programa não gera imagem antes de gravar, ele requer gravação direta para o disco, como não tinha nenhuma mídia disponível, não testei. Mas salvei só o arquivo MPEG2 e a qualidade é excelente. Escolheria esse pela facilidade de uso. Ele baixa alguns plugins para poder converter certos tipos de vídeo, então uma conexão com a internet é aconselhável nas primeiras execuções.

A soluções gratuitas não são tão personalizáveis quanto o ProShow. Vale a pena investir no programa pago e ter um resultado profissional.

Você costuma fazer video-albuns? Comente!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ocupe menos espaço físico migrando de CDs para DVDs

Eu já estava ficando sem ter onde botar meus CDs de mp3. Eram mais de 80 e ocupavam uma caixa de arquivo morto praticamente inteira. Resolvi então copiar tudo para mídias de DVD.

Acabei optando por fazer uma revisão completa. Organizei o nome de todos os arquivos, coloquei imagens com as capas dos álbuns em cada pasta, separei os álbuns completos daquelas pastas com musicas variadas e editei todas as tags internas dos mp3 usando o excelente e gratuito ID3-Tag It.


Depois de toda a reviravolta (que demorou uns 2 meses, devido à falta de tempo) reduzi minha coleção de 86 CDs para apenas 12 DVDs (algumas mídias não estavam mais funcionando e alguns arquivos eu apaguei por não ter interesse em mantê-los). A única desvantagem é que não poderei usá-lo em aparelhos de som automotivos, pois normalmente o aparelho não lê mídias de DVD (mas como não tenho carro, estou livre do problema... por enquanto).

Fiz o mesmo com os videoclipes (caiu de 35 CDs para 5 DVDs), e com diversos CDs de programas antigos (cheguei a colocar 18 CDs em 1 DVD após eliminar programas com versões obsoletas). Agora me falta apenas alguns CDs com filmes DivX, e Jogos em CDs, mas já comecei o processo.

Com relação aos jogos, deixo um dica. O ideal é armazená-los no formato ISO, que permitirá a gravação posterior em outra mídia, caso seja necessário, ou ainda você poderá usar o arquivo junto com um drive virtual, como o Daemon Tools (e você obtém mais velocidade ao carregar o jogo). Para criar o arquivo ISO, use um programa de gravação de CDs, a maioria deles possui esse recurso (ou o LC ISO Creator, freeware com apenas 24kb).

Comentem!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dica do MacGyver – Mais utilidades pras caixinhas de CDs

Hoje vamos construir um porta-retrato diferente, ou melhor um quadro, ou melhor ainda, um mural.


O que você vai precisar

Muitas caixinhas de CD
Fita Adesiva Dupla Face e Durex
Impressora (com tinta/tonner e papel)
Estilete/Régua
Paciência

Montagem

1. Escolha uma foto que você goste e queira exibi-la na parede da sua casa ou quarto.

2. Visite o site The Rasterbator para gerar um pdf com a sua foto reticulada (segundo o pessoal das serigrafias, é como se chama uma imagem que é transformada em pontinhos antes da impressão). Você pode fazer on-line ou baixar o programa que gera esse efeito. Isso permite imprimir fotos (mesmo de baixa resolução) em tamanhos gigantescos. Veja alguns exemplos clicando aqui.


3. Depois de imprimir, recorte as bordas e monte a imagem pregando o verso das páginas com durex.

4. Distribua as caixas de CDs lado a lado sobre a imagem para definir o enquadramento (não é necessário fazer um mural quadrado, use a criatividade). Vire novamente a foto e no lado branco, marque onde serão feitos os cortes usando um lápis grafite. Lembre-se de numerar os pedaços para facilitar na hora de montar.





5. Recorte os pedaços e coloque-os nas caixas de CDs, como se fosse frente e verso do encarte.



6. Coloque a fita dupla face na lombada da caixinha e pregue-as na parede e admire o seu trabalho.



Comentem!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Dicas do MacGyver: Faça um Porta-Retrado com caixas de CD

Aproveitando o bota-fora dos potes de CDs, resolvi mostrar o que fazer para aproveitar as caixinhas de CDs (que eu disse para você se livrar naquela postem sobre organizar sua coleção de CDs e DVDs).

Dá pra fazer um monte de coisa útil, a primeira que vou mostrar é um porta-retrato em forma de cubo.

O que você vai precisar:

4 caixas de CDs (daquelas gordinhas e não das fininhas)

4 fotos de sua preferência impressas no tamanho 15,1 x 11,7 cm.

Montagem:

1. Desmonte a caixa e livre-se da parte interna (que segura o cd).

2. Coloque a foto na parte maior (como se fosse a capa traseira do cd).

3. Ponha de volta a tampa da caixinha colocando a parte que encaixa para o lado inverso de forma que fique sobrando pra fora da caixa.


4. Repita o processo com as outras três fotos/caixas.

5. Monte as caixas formando um cubo, encaixando-as como mostrado na figura abaixo.




Você até pode fazer uma coluna, ou colocar uma lâmpada dentro para servir como um tipo de luminária. Bote a imaginação para funcionar!


Comentem!