quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Embalagens que fazem vergonha
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Leia, ouça, assista, jogue e... compartilhe!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Coleção 100%

sexta-feira, 15 de outubro de 2010
BPACAST #04 - VICIADOS EM DVDS
terça-feira, 20 de abril de 2010
Cliques

Água (quase) mineral - Uso uns 6 a 8 garrafões de água mineral por mês lá em casa. Um filtro desse seria uma boa para diminuir os gastos.

Aluno... só matando! - Eis o que nós professores ganhamos quando as aulas são no laboratório. E o povo ainda reclama que eu deixo os estabilizadores desligados enquanto estou explicando a matéria.

Arte moderna - Numa viagem que fiz com minha esposa, essa era a bela decoração do quarto em que ficamos hospedados. Melhor que nem tivesse...

Embalador do MacGyver - Outro dia precisei embalar fatias de bolo para uma atividade com os jovens da igreja. Me acabou saindo essa invenção aí para ajudar no processo. Plástico filme é complicado de manusear!

Novos moradores da minha estante - "Oi, meu nome é Abrahao. Há 90 dias eu não compro DVDs". Deveria ser assim minha apresentação no DVDcólicos Anônimos, mas não resisti e comprei o Kung Fu Panda (duplo com luva metalizada) e troquei alguns (muitos) pontos do programa de fidelidade do meu cartão de crédito em outras três maravilhas: A Bússola de Ouro (duplo, embalagem digipack), Batman Cavaleiro das Trevas (duplo) e Homem de Ferro (duplo com luva metalizada). Agora preciso segurar o vício novamente =)




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Quanto você tem usado o seu drive de CD/DVD?

O mercado de NetBooks está crescendo de forma surpreendente. Quem iria imaginar que essas maquininhas chegariam ao nível que estão hoje?
Olhando as configurações de hardware podemos ver que já não deixam a desejar em relação aos Notebooks comuns: 2GB RAM, HD 250 GB, Webcam, Wi-Fi, Portas USB... Claro que o processador não é um top, mas agüenta o tranco do dia-a-dia. Eu que o diga, pois estou há 3 anos com um Celeron 1.4 rodando tudo o que preciso.
Um gravador de CD/DVD até que cairia bem... Será???
Esses dias estive pensando: há quanto tempo não uso um CD ou DVD no meu notebook! Praticamente todo o conteúdo que entra nele vem através de pendrive ou de downloads. Muito, muito, muito raramente é que preciso usar uma mídia óptica.
Nem para instalar o sistema operacional é requerido uso do CD. Até o Windows 7 já possui opção de colocar o instalador num pendrive! As versões do Linux com esse recurso já estão aí há mais tempo.
Claro que não vamos eliminar de vez as mídias ópticas. Elas são excelentes, principalmente para fazer backup, mas daqui pra frente será cada vez mais raro ver alguém carregando uma bolsa cheia de CDs, e os velhos drives ficarão entregues a poeira e teias de aranha.
Em todo caso, o PC de casa certamente continuará a ter o leitor/gravador. E um drive externo USB poderá suprir as necessidades do netbook.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Quanto você pagaria por música digital?

Por exemplo, o cd que está no Box “Som Na Caixa”, pode ser adquirido por R$ 14,90 em formato convencional (caixinha, capa de gráfica, mídia prensada, etc.), mas se você for comprar em formato digital, que não tem nada dessas partes físicas (digamos, o que gera parte dos custos), sai mais caro! Praticamente O DOBRO DO PREÇO!

Quanto você pagaria por uma música em mp3? Os preços que encontrei variam entre R$ 1,49 e R$ 1,99, o que é inviável para um álbum com muitas faixas. Eu não pagaria R$ 24,90 de jeito nenhum num cd, ou melhor no DOWNLOAD de um cd.
Em minha opinião, um álbum completo não deveria sair por mais de R$ 4,90 (para download), ou R$ 0,49 por música avulsa. Primeiro por que não tem a mídia física, segundo porque precisamos “gastar” nossa conexão para receber o produto.
É por isso que o pessoal prefere buscar “downloads piratas” em sites como rapidshare e outros.
E você? Quer pagar quanto, hein? Diz ai, quer pagar quanto?!
terça-feira, 5 de maio de 2009
Extra, Extra, Extra!
Sempre que vou às Lojas Americanas, dou uma passada na área de DVDs e começo uma verdadeira garimpagem em busca de Edições Especiais como: Versão do Diretor, Edição Comemorativa, DVD Duplo e até mesmo versões simples mas que apresentem uma grande quantidade de material extra (ex. DVD simples de Tomb Raider).

Muitas vezes consigo preços excelentes, tipo R$ 12,99 num DVD Duplo de X-Men 2 que tem pelo menos duas vezes mais tempo de duração que o filme, traz entrevistas com o criador dos quadrinhos, com os atores, diretor, cenas de animação pré-filmagem e muito mais.
Algumas vezes chego a assistir o filme duas, três e até mais vezes, alternando o idioma e legendas entre o original e os comentários em áudio dos roteiristas, diretores, produtores, atores, programas para computador, etc. É possível aprender muito sobre um filme ouvindo essas trilhas.

Outra boa pedida são os Boxes de trilogias como “De volta para o futuro”, “Senhor dos Anéis”, “Matrix”, “Parque dos Dinossauros”, “Indiana Jones”, etc. Na maioria das vezes o preço sai bem abaixo do que se os filmes fossem adquiridos individualmente e em geral recebemos um ou mais discos de extras.
Os seriados de TV também estão ficando com preços mais acessíveis (exceto os lançamentos). Já é possível encontrar muitos por R$ 59,90. Assim como nos filmes, além dos episódios encontramos um monte de informações extras, como documentários sobre a temporada, cenas excluídas, finais alternativos, biografias e filmografias dos atores principais e muito mais.
Aos poucos a coleção está crescendo. Vou maneirar o ritmo de compra para conseguir acompanhar tudo o que estou
Dica: Não compre um filme NO LANÇAMENTO do DVD por R$ 39,90 ou R$ 49,90. O mesmo vale para filmes que estão com uma continuação em cartaz no cinema. Geralmente as lojas aumentam o preço desses, pois a procura é maior (ex. Velozes e Furiosos). Espere algumas semanas que o preço vai cair pra menos da metade.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Você usa/ouve/assiste tudo o que baixa na internet?

Ontem a noite estava organizando a estante de casa e vi que estou ficando sem lugar pra guardar tantos CDs e DVDs que tenho. E olha que já deixei de usar as caixinhas plásticas há muito tempo. Já são cerca de 600 discos espalhados em caixas de papelão, bolsas porta-cds e pinos plásticos.
Depois de ver a bagunça fiquei me perguntando... POR QUE EU GRAVO TANTAS COISAS QUE EU NUNCA USO / OUÇO / ASSISTO?
Lembro de um dia conversar com o amigo Carlos Heitor sobre o assunto e não esqueço quando ele falou que muitas vezes nós pegamos coisas “SÓ PARA TER”.
Já estou cortando da minha lista de downloads um monte de séries que estão entulhando minha estante com coisas que eu sei que nunca terei tempo de assistir. O mesmo farei com as dezenas de distribuição Linux que baixo “só pra ver”, vou escolher uma e ficar com ela. O mesmo vale para músicas em mp3 (principalmente os internacionais, como falei num post recente), podcasts e filmes.
Vou pensar bem antes de gravar um CD ou DVD. Não adianta ficar gastando dinheiro com mídias (por mais barato que seja) se não irei usufruir do conteúdo. Serão mais alguns Reais economizados.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
(Via Cel) Pirataria

Que coisa! Nunca pensei que a pirataria estivesse nesse nível. Não tenho costume de compar cds e dvds piratas, nem mesmo olho pros carinhas que passam oferecendo quando estou em alguma lanchonete. É verdade que quando andamos no centro da cidade vemos bancas pelas calçadas repletas de dvds com os mais recentes lançamentos, mas fiquei impressionado quando passei ao lado do Vuco-Vuco neste domingo. Havia uma fila de umas 15 bancas de dvds piratas, ia de uma ponta à outra do calçadão. O mais interessante foi ver um PM comprando os artigos. Tá, não vou jogar pedra pois eu mesmo já gravei muitos cds (no meu tempo de estudante, quando eu ainda não trabalhava), mas convenhamos que a coisa realmente está fora de controle.
sábado, 31 de maio de 2008
Arquivo Som Na Caixa
quarta-feira, 5 de março de 2008
Ripando TRECHOS de um DVD
Há tempos coleciono programas para edição de vídeo. Fazer cópia de um DVD para mim é fichinha, ainda mais hoje com programas do tipo “Clique 1 botão e pronto”. Durante muito tempo usei a combinação DVD Decrypt (gratuito) para remover as proteções e passar o video para o HD, e o DVD2One (pago) para reduzir o tamanho dos arquivos.
Recentemente passei a utilizar o DVD Shrink (gratuito) para fazer os dois processos e de quebra consegui uma melhor qualidade de imagem, sem blocos granulados.
O grande problema de se trabalhar com vídeo são os casos de personalização. Por exemplo, quando você quer pegar trechos de vários DVDs e juntar num único disco. Aí meu amigo é onde arrocha o nó.
Até ontem eu não tinha uma boa ferramenta para fazer isso, até que descobri o fantástico AOA DVD RIPPER, que apesar de ser pago (Us$ 34,95) vale cada centavo.


Você pode selecionar uma trilha inteira, ou por capítulo ou ainda pode definir um intervalo (por exemplo, de 5:21 min. a 8:36 min.). Só esse recurso já paga o programa.
PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA
sábado, 1 de março de 2008
Abrindo o Drive de CD/DVD “na marra”
Essa dica provavelmente muitos já conhece, inclusive ela vem estampada nos manuais de todos os drives de cd e DVD.
Quando o drive está ficando velho, geralmente o motor que abre a bandeja perde a força e não consegue expulsar o disco. As vezes você até consegue, mas só depois de muitas apertadas no botão abre/fecha.
Existe um pequeno orifício na tampa frontal do drive que permite a abertura mecanicamente (ao invés de eletricamente). Para realizar o truque faça o seguinte:
Pegue um clipe para papel e desentorte-o como mostrado na foto acima.
Se eu soubesse disso quando tinha meu Pentium 233, teria evitado muitas desmontadas para tirar CDs que ficavam presos na bomba do drive.
Comente!
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Eles mandam mesmo!
Sempre que eu entrava no site do Ubuntu – a famosa distribuição Linux – via que no link Obtenha o Ubuntu, além da opção de download havia as opções CD Gravado na qual os usuários do sistema copiam cds e enviam para os interessados e a opção ShipIt em que a Canonical, empresa que patrocina o desenvolvimento do Ubuntu oferece o envio gratuito de CDs para qualquer parte do mundo.
Eu nunca acreditei muito nessas coisas de “receber de graça”, quase sempre tem alguma mutretagem por trás como propaganda ou sei lá o que. Pois bem, mesmo assim fiz o cadastro no site e solicitei um cd. Depois de meses, quando eu nem me lembrava mais do causo, não é que o carteiro deixa essa encomenda para mim!
Pois não é que os caras mandam mesmo!
Outra vez pus à prova o serviço semelhante do NetBeans (ambiente que uso para programar em Java) e o cd também chegou (bem mais rápido que o ubuntu). Pena que o cd ainda era da versão 5.5, que já estava ultrapassada, mas logo pedirei outro para receber a versão nova!
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Pergunte ao Professor Abrahao
Pergunta # 02 – Arquivos de Imagem .ISO

Renato Fox Molderrr pediu-me para explicar um pouco sobre os arquivos com extensão .ISO.
As Imagens ISO, muito comum hoje em dia para distribuição do sistema Linux e outros aplicativos através da internet, é usado para reunir num arquivo único todas as informações de um CD ou DVD. Não apenas os arquivos (programas, imagens, documentos, vídeos) em si, mas todas as informações contidas na mídia como os setores de inicialização (que permite o PC fazer boot pelo cd), proteções anti-cópia, estruturas de pastas e atributos de arquivos.
Muitos gamers fazem uso freqüente dos ISOs para melhorar a performance dos jogos. Ao invés de ter o jogo sendo lido do CD, o mesmo é lido direto do HD, eliminando boa parte das telas de “LOADING” (carregando). Isso é feito tanto em jogos de PC como em emuladores de Playstation e outros consoles.
Algumas distribuições Linux já possuem suporte nativo. O Windows XP não possui suporte nativo a esse tipo de arquivo. É necessário o uso de programas auxiliares para criação (LC ISO Creator) e manipulação das imagens.
O Daemon Tools, cria um drive virtual onde as imagens são carregadas como se você estivesse inserindo o CD real no seu leitor. Uma alternativa para a mesma função é o CD Anywhere.
Para gravar um ISO de volta para o CD, use o DP CD DVD Burner (ele também cria os ISOs) ou o ISOBurn.
Todos os programas citados aqui são gratuitos.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Modelo para Capa de CD
Num dos primeiros posts do Blog, comentei sobre como organizar sua coleção de CDs. Um dos passos era se livrar das caixinhas plásticas e usar envelopes de papel.

Estou publicando um modelo que criei para facilitar o trabalho. O arquivo tem apenas 3kb e está disponível em formato PDF.
OBS.: Ao imprimir, na opção de Dimensionamento da Página (Page Scaling), escolha Tamanho Original (Actual Size) para que a impressão saia correta.
Assista o vídeo que mostra como dobrar a capinha.
Uma versão em WORD (215kb) também está disponível e permite você colocar textos ou imagens para identificar o cd.
Comente!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Fotos no DVD Player
O chato é que muitas vezes quando temos visitas e queremos mostrar as fotos, temos que espremer o pessoal em frente à minúscula tela de 15” ou 17” do monitor do PC, isso sem falar no desconforto de ficar em pé atrás da cadeira.
Há algum tempo, uso um excelente programa chamado ProShow para criar vídeo álbuns que além de incluir efeitos visuais na transição das imagens, permite inserir trilha sonora e diversos outros efeitos no vídeo. Infelizmente o programa é pago.
Resolvi pesquisar algumas soluções gratuitas e encontrei os seguintes programas:
EasyPhotoTools – É um programa bem intuitivo, com visual parecido com o Windows Explorer. Requer um codificador externo como o HC Encoder. No meu teste não consegui visualizar o vídeo, só o áudio (isso no PC, não testei no DVD player).

PhotoStage – Esse é o mais simples (tem apenas 390Kb), mas cumpre o papel. Só possui dois efeitos de transição, mas aceita músicas e consegue exportar em diversos formatos diferentes. Não consegui ver o resultado Final em DVD pois o programa não gera imagem antes de gravar, ele requer gravação direta para o disco, como não tinha nenhuma mídia disponível, não testei. Mas salvei só o arquivo MPEG2 e a qualidade é excelente. Escolheria esse pela facilidade de uso. Ele baixa alguns plugins para poder converter certos tipos de vídeo, então uma conexão com a internet é aconselhável nas primeiras execuções.
Você costuma fazer video-albuns? Comente!
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Ocupe menos espaço físico migrando de CDs para DVDs
Acabei optando por fazer uma revisão completa. Organizei o nome de todos os arquivos, coloquei imagens com as capas dos álbuns em cada pasta, separei os álbuns completos daquelas pastas com musicas variadas e editei todas as tags internas dos mp3 usando o excelente e gratuito ID3-Tag It.

Depois de toda a reviravolta (que demorou uns 2 meses, devido à falta de tempo) reduzi minha coleção de 86 CDs para apenas 12 DVDs (algumas mídias não estavam mais funcionando e alguns arquivos eu apaguei por não ter interesse em mantê-los). A única desvantagem é que não poderei usá-lo em aparelhos de som automotivos, pois normalmente o aparelho não lê mídias de DVD (mas como não tenho carro, estou livre do problema... por enquanto).
Fiz o mesmo com os videoclipes (caiu de 35 CDs para 5 DVDs), e com diversos CDs de programas antigos (cheguei a colocar 18 CDs em 1 DVD após eliminar programas com versões obsoletas). Agora me falta apenas alguns CDs com filmes DivX, e Jogos em CDs, mas já comecei o processo.
Com relação aos jogos, deixo um dica. O ideal é armazená-los no formato ISO, que permitirá a gravação posterior em outra mídia, caso seja necessário, ou ainda você poderá usar o arquivo junto com um drive virtual, como o Daemon Tools (e você obtém mais velocidade ao carregar o jogo). Para criar o arquivo ISO, use um programa de gravação de CDs, a maioria deles possui esse recurso (ou o LC ISO Creator, freeware com apenas 24kb).
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Dica do MacGyver – Mais utilidades pras caixinhas de CDs
O que você vai precisar
Muitas caixinhas de CD
Fita Adesiva Dupla Face e Durex
Impressora (com tinta/tonner e papel)
Estilete/Régua
Paciência
Montagem
1. Escolha uma foto que você goste e queira exibi-la na parede da sua casa ou quarto.

3. Depois de imprimir, recorte as bordas e monte a imagem pregando o verso das páginas com durex.
4. Distribua as caixas de CDs lado a lado sobre a imagem para definir o enquadramento (não é necessário fazer um mural quadrado, use a criatividade). Vire novamente a foto e no lado branco, marque onde serão feitos os cortes usando um lápis grafite. Lembre-se de numerar os pedaços para facilitar na hora de montar.
6. Coloque a fita dupla face na lombada da caixinha e pregue-as na parede e admire o seu trabalho.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Dicas do MacGyver: Faça um Porta-Retrado com caixas de CD
Aproveitando o bota-fora dos potes de CDs, resolvi mostrar o que fazer para aproveitar as caixinhas de CDs (que eu disse para você se livrar naquela postem sobre organizar sua coleção de CDs e DVDs).
Dá pra fazer um monte de coisa útil, a primeira que vou mostrar é um porta-retrato em forma de cubo.
O que você vai precisar:
4 caixas de CDs (daquelas gordinhas e não das fininhas)
4 fotos de sua preferência impressas no tamanho 15,1 x 11,7 cm.
Montagem:
1. Desmonte a caixa e livre-se da parte interna (que segura o cd).
2. Coloque a foto na parte maior (como se fosse a capa traseira do cd).

4. Repita o processo com as outras três fotos/caixas.
5. Monte as caixas formando um cubo, encaixando-as como mostrado na figura abaixo.


Você até pode fazer uma coluna, ou colocar uma lâmpada dentro para servir como um tipo de luminária. Bote a imaginação para funcionar!

Comentem!


















