Mostrando postagens com marcador informática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador informática. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CineDigital - Cinema na UERN

Próxima segunda-feira, 17/09/2012, às 19:00, no auditório do PRODEPE/UERN, será realizada a 3a sessão do projeto Cine Digital, desta vez com o filme AMEAÇA VIRTUAL. Após a sessão será realizado um debate com o tema: Até onde o ser humano pode chegar para conseguir o que deseja?

Inscrições no site: http://di.uern.br

Participe!

(Clique para ampliar)



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mossoró no Google Streetview

Finalmente entraram no ar as imagens das ruas de Mossoró e Natal no serviço Google Maps / Streetview.

Para acessar, basta abrir o mapa no lugar desejado e arrastar o bonequinho laranja para cima do mapa.


O resultado ficou assim:


Que maravilha! Agora dá pra ver, pintado nas paredes dos prédios, o telefone das pizzarias e lanchonetes =)

Que tal publicar print screens de coisas e situações engraçadas que encontrar-mos? Mandem pro meu email que eu publico aqui no site: abrahao2k arroba gmail ponto com.

Divirtam-se!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cursos On-Line Gratuitos

Dica do amigo Euriam Barros:


https://inclusao.serpro.gov.br/

São diversos cursos disponíveis, entre eles:


Água para Todos
Administração do Tempo
Capacitação de Tutores
Comunicação e Linguagem
Dicas Para Viver Melhor
Direitos do Consumidor Bancário
dotProject Básico
DORT/LER
Educação Alimentar
Ética na Escola
Introdução à Gerência de Projetos
Matemática Financeira
Planejamento Financeiro Pessoal
Português no dia-a-dia
Primeiro Emprego
Linguagem Empresarial
Segurança Alimentar

BrOffice.org - 3.1 Sem Tutoria
Desvendando a Informática
Digitação
Sensibilização para o uso de software livre
Ubuntu
Usando o Mozilla Firefox


BONS ESTUDOS!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que posso fazer com um tablet?

Os tablets são a nova moda entre aqueles que gostam de tecnologia. Em muitos casos tem substituído o notebook ou o netbook. Mas será que dá mesmo para deixar o teclado em casa e andar por ai só com a tela?


Eu ainda não tenho um tablet. Estou pensando em comprar um e por isso tenho pesquisado quais os benefícios que um aparelho desses traria para mim no dia-a-dia.

Neste post comentarei algumas tarefas que seriam facilitadas com o uso do tablet e outras que, na minha opinião, ainda necessitam ser feitas no note/netbook.

LEITURA DE TEXTOS ( TABLET ) - Eu gosto de ler antes de dormir, e como não tenho luminária preciso deixar a luz acessa, o que incomoda a mim (pois tenho que levantar pra apagar) e à minha esposa, que geralmente dorme antes de mim. Tenho usado o celular para ler arquivos de texto, mas com a tela de tamanho reduzido a experiência não é tão agradável. O netbook precisa ficar aberto e a posição incomoda, então acredito que com o tablet a leitura seria perfeita.

NAVEGAÇÃO CASUAL NA INTERNET ( TABLET ) - pra ler o email, twitter, facebook, youtubem etc., vale a pena usar o tablet.

NAVEGAÇÃO MAIS DEMORADA NA INTERNET ( NOTEBOOK ) - quando é preciso preencher formulários, responder emails, postar fotos nas redes sociais, ou seja, produzir conteúdo, eu prefiro usar o notebook. Acho mais confortável usar o mouse e o teclado.

PRODUÇÃO DE TEXTOS ( NOTEBOOK ) - É bem verdade que existem teclados USB em miniatura que podem ser carregados junto com a capa do tablet, mas imagino que seja muito desconfortável produzir textos neste equipamento. Também não sei em qual nível de evolução estão os editores de textos para tablets. Será que já possuem corretor ortográfico? Dá pra fazer referências bibliográficas, numeração de páginas, sumário automático, etc? Talvez com aplicativos web tipo o Google Docs a produção seja mais tranquila, mas por enquanto prefiro continuar com o Microsoft Word ou o LibreOffice.

JOGOS CASUAIS ( TABLET ) - o uso da tela sensível ao toque traz novas possibilidades para os jogos.

JOGOS MAIS ELABORADOS ( NOTEBOOK ) - o processador do notebook em geral é melhor que dos tablets (claro que já estão saindo tablets turbinados), mas eu não consigo acostumar com a falta de botões para apertar. Prefiro usar o teclado no note ou mesmo plugar um joystick para melhor aproveitar os jogos.

GERENCIAMENTO DE TAREFAS ( TABLET ) - Costumo usar o celular para anotar meus compromissos, despesas, etc. Acredito que a tela maior e programas mais elaborados me ajudariam a me organizar ainda melhor.


QUAL COMPRAR? - Se eu não tivesse nenhum aparelho e fosse comprar um, eu escolheria o NETBOOK, pois tem hd maior, memória maior, mais portas usb, várias opções de sistemas operacionais e periféricos, infinitos programas, não é tão pesado e custa praticamente o mesmo que um tablet. Só compraria o tablet se eu já tivesse um netbook.

Essas são minhas primeiras considerações. Quando eu adquirir um tablet talvez passe a ver por outro ângulo. Aguardemos... =)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curso de Wordpress

Tá a fim de criar um blog ou dar uma turbinada no seu site? Já conhece o WORDPRESS?

Se você está começando ou quer começar a programar para web, indico o curso oferecido pela School Of Net que será ministrado pelo Nicholas André, ex aluno do IFRN, medalhista na Olimpiada de Algoritmos Hostnet em 2011 e programador de primeira.

Passa lá no site e se informe http://www.schoolofnet.com/wordpress/


Investimento em educação sempre vale a pena!

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Limpando a caixa de e-mails

Estou cansado de tanto receber SPAM, e acredito que vocês também.


O que muitas vezes não percebemos é que na maioria dos e-mails que vem com propaganda existe uma opção para REMOVER o e-mail da lista (geralmente em letras miúdas, lá no finzinho da mensagem).


Há quem diga para não se descadastrar pois é uma forma de confirmar que eu e-mail é ativo, o que daria margem para ele ser incluído em muitas outras listas de propaganda.

Eu estou descadastrando de tudo o que posso e posso afirmar que o número de SPAM tem diminuido... um pouco...

E você? Descadastra ou simplesmente ignora? Deixe um comentário.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo, HD Limpo

Tenho um costume que já me acompanha há algum tempo: sempre nos primeiros dias do ano faço um backup completo dos meus HDs a fim de começar o ano "zerado".

Se vocês observarem os arquivo acumulados ao longo do ano anterior, vão ver que muita coisa está lá só ocupando espaço, e um backup completo é uma alternativa para você conferir o que é importante e o que pode ser arquivado.

Normalmente eu sigo os seguintes passos:

1. Crio uma pasta chamda "aaa DVD1 aaa" e vou movendo para dentro dela arquivos suficientes para completarem os 4,3 Gb que cabem em um DVD-R. Repito isso para os arquivos que sobraram, criando outras pastas mudando apenas o numero: DVD2, DVD3... Fazendo isso, fico sabendo quantos discos vou precisar pro backup.

Existem alguns programas que facilitam essa tarefa, como o HardLink (requer msvcr70.dll e mfc70.dll) ou o 
Burn to the Brim (requer o arquivo: wnaspi32.dll). Eu prefiro fazer manualmente, mesmo tendo um pouco mais de trabalho, já consigo dar uma olhada no que vai ficar em cada disco.


2. Uma dica para encontrar rapidamente aqueles arquivos grandes que ocupam muito espaço é usar os programas TreeSize ou FolderSize que mostram o tamanho de cada pasta. Então você saberá o que está ocupando espaço no seu HD.


3. Depois de separar tudo, é hora de gravar. Você pode usar o programa de gravação que tiver instalado no seu computador, ou se não tiver nenhum, eu recomendo o CDBurner XP, que é bem completo e gratuito. Não esqueça de anotar com uma caneta para cds uma breve descrição do conteúdo de cada disco.


4. Depois de gravar cada pasta em DVD, eu movo os arquivos para uma pasta chamada "zzz JA GRAVEI zzz", para posteriormente fazer a exclusão de tudo o que eu não quiser manter.

5. O próximo passo é numerar e catalogar os discos, para isso eu uso os programas DiscLibrary (gratuito) e o WhereIsIt (pago).

Para a numeração eu costumo usar o modelo de data invertido, por ex: 2012-01-01 e 2011-12-31, assim quando eu ponho no catalogador, fica tudo em ordem cronológica. Escreva esse numero no disco e no catalogador. Se houver mais de um disco gravado no mesmo dia, basta colocar um numero extra no final: 2012-01-01 01, 2012-01-01 02, e assim por diante.


6. Por fim, faço envelopes para meus discos a partir de folhas de papel A4 (opção 1opção 2 - opção 3) e guardo tudo numa caixa de arquivo, em ordem de data, pois fica fácil na hora de recuperar.


Bons backups!

Prof. Abrahão Lopes

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Seleção para Mestrado em Computação UERN/UFERSA




Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação UERN-UFERSA - Seleção 2011

Inscrições até 30 de novembro

O mestrado acadêmico em Ciência da Computação tem como base uma parceria, no modelo Associação Ampla, entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.
A infra-estrutura é compartilhada e os alunos assistem às aulas e desenvolvem seus projetos de pesquisa em ambas as instituições, fisicamente vizinhas. Laboratórios, bibliotecas, salas de aula, auditórios, salas de professores, instalações para alunos e demais recursos estão disponíveis em tempo integral tanto na UERN como na UFERSA, localizadas em Mossoró, cidade que está situada no ponto médio entre Fortaleza (230 Km) e Natal (277 Km) e possui um amplo potencial econômico. Como alguns exemplos, podemos citar a fruticultura irrigada, a extração de sal e petróleo e o agronegócio. A cidade também está localizada acerca de 38 Km do litoral, possuindo excelente qualidade de vida.

As inscrições ficarão abertas até 30 de novembro. As informações sobre a documentação necessária, oferta de vagas e calendário do processo seletivo estão disponíveis em:


Outras informações:

(84) 3315-2196 - UERN
(84) 3315-1790 - UFERSA

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Removendo o "virus que cria atalhos"

Todas as máquinas do laboratório da escola em que trabalho estão infectadas com um virus chato que cria atalhos em seu pendrive com o mesmo nome e icones dos arquivos existentes, e faz com que esses atalhos apontem para o virus. Ou seja, qualquer item do pendrive que você clicar vai infectar o pc.

Muitos alunos chegam a mim pedindo para limpar o pendrive deles. Vou então explicar o procedimento que uso:

Primeiro vá numa máquina que não esteja infectada, e no Windows Explorer mande exibir todos os arquivos. Você verá que os seus arquivos ainda estão no pendrive, porém com atributo OCULTO.


O primeiro passo é excluir todos os atalhos existentes.


Depois exclua pastas suspeitas, executáveis e o arquivo autorun.inf (se existir). Na figura abaixo eu apaguei tudo o que está marcado em azul e mais as duas pastas com as setas vermelhas.


Acesse o prompt de comando. Entre na unidade do seu pendrive (neste exemplo foi G:) e digite o comando mostrado abaixo: attrib -r -s -a -h /s /d.


Esse comando remove qualquer marcação de OCULTO que as pastas e arquivos tiverem.

Feito isso, crie uma PASTA chamada autorun.inf. Isso não vai evitar que o pendrive seja infectado novamente, porém não vai deixar o vírus se instalar num computador que esteja livre do vírus.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aprenda fazendo Robôs


RoboEduc
Fone: (84) 8114-0122
E-Mail: contato@roboeduc.com

terça-feira, 11 de maio de 2010



Excelente artigo publicado no site www.ByteQueEuGosto.com.br:
Por que a computação é tão complexa?

Talvez isso ajude a entender um pouco.
de administrador@bytequeeugosto.com.br (Marcel Dias)

O problema abaixo foi mostrado por Dalton Gerth, que durante muito tempo foi o profissional com a maior quantidade de certificações Microsoft do planeta. Basta ter em mente que lá pra 2001 ele já tinha umas 50. Ele fala sobre o problema do P versus NP, que é um problema da Ciência da Computação.

“Você foi contratado por uma empresa de transportes e precisará traçar a melhor rota entre as cidades, de um caminhão de entregas. O caminhão, passará em 4 cidades, retornando a cidade de Destino. Exemplificando. O caminhão precisará entregar em uma única viagem; as seguintes cidades informadas : São Paulo (onde o caminhão deverá INICIAR e TERMINAR o projeto), Campinas – uma cidade que ele precisará efetuar o transporte, Mogi Mirim – Outra cidade e Osaco – Última cidade. Obtendo a distância entre elas, você deverá realizar um programa, para que ele trace todas as rotas possíveis, para que você consiga extrair do computador, qual é a menor rota que ele deverá fazer.

Neste caso, teríamos algo parecido com isto:

A – Cidade Origem e Destino | B, C, D (Campinas, Mogi Mirim e Osasco)

Como quatro é o número de cidades, sendo que a cidade A, irá iniciar e terminar o trajeto, podemos fazer uma fórmula matemática básica para isto Fatorial de 3 é igual a 6 – 3! = 6

A B C D A

A B D C A

A C B D A

A C D B A

A D B C A

A D C B A

Provavelmente, após criarmos um programa simples, e colocássemos em funcionamento, um computador, resolveria estas sequência em 0,000000000000000001 segundo. Agora, foi pedido para que melhorássemos este mesmo programa. Ao invés do caminhão, seguir por três cidades, ele irá seguir para 5, 10, 15, 20 e finalmente 25 cidades. Então, fazemos o programa, com estas novas variáveis.

E, por nossa supresa, verificamos que… com 15, 20 ou 25 cidades o nosso programa Não funciona !!!!! Ele *trava* (entre aspas). Então, deixamos ele processar com 15 cidades, e vamos almoçar. Percebemos que ele demorou cerca de 20 minutos, mas conseguiu processar. Mas com 20 ou 25 não funciona de jeito nenhum.

Bom, a resposta está no problema…, que não há solução. Caso este computador conseguisse processar cerca de 52 milhões e 42 milhões de rotas por segundo (respectivamente para 20 e 25 cidades), o tempo que iríamos ter a resposta para todos é de :

20 cidades à 73 anos (estaríamos velhos, mas ele iria dar o resultado)

25 cidades à 470 milhões de anos !!! (não está escrito errado !!!)

Ou seja, deveríamos ter deixado este programa ser processado, de acordo com a escala de tempo geológica, no período Fanerozóico.”

E depois todo mundo ainda quer que a informática funcione de maneira exata. :-)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Humor: Currículo de Mestre

Mais um recebido por e-mail. Pena que a realidade é exatamente essa!


Este anúncio foi publicado num famoso site de procura e oferta de trabalho nacional.
Um jovem recém licenciado na área leu-o e achou que devia responder à letra!
A Revista Visão de 16 de Julho publica um artigo sobre o jovem que deu esta resposta!

A XXXXXXXXXX está a aceitar candidaturas para estágio na área de Design
Requisitos Académicos: Finalista ou recém-licenciada(o) em Design
Competências pessoais :
• Poder de comunicação;
• Iniciativa;
• Auto-motivação;
• Orientação para resultados;
• Capacidade de planeamento e organização;
• Criatividade
Competências técnicas :
Conhecimentos nos seguintes programas/linguagens
® Adobe Photoshop,
® InDesign,
® Illustrator (FreeHand e Corel Draw) Flash,
® Dreamweaver,
® Premiere,
® AfterEffects,
® SoundBooth,
® SoundForge,
® AutoCad,
® 3D StudioMax
® HTML (basic),
® ActionScript 2.0 (basic),
® CSS,
® XML.
Remuneração: Estágio Remunerado
Duração: 6 meses, com possibilidade de integração na equipa

Portanto, e resumindo, esta empresa quer um recém licenciado que saiba de origem 13 softwares e 4 linguagens de programação. Isto é o país em que vivemos.
Não me ficando atrás perante esta pérola, decidi responder no mesmo estilo.
Eis o que lhes respondi:

Boa noite,
Estou a entrar em contacto para responder ao anúncio colocado no site Carga de Trabalhos para a posição de estagiário em Design.
Chamo-me André Sousa, tenho 25 anos e sou um recém licenciado em Design de Equipamento (Fac. Belas Artes de Lisboa).
Sou extremamente comunicativo, transbordo iniciativa e auto-motivação, estou constantemente orientado para os objectivos como uma bússola para o Norte (magnético), sou mais planeado e organizado que o Secretário de Estado de Planeamento e Organização e sou um diamante da criatividade como já devem ter percebido e como vão poder comprovar nas próximas linhas.
Quanto aos conhecimentos técnicos:
Sou um mestre em Adobe Photoshop.
Conheço o InDesign por dentro e por fora.
O Illustrator, Freehand, Corel e o Flash são os meus brinquedos do dia a dia, faço o que quiser com eles.
Nem me ponham a falar do Dreamweaver, até de olhos fechados...
Premiere... Até sonho com ele!
AfterEffects tem um lugar especial no meu coração.
Faço umas coisas bem maradas com o SoundBooth e o SoundForge.
Com o Autocad e o 3d Studio Max até vos faço duvidar dos vossos próprios olhos.
Html, Action Script 2.0, CSS e XML são as linguagens do meu mundo.
Mas sejamos francos, qualquer estudante de 1º ano sabe de cor e salteado qualquer um destes 13 softwares e 4 linguagens de programação...
Eu sou um recém finalista. E como tal tenho muito mais para oferecer:
Tenho conhecimentos de Cinema 4D, Maya, Blender, Sketch Up e Paint ao nível de guru.
Tenho conhecimentos mega-avançados de C+, C, C++, C+ ou -, Java, JavaScript, Ruby on Rails, Ruby on Skates, MySQL, YourSQL, Everyone'sSQL, Action Script 3.0, Drama Script 3.0, Comedy Strip 3.0 e Strip Tease 2.5, Ajax, Vanish Oxi Action, Oracle, Sonasol, XHTML, Batman e VisualBasic.
Conheço o Office todo de trás pra frente assim como o Microsoft WC.
Domino o Flex ao nível do Bill Gates e mexo no Final Cut Pro melhor que o Steven Spielberg.
Tenho ainda conhecimentos de grande amplitude em 4 softwares que estão a ser desenvolvidos por grandes marcas e também de 3 outros softwares que ainda não foram inventados.
Falo 17 línguas, 5 das quais já estão mortas e 6 dialectos de povos indígenas por descobrir.
Com estes conhecimentos todos estou super interessado num estágio porque acho que ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Espero que ao fim de 6 meses tenha estofo suficiente para poder fazer parte da vossa equipa e quem sabe liderá-la.
Fico ansiosamente à espera de uma resposta vossa.
Embora tenha uma oportunidade de emprego na NASA e outra no CERN espero mesmo poder fazer parte da vossa equipa.

Cumprimentos,
A. S.

PS: Com um anúncio desses, a pedir o que pedem a um recém licenciado, é uma resposta destas que merecem. Peço desculpa se feri susceptibilidades mas não me consegui conter

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fotos do FLISOL

Sábado passado (24/04/2010) aconteceu o FLISOL 2010 - Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, nas dependências do IFRN Campus Mossoró. Mais de 200 inscritos e participação massiva dos alunos e da comunidade. Palestras que agradaram iniciantes e usuários avançados no que diz respeito a Software Livre. Foi isso o que presenciei!

Registrei alguns momentos com minha câmera (que por sinal está ficando ultrapassada). Confira!

















































quinta-feira, 8 de abril de 2010

Assistindo RMVB na TV

As conexões banda larga se popularizaram e com isso tornou-se muito mais fácil baixar vídeos na Internet. Uma prova disso é o Youtube e dezenas de outros sites "tubes" que existem. Outra é o grande número de sites que oferecem seriados, filmes e programas de tv para download.

Entre os brasileiros, um popular formato é o RMVB (Real Media Variable Bitrate), que consegue imagens com boa qualidade em arquivos bem pequenos (em média 70 a 140 MBs por episódio de seriado).

Só há um pequeno problema: RMVB não roda no aparelho de DVD, só no computador!

Sempre que eu quero assistir algum vídeo, preciso ligar o notebook na TV. Por sorte praticamente todas as tvs LDC já trazem entrada padrão VGA, aquela igual a do monitor.

Mas quem não tem uma TV LCD também pode assistir seus videos na tela grande, usando uma das seguintes alternativas:

Equipamento Media Player

É fácil encontrar aparelhos chineses com suporte a RMVB. Uma pesquisada rápida no www.dealextreme.com vai te retornar dezenas de opções com preços atraentes. Modelos simples a partir de 30 dólares e outros mais sofisticados por até 180 dólares. Com um aparelho desse tipo, basta espetar o pen-drive na entrada USB para aproveitar o vídeo.



Softwares de Conversão

Quem não estiver a fim de gastar com um aparelho, pode usar um programa conversor de vídeo para transformar o RMVB em MPG ou MPG2, gravar num disco e tocar direto no aparelho de DVD.

Dois programas que eu recomendo:

Format Factory - Um canivete suiço da conversão. Trabalha com os formatos mais populares (ou não) de áudio e vídeo). O melhor de tudo: é gratuito. Basta arrastar os arquivos para dentro do programa, escolher o formato de saída e aguardar a conversão.



http://www.baixaki.com.br/download/formatfactory.htm

ConvertXtoDVD - Esse programa é fantástico. Basta arrastar os arquivos e ele cria um disco no formato DVD com menu, legendas selecionáveis (se o arquivo tiver legendas externa *.srt), multiplas trilhas de audio, capítulos, etc. Como nem tudo é perfeito, esse programa é pago, mas dá pra conferir uma versão de testes.



http://www.baixaki.com.br/download/convertxtodvd.htm

Se você conhece outros programas do mesmo estilo, deixe um comentário!