Mostrando postagens com marcador eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador eventos. Mostrar todas as postagens

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ligue de Graça



O site www.LiberdadeTelefonica.org é uma iniciativa que dá informações sobre como reduzir seus custos telefônicos através de ligações VOIP. O interessante é que durante a CAMPUS PARTY o pessoal instalou um Orelhão Voip para que os visitantes pudessem fazer ligações para onde quisessem.



O site tem muitas dicas de quais as melhores operadoras, como usar seu celular pra fazer ligações VOIP e muito mais.

Vale conferir.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Semana de Ciência da Computação




Mais informações e inscrições no site http://di.uern.br

Eu estarei lá! E você?

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Passeio: FAM 2008

Publico aqui algumas fotos que tirei durante o 7º Festival Aéreo de Mossoró (FAM 2008). Infelizmente esse ano não teve tanta variedade e apresentações como no ano passado, mas valeu a pena conferir. Consegui tirar boas fotos, inclusive vestido com o macacão dos pilotos (tive que pagar por isso!).



Clique no Box “Cliques” na barra lateral para ver o álbum.

Seguindo o exemplo do Carlos Fran, publico aqui uma foto das antigas que se relaciona com o assunto.



Prof. Abrahao em 1982 no Aeroporto de Mossoró

Meu amigo e blogueiro Thiago Alex (www.eaultimavez.blogspot.com) também marcou presença e está publicando seus cliques no Flickr. Confiram!

www.flickr.com/thiagoalex

sábado, 22 de novembro de 2008

Passeio: Feira do Empreendedor

Na noite de ontem, após a última banca de monografias que participei, me dirigi ao Centro de Convenções (ao lado da UFERSA) para visitar a Feira do Empreendedor, um evento organizado pelo SEBRAE com intuito de divulgar o trabalho que a instituição realiza bem como apresentar diversas empresas locais.

Até então eu nunca tinha ido ao Centro de Convenções da cidade, mesmo já tendo sido inaugurado há algum tempo. Fiquei surpreso com a estrutura. Claro, não é tão gigantesco quanto o de Natal, mas é suficientemente grande para abrigar esse tipo de evento sem empurra-empurra dos presentes.

Estão acontecendo alguns cursos dentro do evento, infelizmente eu só fiquei sabendo ontem e não pude divulgar aqui no blog, mas quem correr ainda conseguirá participar.

Muitos estandes de empresas locais estão recebendo os visitantes, a TCM – TV Cabo Mossoró está fazendo a cobertura do evento e tem também uma praça de alimentação com direito à música ao vivo.

A programação pode ser conferida no site:

www.rn.sebrae.com.br/feiradoempreendedor

Confira algumas fotos:











sexta-feira, 21 de novembro de 2008

(Via Cel) FAM - FESTIVAL AÉREO DE MOSSORÓ



De hoje até domingo, 21 a 23 de novembro, no aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró, acontece o 7o Festival Aéreo de Mossoró. Um evento que reúne exposições, acrobacias aéreas, paraquedismo, estandes de empresas locais e apresentações musicais.

Como moro vizinho ao aeroporto, desde ontem tenho ouvido diversos aviões decolando e pousando. Passarei por lá para tirar umas fotos e publicar aqui.


Mais informações em www.famrn.esp.br

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Evento: Conecta RN

Recebi por e-mail e estou divulgando.



O CONECTA RN é um evento científico anual que visa a disseminação de conhecimentos da área de Redes de Computadores e busca o feedback entre profissionais e estudantes desta área de atuação.

Neste ano de 2008, a cidade do Natal-RN privilegiará com o II CONECTA RN. O evento realizar-se-á nos dias 14 de novembro, no auditório do CTGÁS, e 15 de novembro, nas dependências da Faculdade Fatern Gama Filho, e contará com a participação de diversos palestrantes renomados no Estado do Rio Grande do Norte. Dentro da programação, serão apresentadas palestras e mini-cursos, além da exposição de estandes de empresas e instituições colaboradoras.

As pré-inscrições poderão ser feitas diretamente pelo site do evento (www.conectarn.com.br). Visitem o site e veja a programação geral do Conecta RN 2008.


Por favor, divulguem...

Obrigada,

Íria Caline

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Eventos: Expotec 2008 (CEFET)



Este evento acontecera´ no CEFET de Mossoro´.

Mais informações:

http://www.cefet-rn.br/uned/

Eu estarei la!

Evento: IV Natal Java Day

Recebi por e-mail e estou divulgando:

Gostaria de convidar voces para participarem do IV Natal Java Day, que sera dia 22 de Novembro de 2008 no CEFET (Unidade Sede - Natal/RN).

Durante todo o sabado serao ministrados minicursos e palestras sobre a tecnologia Java (Veja a programacao em www.jeebrasil.com.br/nataljavaday)

Como todos os outros anos, para participar do evento, basta se inscrever no site do evento e levar 2 Kg de alimentos no pereciveis ao local no dia do evento, que serao doados para instituicoes de caridade do estado do RN.

A organizacao pede para que o pessoal do grupo nos ajude a realizar a divulgacao, junto ao pessoal da sua empresa, universidade, faculdade, etc.

Contamos com a participao de todos!

Inscricoes e mais informacoes no site www.jeebrasil.com.br/nataljavaday

Att,

Raphaela Galhardo Fernandes
----------------------------
Organizao Natal Java Day
Coordenadora do Grupo JavaRN

sábado, 25 de outubro de 2008

EPOCA 2008 – Análise



Esta semana participei do EPOCA, um encontro da área de computação que reuniu as instituições de ensino superior UFERSA, UERN, UFRN e CEFET.

Durante os 3 dias pude acompanhar diversas palestras e mini-cursos sobre os mais diversos temas. Comentarei sobre alguns dos assuntos que foram explanados.


QUARTA-FEIRA, 22/10/2008

7:30h – Encontrei diversos alunos e amigos na fila para se registrar e pegar o material. Pena que só recebemos 1 crachá, 1 pasta plástica, 1 caneta e 1 bloco de anotações, além do folheto com a programação. Nada de brindes ou mesmo propagandas de empresas da cidade. Faltou a busca de patrocínios por parte da organização do evento.

8:00h – Foi o único dia que pude participar de todos os cursos/palestras do dia. Comecei no mini curso Ferramentas Estatísticas Experimentais para Análise de Algoritmos, que mostrou como podemos usar média, moda, mora, desvio padrão, etc., para verificar o desempenho de um algoritmo. Muito interessante quando se está querendo realizar comparações entre dois algoritmos, ou entre plataformas diferentes. Pena que é foi muito puxado pro lado matemático, mas a professora conseguiu exemplificar muito bem e facilitou o entendimento. Pena que só tinha umas 8 pessoas na sala.

10:00h – Tivemos uma pausa para o translado entre a UFERSA e o CEFET. Eu fui de moto, mas a instituição disponibilizou um ônibus para levar o pessoal. Houve também um coffee break para manter o pessoal acordado.

10:30h – Assisti a uma palestra sobre construção de Middlewares, um tipo de programação para pequenos dispositivos (sensores) poderem se comunicar com outros sistemas. Interessante, mas, mesmo minha área favorita sendo de programação, não me chamou muita atenção. A paletra foi transmitida daqui de Mossoró para Natal e Currais Novos por vídeo conferência.

12:00h – Pausa para o almoço.

14:00h – Continuei no mini-curso de Análise de Algoritmos.


QUINTA-FEIRA, 23/10/2008


10:30h – Tive que passar na empresa no início da manhã e só cheguei quando a palestra já havia começado. A palestra foi sobre TESTE DE SOFTWARE. Muito interessante para quem é desenvolvedor. Falou sobre a importância de possuir um controle de qualidade durante todo o processo de criação do software e que é importante manter registros sobre tudo o que é feito no software, problemas encontrados, etc.

12:00h – Pausa para o almoço.

14:00h – Participei do Mini-Curso Desenvolvimento de Software para TV Digital usando GINGA. Muito interessante, o pessoal que apresentou é muito novinho, provando que não tem idade para ser bom. Mostraram como usar a linguagem Java para construir programas (usaram um simulador para rodar os programas) e depois apresentaram a linguagem GINGA-NCL (parecida com XML) que é muito fácil de trabalhar e permite ao usuário fazer coisas bem bacanas. A turma tinha pelo menos umas 20 pessoas.

http://www.ginga.org.br/
http://www.lavid.ufpb.br/

Paralelo a este curso estava acontecendo outro sobre PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL, com um perito da Polícia Federal. Arrependi-me amargamente de não ter escolhido este curso, pois me falaram que foi muito bom.

19:30h – O único evento à noite não teve público, apenas 6 pessoas participaram da Mesa Redonda “Metrópole Digital”, que por sinal foi muito boa. Mostrou que o Brasil ainda precisa melhorar muito o nível de competência dos estudantes e pesquisadores, e que o Governo Federal está investindo muito nisso. Em breve teremos em Natal um pólo de treinamento e qualificação para profissionais de computação que vai buscar os talentos da região para estudarem e trabalharem na área. Não fiquei até o fim, pois já estava muito cansado, saí às 21:00h, quando os 3 palestrantes terminaram suas apresentações.


SEXTA-FEIRA, 24/10/2008

8:00h – Começamos o dia com o mini-curso REDE DE SENSORES. Um assunto muito interessante e com muitas aplicações. Um dos exemplos citados foi aqui mesmo na cidade de Mossoró, onde o proprietário de um sítio contratou uma empresa para montar uma rede de sensores para detectar quais plantas do pomar precisavam ser aguadas. O sistema detecta a umidade do solo e ativa o sistema de irrigação apenas sobre a planta indicada, e ainda avisa ao proprietário via celular sobre a operação. Foram dados muitos outros exemplos como: migração de animais, monitoramento de campos de guerra, análise ambiental e muitos outros. A classe tinha pelo menos uns 20 participantes.

10:30h – Mais uma palestra, na minha opinião a melhor de todas, sobre FRAUDES NA INTERNET. Novamente com o perito criminal da P.F. Muito interessante o trabalho que eles fazem para combater os criminosos da internet. Fiquei com muita vontade de ser da P.F. agora...!

12:00h – Fim da apresentação e do EPOCA para mim, pois a tarde tenho que voltar ao trabalho.

Deixo o convite a todos os meus alunos e aos outros visitantes do site para participar de todos esses eventos que acontecerem aqui na cidade, pois isso abre muitas portas, você conhece pessoas novas, trabalhos interessantes, novas áreas de pesquisa e pode te ajudar a engatar um mestrado ou mesmo fazer parcerias para novos projetos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Concurso para Professor da UFERSA

Recebi por e-mail e estou divulgando.

Pessoal,

Segue em anexo o edital e pontos do concurso da UFERSA. As inscrições só podem ser feitas pela internet no site http://www.ufersa.edu.br/concursos/. A documentação pode ser enviada pelo Correio ou pode ser entregue pessoalmente aqui na UFERSA, em ambos os casos a documentação tem que chegar aqui na UFERSA até o dia 20 de novembro.

São 10 vagas para várias áreas do curso de Ciência da Computação. Doutores com formação em áreas afins à Ciência da Computação podem fazer o concurso. O curso de Computação também possui um programa de Mestrado em funcionamento (www.ufersa.edu.br/mcc). A região de Mossoró tem sua economia baseada em atividades ligadas ao setor do Petróleo (maior produtor em terra do Brasil gerando cerca de 20 mil empregos), Agronegócios e Industria Salineira. A cidade possui cerca de 230 mil habitantes e boa qualidade de vida e está a 35 km da praia, 90 km de Canoa Quebrada-CE, 230 km de Fortaleza e 260 km de Natal.

Por gentileza, divulgem com o pessoal. Obrigado,

Iguatemi

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Curso de MS-Project

Vi um cartaz no mural da faculdade e estou publicando para ajudar a divulgar.

CURSO DE MS-PROJECT

O curso explora as ferramentas para o planejamento e acompanhamento de projetos, situando o MS-PROJECT no contexto da Gestão de Projetos. Baseado nas melhores práticas de utilização, o curso mostra como obter o máximo do software superando a visão de que o mesmo pareça ser complexo.

OBJETIVOS DO CURSO

Desenvolver nos participantes o conhecimento e capacidade de gerenciar projetos de qualquer porte utilizando o software MS-PROJECT, envolvendo planejamento, acompanhamento e controle, aspectos financeiros, humanos, gerencia de recursos e conhecimento de seus principais utilitarios. Além disso, atualizar os profissionais em uma ferramenta cada vez mais exigida neste mercado altamente competitivo.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, engenheiros, lideres e profissionais envolvidos em projetos de qualquer natureza.

INSTRUTOR

Heron Fábio dos Santos

DATA E LOCAL

30 de Outubro a 1º de Novembro
UFERSA – Mossoró - RN

INFORMAÇÕES

ProAP/CREA-RN
4006-7217 / 9955-0390 - Micheline
3314-2022 / 9974-2537 - Almir
email:proap@crea-rn.org.br
almir@crea-rn.org.br

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Evento de informática...



Evento promovido pelas instituições de ensino da cidade/estado que possuem cursos de informática (CEFET, UERN, UFERSA e UFRN).

Estará acontecendo simultaneamente em Mossoró, Natal e Currais Novos, de 22 a 24 de Outubro.

Eu estarei lá! Inscrevam-se já!

http://epoca2008.cefetrn.br

sábado, 20 de setembro de 2008

Lula-Lá em Mossoró


Ontem não se falava outra coisa aqui em Mossoró: A visita do presidente Lula à cidade. Como moro perto do aeroporto, não pude deixar de notar a quantidade de gente aglomerada nas proximidades para ver o camarada passando. Mesmo em horários em que ele não estava nem perto de lá tinha uma legião de gente com câmera na mão, tirando fotos do avião do presidente... Até meus alunos quiseram decretar feriado municipal para não ter aula, é mole? Isso porque um dos temas da solenidade da qual ele veio participar foi a inauguração da UFERSA! 

Eu não sou muito ligado em ir atrás de "gente famosa", muito menos se for político...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Encontro de Blogueiros

Estou aproveitando o intervalo entre uma aula e outra para escrever alguns posts e deixar o blog em dia. Primeiro vou comentar sobre a I Desconferência entre Blogueiros Mossoroenses, uma iniciativa do Carlos Fran, Thiago Alex e Pedro Henrique.





Dei uma passada rápida por lá, deixei algumas idéias para melhorar a divulgação dos nossos blogs e descobri que preciso comprar uma câmera melhor para tirar fotos à noite, pois a do N70 só é boa para locais iluminados.

Pena que não deu quase ninguém... quem sabe na próxima...

sábado, 23 de agosto de 2008

Concurso para Professor da UFERSA

Foi aberto um processo seletivo para contratação imediata de professores substitutos nas áreas de Computação, Física e Matemática.

Mais informações no site da UFERSA:

http://www.ufersa.edu.br/concursos/

Inscreva-se, pois está sem concorrência. É a 2ª chamada para o concurso!

Inscrições até o dia 27/8, não perca essa oportunidade!

sábado, 9 de agosto de 2008

2ª Olimpíada de Algoritmos Hostnet



O que é a OAH?

A Olimpíada de Algoritmo Hostnet é uma aposta da empresa nos alunos do ensino técnico em motivar a formação de profissionais qualificados para suprir as necessidades do mercado. Fortalecendo também o elo entre a iniciativa privada e o sistema educacional. A OAH nasceu da busca de mão-de-obra qualificada em um mercado escasso.

A maior competição de Tecnologia da Informação do Brasil abriu as inscrições para sua segunda edição. No ano passado, a Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH) reuniu mais de 700 estudantes no estado do Rio de Janeiro. A idéia cresceu e, a partir deste ano, terá participação de escolas técnicas de todo o Brasil. O prazo para as inscrições para a segunda Olimpíada vai até o dia 10 de setembro, no site www.oah.com.br.

A competição será realizada em duas etapas e cada escola deverá inscrever uma equipe de três alunos para a primeira prova, que será realizada dia 10 de outubro. As 15 equipes melhores posicionadas no ranking - tendo no máximo três por estado - junto com um professor representante de cada escola finalista, serão chamados para competir na final da Olimpíada. Essa última etapa será realizada no dia 31 de outubro durante a programação da Latinoware, referência de congresso de Software Livre na América Latina, sediado em Itaipu, maior usina hidrelétrica em geração do mundo, em Foz do Iguaçu-PR.

Além da prova, o OAH reúne palestras de especialistas na área, como o presidente da Linux Internancional, Jon "Maddog" Hall. O evento ainda conta com apresentações de Luli Radfahrer, PhD em Comunicação Digital e Gustavo Guanabara, professor de Informática e criador do Guanabara.info, uma das maiores comunidades voltadas para estudantes da área, que completa um ano com mais de 3 mil visitas únicas diárias.

Mais informações:

http://www.oah.com.br

http://www.guanabara.info

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Feira do Livro

Entre os dias 5 e 10 e Agosto, acontecerá a Feira do Livro de Mossoró 2008.



A quarta edição do evento será realizada na Estação das Artes e contará com uma programação recheada de apresentações musicais, teatrais, literatura de cordel, palestras, debates e muito mais.

Um dos convidados é o cantor e compositor GABRIEL - O PENSADOR.

Mais informações no site oficial:

http://www.feiradolivrodemossoro.com/

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Visitação Pública à nova Igreja Mórmon



PERÍODO DE VISITAÇÃO PÚBLICA ÀS NOVAS INSTALAÇÕES DE A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Mórmons, convidam o público geral desta cidade a conhecer suas novas instalações.

Atualmente a Igreja possui cerca de 13 milhões de membros ao redor do mundo, presente em mais de 160 países. Devido a sua rápida expansão, mais de 400 capelas são construídas por ano.
Em Mossoró existem capelas em diversos bairros da cidade e com o crescimento das congregações foi necessária a ampliação das instalações, com a construção de uma sede a fim de reunir membros e visitantes em reuniões especiais de conferência, eventos culturais, serviços à comunidade e outros projetos.

A capela localizada na Av. Rui Barbosa, 95, Centro (por trás do Shopping Oásis) estará aberta para visitação pública nas noites dos dias 10 a 12 e 15 a 18 de Julho, sempre a partir das 19:30h. Os visitantes participarão de um tour pelas dependências e terão oportunidade de conhecer diversos programas desenvolvidos pela Igreja, tanto para o fortalecimento espiritual dos membros quanto os programas sociais e comunitários além de esclarecer dúvidas.

O período de visitação será encerrando com uma cerimônia de dedicação no dia 19 de Julho, também às 19:30h.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Teatro de Qualidade... e Grátis!

O grupo teatral O PESSOAL DO TARARÁ estará se apresentando nesta quinta-feira, 12 de Junho, dia dos Namorados no Teatro Dix-Huit Rosado com o espetáculo "A PELEJA DO AMOR NO CORAÇÃO DE SEVERINO DE MOSSORÓ".



A peça é uma mistura de comédia, romance e drama, inspirada no clássico Cyrano de Bergerac e que traz poesias regionais de autores como Antonio Francisco e Eliseu Ventania. Um encontro do erudito com o popular.

A apresentação será gratuita, mas as senhas devem ser retiradas antecipadamente na Livraria Poty Livros (ao lado do teatro).

Começa às 20:00h. Leve sua amada (ou amado) e não se atrase!

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Mais informações sobre o espetáculo e sobre o grupo no site oficial.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Mini-curso sobre Linux

Uma ótima oportunidade para aqueles que querem conhecer um pouco mais obre o Sistema Operacional Linux. Entre os tópicos que serão abordados está:

- FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO

- PERMISSÕES E COMANDOS

- CONVERTENDO EXTENSÕES

- INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS E JOGOS

- INSTALAÇÃO DE JOGOS DO WINDOWS NO LINUX

- CUSTOMIZAÇÃO DA APARENCIA

- VIRTUALIZAÇÃO DO WINDOWS XP

Instrutor: Raimundo Vieira de Souza Junior

31 de Maio, das 13:30 às 17:30h

Na Faculdade Mater Christi

Inscrições gratuitas através do e-mail:

ciciliamaia@gmail.com

Informe os seguintes dados: NOME, E-MAIL, INSTITUIÇÃO A QUE PERTENCE.