Mostrando postagens com marcador informática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador informática. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Concurso para Professor da UFERSA

Recebi por e-mail e estou divulgando.

Pessoal,

Segue em anexo o edital e pontos do concurso da UFERSA. As inscrições só podem ser feitas pela internet no site http://www.ufersa.edu.br/concursos/. A documentação pode ser enviada pelo Correio ou pode ser entregue pessoalmente aqui na UFERSA, em ambos os casos a documentação tem que chegar aqui na UFERSA até o dia 20 de novembro.

São 10 vagas para várias áreas do curso de Ciência da Computação. Doutores com formação em áreas afins à Ciência da Computação podem fazer o concurso. O curso de Computação também possui um programa de Mestrado em funcionamento (www.ufersa.edu.br/mcc). A região de Mossoró tem sua economia baseada em atividades ligadas ao setor do Petróleo (maior produtor em terra do Brasil gerando cerca de 20 mil empregos), Agronegócios e Industria Salineira. A cidade possui cerca de 230 mil habitantes e boa qualidade de vida e está a 35 km da praia, 90 km de Canoa Quebrada-CE, 230 km de Fortaleza e 260 km de Natal.

Por gentileza, divulgem com o pessoal. Obrigado,

Iguatemi

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Drives Virtuais



Hoje em dia não é mais necessário gravar a imagem ISO de um disco para utilizá-lo no PC. Existem diversos programas que podemos utilizar como Drive Virtual, onde ao invés de você inserir o cd no micro você apenas abre o arquivo da imagem.

Até então eu utilizava o Daemon Tools 3.47, uma versão lançada em 2004 mas que ainda é a minha favorita, principalmente por não ter nenhum spyware ou adware.

Vi a propaganda do SlySoft Virtual Drive, da mesma produtora do famoso CLONE CD, muito famoso antigamente. Infelizmente não passou no meu teste pois apesar de ser bom, traz suporte a pouquíssimos formatos de imagem.

http://www.slysoft.com/en/virtual-clonedrive.html

Para mim o formato NRG (do Nero) é muito importante, e esse não vem no SlySoft Virtual Drive, certamente por ser um formato proprietário.

Mas o campeão mesmo é o Alcohol 120% (pago), que consegue criar imagens perfeitas, copiando até o sistema de proteção usado nas mídias originais. Infelizmente sofre do mesmo problema do Virtual Drive, só abre alguns tipos de imagens.

http://www.alcohol-soft.com/

Digitalizando a papelada

Outro dia aproveitei algumas horas livres para dar uma arrumada na bagunça que estava formada nas estantes que tenho em casa. Fiquei impressionado com a quantidade de papel inútil que tenho guardado, e por mais que eu rasgue e jogue fora, sempre aparece mais e mais.

Pesquisei um pouco sobre o assunto e aqui cito algumas vantagens de se utilizar essa técnica:

- Redução do espaço físico necessário para armazenamento;
- Facilidade na recuperação da informação;
- Possibilidade de acesso por mais de um usuário;
- Possibilidade de manter cópias de segurança;

Claro que também há desvantagens:

- Obrigatoriedade da existência de hardware e software para recuperação da informação;
- Não há valor jurídico;

Leia mais neste artigo:
http://www.powerbrasil.com.br/pdf/Digitalizacao_Unicamp.pdf

Existem empresas especializadas no assunto, como o Grupo Store (www.grupostore.com.br) e a Arquivar (www.arquivar.com.br) que realizam microfilmagem, digitalização, organização, guarda de arquivos e outros procedimentos semelhantes.



Andei pensando em comprar um scanner e digitalizar todos os papeis que eu imagino um dia terão serventia. O scanner em vista é o HP ScanJet G2410, que custa R$ 199,00 no Submarino (com frete grátis). Já usei um desses na faculdade e a qualidade é excelente, assim como a velocidade de captura.

Qualquer novidade sobre o assunto postarei aqui.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

BORRACHA BRANCA NÃO!



Ouvindo hoje o podcast do site Guanabra.Info, aprendi algo que vinha fazendo errado a minha vida inteira.

Ao limpar os contatos da memória RAM ou de placas durante a manutenção dos equipamentos, NUNCA PASSE BORRACHA! A explicação é que os equipamentos possuem um verniz que cobrem os contatos e a cada “borrachada” você remove parte do verniz. Vai chegar o dia em que ao tirar a placa para manutenção ela estará enferrujada!

O ideal é usar um spray específico para limpeza de contatos elétricos. Encontrei nesse site por 8,60. Bem melhor que perder uma placa de vídeo caríssima ou aqueles pentes de memória que você comprou outro dia.



Borracha nunca mais! Se liguem!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Descadastrando-se de listas de e-mails



Eu tenho um e-mail pessoal e outro que uso para me cadastrar em sites da web. Fico impressionado com a quantidade de propaganda que chega neste segundo.

Outro dia resolvi começar a batalha para me descadastrar de alguns serviços e ver se conseguia diminuir a quantidade de SPAM que chega nessa conta.

Até consegui remover alguns, mas tem outros que por mais que você solicite a remoção, ainda continua vindo mensagens. Um exemplo é o site BestLife que já tentei descadastrar umas 10 vezes, mas fui vencido pelo cansaço.

É, o jeito é criar não um, mas dois e-mails para cadastro. Um para sites que você sabe que só vai usar uma vez na vida e outro para sites de uso mais constante.

Não perca tempo tentando descadastrar, simplesmente esqueça a senha desse e-mail bomba!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Baixe de tudo no Google

Esta é uma dica enviada por Daniel Lopes do site www.Grospim.com. Testado e aprovado!

Para que programas pra baixar musicas , clipes , rmvb? Tem um novo modo que você irá adorar. Usando apenas a busca da Google você pode achar quase tudo.

Primeiro acesse o site www.Google.com.br e no campo de busca digite o seguinte:

?intitle:index.of? mp3 (nome do artista)
?intitle:index.of? avi (nome do artista)
?intitle:index.of? rmvb (nome do artista)

Eexmplos:

?intitle:index.of? mp3 fergie
?intitle:index.of? avi fergie
?intitle:index.of? rmvb lost

sábado, 9 de agosto de 2008

2ª Olimpíada de Algoritmos Hostnet



O que é a OAH?

A Olimpíada de Algoritmo Hostnet é uma aposta da empresa nos alunos do ensino técnico em motivar a formação de profissionais qualificados para suprir as necessidades do mercado. Fortalecendo também o elo entre a iniciativa privada e o sistema educacional. A OAH nasceu da busca de mão-de-obra qualificada em um mercado escasso.

A maior competição de Tecnologia da Informação do Brasil abriu as inscrições para sua segunda edição. No ano passado, a Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH) reuniu mais de 700 estudantes no estado do Rio de Janeiro. A idéia cresceu e, a partir deste ano, terá participação de escolas técnicas de todo o Brasil. O prazo para as inscrições para a segunda Olimpíada vai até o dia 10 de setembro, no site www.oah.com.br.

A competição será realizada em duas etapas e cada escola deverá inscrever uma equipe de três alunos para a primeira prova, que será realizada dia 10 de outubro. As 15 equipes melhores posicionadas no ranking - tendo no máximo três por estado - junto com um professor representante de cada escola finalista, serão chamados para competir na final da Olimpíada. Essa última etapa será realizada no dia 31 de outubro durante a programação da Latinoware, referência de congresso de Software Livre na América Latina, sediado em Itaipu, maior usina hidrelétrica em geração do mundo, em Foz do Iguaçu-PR.

Além da prova, o OAH reúne palestras de especialistas na área, como o presidente da Linux Internancional, Jon "Maddog" Hall. O evento ainda conta com apresentações de Luli Radfahrer, PhD em Comunicação Digital e Gustavo Guanabara, professor de Informática e criador do Guanabara.info, uma das maiores comunidades voltadas para estudantes da área, que completa um ano com mais de 3 mil visitas únicas diárias.

Mais informações:

http://www.oah.com.br

http://www.guanabara.info

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Economize R$ 50,00 fácil

A maioria dos problemas em no-break acontece devido à bateria que fica sem carga. Em alguns acontece apenas o desligamento do micro quando cai a energia, outros modelos não chegam nem a ligar. Aprenda aqui como trocar a bateria do seu no-break e economizar R$ 50,00 da visita do técnico.

1. Comece fazendo uma limpeza básica por fora.

2. Remova os parafusos ou os pinos plásticos que prendem a tampa na carcaça. Para tirar os pinos plásticos com facilidade, basta colocar a chave de fenda entre a tampa e a carcaça e dar um puxada para o lado.



3. Use um soprador e um pincel para tirar a poeira do interior.



4. Antes de desconectar os cabos, use etiquetas para numerá-los. Assim não haverá perigo de ligar errado.



5. Tire os parafusos que seguram a bateria, desconecte os cabos e remova a bateria. Não a jogue no lixo, entregue-a no local onde você comprou a bateria nova. A natureza agradece!






6. Ponha a bateria nova, parafuse e conecte os cabos. Teste o funcionamento do no-break antes de fechar a tampa. Cuidado para não tocar nos circuitos ou transformador enquanto aparelho enquanto estiver ligado. Cole uma etiqueta na tampa com a data da troca da bateria e o local onde a mesma foi comprada.

Prontinho, R$ 50,00 economizados em menos de 10 minutos!

sábado, 14 de junho de 2008

Como ler este blog no trabalho ou na facult

A maioria das instituições privadas e de ensino limitam o uso da internet a seus usuários. Eu, como administrador de rede de uma empresa, entendo a importância de se criar políticas para uso da conexão, tanto no sentido de evitar contaminação por vírus, como no quesito de garantir a disponibilidade da banda para serviços como VoIP, e-mail, etc.

Uma das formas mais conhecidas para se burlar os bloqueios é o uso de sites tipo proxy, sites que redirecionam o tráfego através de outros servidores e mostram a página dentro de um frame no navegador.

Para o firewall (o programa que realiza o bloqueio) o usuário está acessando um site permitido, mas dentro deste vem as informações do site que deveria estar bloqueado. Claro que a velocidade é muito menor, mas dá pra ler aquele blog legal cheio de dicas que um certo professor costuma publicar ;)

Vou mostrar duas formas bem simples de conseguir acessar uma porção de sites, você só precisa ter acesso ao Google.

1) Páginas em Cachê – O Google de tempo em tempo faz a cópia das páginas acessadas para seus servidores, então, se você quiser consultar uma página qualquer, basta pesquisar o endereço no google e clicar no link Em cache. As páginas não são atualizadas com muita freqüência, então pode ser que ao clicar o conteúdo já esteja defasado.


2) Ferramentas de idioma – Na página principal do Google você encontra o link Ferramentas de idioma. Clique nele e vá até a seção Traduzir a Página da Web. Digite o endereço, e na caixa da esquerda escolha um idioma distante como grego e na caixa da direita escolha português. Clique em traduzir e aguarde. O texto pode aparecer meio bagunçado pois algumas palavras serão substituídas, mas a página vem atualizada e completinha.




Agora ninguém mais tem desculpas para não acessar o blog.

Comente!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Desligando o Windows dia linha de comando

As vezes quando você tenta desligar o Windows através do menu INICIAR > DESLIGAR, o sistema simplesmente ignora o comando e continua lá paradão.

Existe um comando que pode ser usado para forçar o Windows desligar “na marra”. Basta ir em INICAR > EXECUTAR e digitar:

shutdown –r –f –t 0

-R é para reiniciar (se quiser desligar, troque por –S)

-F força o encerramento dos programas

-T é quanto tempo você quer aguardar antes de finalizar (usei zero para desligar imediatamente)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Diminua antes de enviar (2)

Outra coisa importante. As fotos tiradas em câmeras digitais, principalmente as mais recentes (5 Mega Pixels ou mais) são extremamente grandes para enviar por e-mail. A resolução boa para enviar é 640x480 pixels ou 800x600 (no máximo). nas câmeras mais novas essa resolução pode chegar a 2560x1920, isso é 16 vezes maior que o recomendado.

Se você usa o Outlook já deve ter visto a opção de redução de imagens, geralmente uso esse recurso da seguinte forma:

- Selecione os arquivos no Windows Explorer

- Clique com o botão direito do mouse sobre um deles e escolha ENVIAR PARA > DESTINATARIO DO CORREIO

- Na tela que surge, escolha a opção de reduzir as imagens


Se você usa WebMail, antes e enviar as fotos use um editor de imagens, como o gratuito PhotoFiltre, para redimensionar. Lembre-se de salvar o arquivo com outro nome (Salvar Como / Save As...) para não perder sua foto original.

No PhotoFiltre use o menu IMAGE > IMAGE SIZE (CTRL + H) e digite os valores nas caixas Width (largura) e Height (altura) no quadro New Size.


quinta-feira, 15 de maio de 2008

Reduza antes de enviar

Costumo receber quase todo dia arquivos por e-mail, e por incrível que pareça as pessoas ainda não entendem como usar bem esse serviço.

É comum chegar para mim imagens em formato BMP com 2, 3 e até 5 Megabytes quando poderiam vir em JPG ocupando apenas 10% desse espaço.

Até as ferramentas mais simples como o PAINT do Windows consegue salvar arquivos nesse formato. Vajamos um exemplo:

Capturei a tela inicial do Blog usando a tecla PRINT SCREEN. Abri o Paint e colei a imagem. A seguir salvei no formato Bitmap de 24 bits que é o padrão do programa. Isso gerou um arquivo de 2,30 Megabytes, quase o tamanho de uma música em MP3.


Sem fechar a tela cliquei em ARQUIVO > SALVAR COMO e na tela de salvamento, mudei o formato na caixa Salvar como tipo para JPEG. Resultado, um arquivo de 0,15 Megabytes, ou seja, 7% do tamanho inicial e com qualidade semelhante.


Deixo aqui um apelo: Por favor, diminua o tamanho dos arquivos antes de enviá-los por e-mail. Assim você estará contribuindo para uma internet melhor.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Skype 100% Aprovado

Como falei no outro dia, o Skype oferece um serviço de ligações para telefone fixo com preços baixíssimos. Fiz a assinatura trimestral do plano Brasil 400 (que custou R$ 39,90 com impostos inclusos). O valor ficou R$ 10,00 acima do que eu tinha comentado, mas ainda assim o preço da ligação é baixíssimo: R$ 0,03 por minuto para qualquer telefone fixo no Brasil.


Já fiz alguns testes e a qualidade da ligação é excelente, sem atrasos. Estou usando um fone de ouvidos com microfone daqueles simples (de R$ 15,00) e está perfeito!

Outra vantagem é que o Skype permite você cadastrar os contatos (mesmo os telefones) e fazer a discagem por nome ou por número.

Dependendo da cidade que você esteja (Belo Horizonte,Brasilia, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, São José dos Campos), ainda é possível obter um número telefônico que as pessoas ligam e você atende no micro.

Todas as ligações ficam registradas e você pode consultar a sua “conta” a qualquer momento sem sair do Skype.

Fiz o pagamento via cartão de crédito e a ativação da assinatura aconteceu em menos de 1 minuto.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sexta-feira, 25 de abril de 2008

VOIP vale à pena?

É verdade que não faço um volume muito grande de ligações, pois como tenho o chip OI 31 Anos acabo esperando o fim de semana para falar grátis com a família.

Por outro lado, boa parte das ligações que realizo durante a semana está relacionada ao trabalho. Aqui na empresa, qualquer ligação externa deve ser solicitada à telefonista, que na maioria das vezes está sobrecarregada e acaba demorando uns 10 minutos ou mais para retornar.



Navegando por ai esbarrei com uma propaganda da Skype oferecendo uma assinatura de 400 minutos de ligações para qualquer telefone fixo do Brasil por apenas R$ 14,90 por mês (ou 29,80 por 3 meses, ou seja R$ 9,90 por mês).

Fiquei meio balançado a contratar o serviço e fazer o teste. Ter uma linha exclusiva por menos de R$ 10,00 e conseguir resolver os meus problemas em menos tempo compensa desembolsar a quantia, além de permitir que eu faça ligações pessoais na hora que quiser.

Também consultei as tarifas de outras empresas que oferecem o serviço.

Terra Voip – Credito mínimo R$ 15,00
Tarifa tel. Fixo: R$ 0,15 p/ minuto
Tarifa celular: R$ 0,80 p/ minuto

UOL Voip – Credito mínimo R$ 20,00
Tarifa Tel. Fixo: R$ 0,15 p/ minuto
Tarifa celular: R$ 0,59 p/ minuto

Para o Rio e SP mais barato, entre R$ 0,06 e R$ 0,09

Ainda assim não se comprara com a tarifa da Skype, R$ 0,02 p/ minuto para qualquer fixo e R$ 0,51 para celular.

Confira a Lista de Operadoras VOIP do Brasil. Talvez você encontre até planos mais em conta.

http://www.voipbra.com.br/servico2.htm

Em breve postarei meus comentários sobre o serviço.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dica de Informática: Organizando o HD (parte 2)

3. Organize as pastas

Eu fico doente quando pego um micro que tem umas 200 pastas na raiz do disco, e de enlouquecer qualquer um.


Veja como estão organizadas as minhas pastas:

C:\Arquivos de Programas

C:\Documents and Settings

C:\Windows

Só essas 3 (e uma ou outra que o sistema operacional mantém oculta, como a lixeira). Tenha sempre cuidado ao instalar programas para colocá-los sempre em Arquivos de Programas, evite a criação da famosa Program Files que certos programas insistem em criar.

Na partição de arquivos, criei as seguintes pastas:

D:\Downloads

- Aqui fica tudo o que baixo da internet, seja via navegador, emule ou torrent, mas depois vai tudo para suas devidas pastas.

D:\Instaladores

- Aqui guardo os instaladores dos programas que uso, separados em duas pastas: PROGRAMAS (aqueles que serão copiados em DVD e apagados em seguida) e TQT (que além da cópia em DVD, sempre permanecem no HD).

Dentro de cada uma dessas pastas existem subpastas como: AUDIO, GRAFICOS, ESCRITORIO, INTERNET, JOGOS, PROGRAMACAO, VIDEO e UTILITARIOS.

D:\Meus Documentos

- Aqui entram os TEXTOS, FOTOS, PLANILHAS, POWER POINTS, COMPROVANTES DE PAGAMENTO e todos os arquivos pessoais que eu criar.

D:\MP3

- Músicas separadas em 3 pastas: BR (só álbuns completos nacionais), INT (só álbuns completos internacionais) e VARIOS (tudo que não for das outras duas).

D:\Videos

- Com quatro subpastas: FILMES, SERIES, VIDEOCLIPS, zz.VARIOS.zz. Precisa explicar? Bom, a pasta VARIOS eu escrevo usando ‘zz’ no inicio e fim para que ela apareça por último na listagem.

D:\Temp

- Usada para descompactar arquivos ou gravar arquivos que podem ser excluídos sem maiores problemas.

Ou seja, apenas 6 pastas.

4. Ordem Cronológica

Algumas pastas eu insisto em manter em Ordem Cronológica, como por exemplo as Fotos e os Comprovantes de Pagamento. Para isso, uso o nome das pastas iniciando pela data invertida, veja o exemplo:

\Fotos\2007-10-12 Dia das Crianças

\Fotos\2007-12-24 Jantar de Natal

\Fotos\2008-01-01 Ano Novo

\Fotos\2008-02-06 Carnaval

\Fotos\2008-03-31 Viagem à Praia

Assim, sempre fico sabendo quando as fotos foram tiradas e elas ficam sempre na seqüencia em que foram tiradas.

Para os comprovantes, eu prefiro outra nomenclatura, assim:

\Comprovantes\2007\01 Janeiro

\Comprovantes\2007\12 Dezembro

\Comprovantes\2008\02 Fevereiro

\Comprovantes\2008\04 Abril

Crio uma pasta com o ano (2007, 2008, etc.) e dentro dela subpastas para cada mês, iniciando com o número do mês seguida pelo nome do mês (01 Janeiro, 02, Fevereiro, etc.).

É isso ai! Siga as dicas e nunca mais seu HD vai ficar bagunçado.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dica de Informática: Organizando o HD (parte 1)

Deixo aqui algumas dicas de como melhorar a organização de seus arquivos.

1. Particione seu disco

De nada adianta ter um HD de 300 GB se na hora que dá um problema no Windows você perde tudo o que tem gravado devido à formatação. O melhor para o sistema é trabalhar com Programas e Arquivos em partições diferentes.

A partição pode ser feita durante a instalação do sistema (seja Windows ou Linux) ou mesmo depois – sem perda de dados – através de programas como Partition Magic (encontrado no Hiren Boot CD) ou GParted (Linux). É sempre bom fazer uma cópia de segurança antes de particionar o disco para evitar problemas inesperados.

2. Mova os documentos para a segunda partição

Depois de particionar o disco, transfira todos os seus documentos para a segunda partição. No Windows XP, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolher propriedades. Na caixa de texto, digite o caminho de onde ficarão armazenados os arquivos. No meu caso, escolhi d:\Meus Documentos.



Se o sistema perguntar sobre criar pastas e mover arquivos, responda SIM. Assim, o sistema fica instalado em C: e os documentos em D:. Se algum problema acontecer, você reinstala o sistema em C: sem perder nada.

Continua amanhã...

sábado, 5 de abril de 2008

Ponha seu nome no pen-drive

Se você quiser identificar seu pen-drive toda vez que conectá-lo ao micro, faça o seguinte.

Crie um arquivo de texto chamado autorun.inf usando o bloco de notas e digite e salve o seguinte texto:

[autorun]

label = Seu nome e telefone aqui


Se quiser adicionar um ícone, copie o arquivo do ícone na pasta raiz e escreva também:

icon = .\arquivo_do_icone.ico

Claro, mude arquivo_do_icone.ico para o arquivo correspondente.

*****

Como o pen-drive é pequeno e muito fácil de perder, aqui vão algumas dicas para aumentar as chances de recuperar seu pen-drive em caso de perda.

1) Coloque na descrição Se encontrado, ligue (84) XXXX-XXXX – RECOMPENSA! (seu telefone no lugar dos X).

2) Grave na parte plástica do pen-drive o mesmo texto mostrado acima.



3) Na pasta raiz, crie um arquivo SE ENCONTRADO, CONTATE-ME.TXT e dentro do arquivo deixe seu telefone para contato.

Essas dicas foram tiradas de um artigo do site Lifehacker.com.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Atalho para ejetar pendrive

Uma coisa que acho chata quando uso o pendrive é ter que desconectá-lo via software antes de removê-lo fisicamente. Algumas vezes o ícone fica oculto entre tantos outros que aparecem na bandeja do sistema e isso consome um tempo (que pelo pouco que seja) precioso.

Vi uma dica no Lifehacker.com mostrando como podemos criar uma tecla de atalho para ejetar o pendrive. Confira!

1. Crie um atalho na Área de Trabalho e digite a seguinte linha de comando:

RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll

2. Clique com o botão direito sobre o atalho e escolha propriedades.


3. No campo Tecla de Atalho escolha uma combinação de teclas para ativar esse recurso.

Agora quando quiser ejetar o pendrive não precisa mais ficar procurando ícones, tecle a combinação e a caixa de ejetar já aparece.

Comente!

quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é SVCHOST.EXE?

Quando você usa o Windows XP, ao apertar CTRL + ALT + DEL, o Gerenciador de Tarefas do Windows é exibido. Nessa tela, clicando na aba Processos, você encontra a lista de todos os programas que estão sendo executados no computador, inclusive aqueles que não foi você que abriu, como é o caso dos antivírus, mensageiros, e praticamente todos aqueles que aparecem ali perto do relógio.


Entre os processos, sempre aparece um que eu não sabia o que era, tentava finalizar, mas continuava rodando. Pesquisei e encontrei a seguinte explicação:

Há algum tempo atrás, a Microsoft decidiu, mover todos as funcionalidades internas do Windows, para ficheiros do tipo .DLL, argumentando que era uma forma de reutilizar mais facilmente este tipo de processo, o que não era possível ser feito se continuassem em formato .exe.

Ora, como não conseguimos executar arquivos .dll diretamente, o Windows tem que utilizar um executável que o faça… eis o porquê da existência do SVCHOST.EXE!

Assim fica explicada a existência de tantos processos ativos com esse nome, quando consultamos o gerenciador de tarefas.

Ou seja, não é vírus, é apenas o Windows rodando os processos que precisa

sexta-feira, 7 de março de 2008

Ligando 2 micros em rede sem “hub”

Outro dia o MacGyver deu a dica de como duplicar um cabo de rede, hoje mostrar que dá pra ligar 2 computadores em rede sem gastar quase nada.

Você vai precisar de:

- 2 conectores RJ45
- 2 metros (ou mais) de cabo de rede (par trançado)
- Alicate para aplicar os conectores

Como fazer

O processo é bem simples: numa das pontas, use a ordem de fios:

1 BRANCO-VERDE
2 VERDE
3 BRANCO-LARANJA
4 AZUL
5 BRANCO-AZUL
6 LARANJA
7 BRANCO-MARROM
8 MARROM

Na outra ponta, use a seqüência:

1 BRANCO-LARANJA
2 LARANJA
3 BRANCO-VERDE
4 AZUL
5 BRANCO-AZUL
6 VERDE
7 BRANCO-MARROM

8 MARROM



Observe que foram invertidas as posições 1 com 3 e 2 com 6, as outras são idênticas. Ligue uma ponta em cada micro e use à vontade.

Veja outros tutoriais aqui, ali, acolá.