Mostrando postagens com marcador organização pessoal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador organização pessoal. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Apague a luz usando um controle remoto

Tem coisa mais chata do que estar quase dormindo e ter que levantar para apagar a luz? Se você sofre com isso, seus problemas acabaram!

Saiba que já existe um equipamento bem simples que permite apagar a luz (ou desligar tomadas, do ventilador, por exemplo) por controle remoto.

O produto custa baratinho, cerca de R$ 25 reais. Basta chamar um eletricista para instalar.


Onde comprar:
http://www.dealextreme.com/p/wireless-5-ways-remote-control-home-lamp-light-switch-59215?item=2
Frete grátis.

sábado, 26 de maio de 2012

Transforme seu notebook em um Media Center

A maioria das atuais TVs de LCD possuem entrada VGA e HDMI e os notebooks também possuem tais conectores. Por que não conectar um equipamento ao outro e montar um belo Media Center em sua casa?

Além dos cabos (VGA ou HDMI) você vai precisar de um programa para gerenciar os arquivo e criar a interface de navegação. Recomendo os seguintes programas: Plex Media Server e Plex Media Center (http://www.plexapp.com).

No Plex Media Server você indica em quais pastas do HD estão os arquivos de mídia (videos, fotos e músicas). No caso dos videos e música, o programa se encarrega de procurar a capa dos filmes e dos CDs para exibir na interface de navegação, além da sinopse e outras informações. Fiz alguns testes e a pesquisa automática foi bem acertada, inclusive para séries de TV, com poucas correções a serem feitas.


No Plex Media Center é possível navegar com facilidade entre os tipos de mídia, acessar canais e rádios on-line e até fazer buscas conteúdo. Já carrega a legenda dos videos automaticamente e permite escolher o tamanho e cor da letra e a posição onde a legenda vai aparecer. Continua um vídeo do ponto onde você parou de ver, além de muitas outras opções.


Se você tiver um controle remoto ligado ao computador, fica ainda mais fácil. Se não tem, você pode comprar um em: http://www.dealextreme.com/p/driver-free-universal-usb-ir-media-remote-controller-for-pc-2-aaa-27596 por menos de R$ 20,00.

Confira um vídeo de demonstração do programa.


O Plex tem versões para Windows, MAC e Linux. E é gratuito.

Também pode ser instalado em celulares com Android, IOS e Windows Phone 7.

Instale já e comece a curtir seus videos e outras mídias de um jeito que você nunca viu!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Extensões úteis do Chrome


Uma breve seleção das extensões que uso no Chrome.

Click & Clean - Oferece diversas opções para limpeza do histórico, cache do navegador, senhas salvas, etc.

Tweet This - Permite enviar para sua conta do Twitter o endereço da página que está sendo visualizada atualmente.

Screen Capture (by Google) - Captura a tela em formato de imagem. Possui rolagem automática para pegar a página inteira.

Silver Bird - Cliente para Twitter com inúmeras opções. Você é avisado quando há atualização na timeline.

One Number - Notificações do GMail, GReader e outros serviços do Google. É exibido o número de atualizações na barra do navegador.

Gamee.in - Icone com o link Link para a rede social Gamee.in.

Deixe sua dica de extensão nos comentários.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pai Nerd - Economizando nas fraldas

Quando vou comprar fraldas sempre vejo aqueles pacotões MEGA ou JUMBO que prometem uma economia gigantesca, mas que se você puser na ponta do lápis não tem tanta vantagem assim.


Como as embalagens de diferentes fabricantes possuem quantidades diferentes de fraldas, o jeito é calcular o PREÇO UNITÁRIO de cada fralda para saber quanto você vai desembolsar por elas.

Por exemplo, um pacote com 28 fraldas custa R$ 19,90. Basta dividir o preço a ser pago, pela quantidade de fraldas: R$ 19,90 / 28 = R$ 0,71.



Com esse cálculo simples, você consegue economizar, pois, as vezes, um pacote com menos fraldas tem um preço unitário menor que os pacotes grandes.

Essa dica serve para qualquer tipo de produto. Boa economia!

sábado, 28 de abril de 2012

Dica do MacGyver: Alça para garrafas

Acreditam que eu estava pensando sobre isso essa semana?

Comprei uma mochila que não tem porta-garrafa na parte externa, então não arrisco colocar a garrafa com água gelada junto dos papéis e do netbook pra não molhar tudo.

Estava usando uma sacola plástica para carregar a garrafa pra lá e pra cá, mas é visualmente horrível, e carregar na mão é muito desconfortável.

Hoje ao abrir o Google Reader, no feed do Efetividade.net, me deparei com essa maravilhosa ideia:


Adotarei imediatamente!

sábado, 14 de abril de 2012

Revistas em Formato Digital

Esta semana eu estava olhando a quantidade de revistas que tenho na estante de casa. Nunca pensei que elas ocupassem tanto espaço!


Foto Ilustrativa


A maioria são revistas A LIAHONA (com mensagens sobre o Evangelho) que venho juntando nos últimos 10 anos. O interessante é que eu quase nunca olho novamente depois que leio uma vez, e quando preciso, recorro  à versão digital em PDF que permite uma busca muito mais rápida do conteúdo desejado.

A maioria das editoras nacionais já aderiam ao formato digital de distribuição, seja através do iTunes ou outros formatos similares.

Outra vantagem, além da economia de espaço físico e das buscas rápidas de conteúdo, é o PREÇO. Como não há custos de impressão, logística e lucro para o dono da banca de jornais, o preço cai bastante.

Por exemplo. Costumo comprar a revista OLD!GAMER da editora Europa. O preço de capa é R$ 19,90 + 7,00 de frete, sendo R$ 26,90 por uma única revista e ainda tenho que esperar uma semana (ou mais) para receber.

A versão digital da mesma revista custa Us$ 2,99 (mais ou menos R$ 6,00), uma economia de mais de vinte reais por edição, e com a vantagem de baixar na mesma hora.

Fazendo as contas, com a economia feita em 60 edições (5 anos pra uma revista mensal), daria pra você comprar um iPad e usufruir muitos outros recursos.



---

Olha quanto espaço ocupa 10 anos de revistas no formato digital:

=)

---

E ai? Vai mudar? Já mudou? Comente!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pavio curto, digo, fio curto...

Como eu tenho raiva quando vou ligar um eletrodoméstico na tomada e o fio não alcança!

Isso aconteceu aqui em casa com a GELADEIRA, FERRO DE PASSAR ROUPAS e VENTILADOR (x 2).

Não tenho paciência de ficar correndo atrás de extensões toda hora que preciso usá-los.

Um dia apelei! Fui numa loja e comprei 10 metros de fio e plugues para resolver o problema.

Coloquei 2,5 metros de fio em cada um deles e agora estou tranquilo. =)


quarta-feira, 14 de março de 2012

Kit Viagem

Sempre que vou viajar, não deixo de levar os seguintes itens para garantir meu conforto durante o trajeto:

Travesseio "U" Inflável - Ideal para viagens de ônibus onde sua cabeça fica balançando pra lá e pra cá. Com esse travesseiro o problema é resolvido na hora. E como dá pra encher de ar e secar depois, quase não ocupa espaço.
Máscara para dormir - Faz "o pingo do meio dia" parecer uma noite tranquila. Altamente recomendado para qualquer viagem durante o dia, ou mesmo para aquelas em que o sol nasce durante a viagem e acaba te acordando ao atravessar a janela.



Protetor auricular (tapador de ouvido) - Encontrado em qualquer loja que venda Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Custa uns R$ 0,50 centavos. Tem vários tipos, mas eu recomendo um que é uma esponja que você amassa e põe na cavidade do ouvido. Esse tipo é confortável e não machuca se você virar a cabeça pra lá e pra cá.


Olha o kit completo em ação:


Não tenha vergonha! Os outros passageiros vão chegar acabados no destino e você estará inteiro! =)

OUTRAS SUGESTÕES

Substitua o protetor auricular por fones de ouvido com isolamento acústico e um mp3 player com sua trilha sonora favorita.


Se você é mulher e detesta usar banheiro público durante a viagem, já existem alguns produtos que podem tornar o xixi mais higiênico. Um funil anatômico para  que você não precise sentar no vaso. Acho que vende nas farmácias, mas na pior das hipóteses, dá pra improvisar com uma folha de papel dobrada em forma de cone.



Se o problema for o número 2, você vai precisar de um forro descartável para acento sanitário. Já vi muitos banheiros públicos com esses forros ao lado do rolo de papel higiênico, mas pra garantir, compre uns que vem em embalagens individuais.


Por fim, não esqueça de levar um cantil térmico. Comprar água mineral de 500ml por R$ 2,00 ou R$ 3,00 na estrada não é legal.


Siga as dicas e tenha uma boa viagem!


terça-feira, 6 de março de 2012

Celular de 2 chips ou 2 celulares?

Quando eu comprei meu primeiro celular, uns 10 anos atrás, nunca imaginei que haveriam tantas operadoras, com tantas promoções e que para contemplar todos os serviços desejados seria preciso ser cliente de várias delas.

Meu celular ainda é um Nokia N70 que agora está com 4 anos de uso. Antes dele tive outros 3 ou 4 aparelhos. Todos tinham algo em comum: só utilizam 1 chip por vez. Infelizmente eu sofro o mal do troca-chip. ='(

Atualmente tenho dois chips da Oi, e um da Claro (este último estou pra descartar), mas já quis ter um TIM e um Vivo. Isso acontece pois é comum uma operadora ter um plano bom pra torpedos, outra pra ligar pra fixo, outra pra acessar a internet... e aí, como resolver?


Vejo o pessoal andando na rua com 2, as vezes 3 celulares de uma vez. Isso para poder "ligar de graça" ou "ligar dos bônus". Outros apelam pros celulares multi-chip (os chineses fazem a festa).

Eu fico pensando nas vantagens e desvantagens. Se uso 2 celulares, preciso carregar mais peso, as vezes ter 2 carregadores diferentes, mas se um descarregar, o outro pode salvar o dia. Se uso um multi-chip, é menos peso, mas se descarregar, já era!

O que vocês preferem? Vários celulares, ou celular de vários chips?


Pra mim o ideal seria que UMA operadora oferecesse um plano completo por um preço acessível. (Vai sonhando...)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ter a ferramenta certa

As vezes tento encontrar um "jeitinho" para resolver os problemas que aparecem aqui em casa, mas percebi que perco muito mais tempo tentando fazer a cosia funcionar por não ter a ferramenta certa do que eu seu simplesmente comprasse (ou emprestasse) a ferramenta que falta.

Aconteceu, por exemplo, quando fui pintar a janela do quarto da minha filha. Usando um PINCEL, passei 5 mãos de tinta e a janela não ficava boa de jeito nenhum. Uma amiga trouxe uma pistola de pintura em em segundos a mão de tinta ficou perfeita!

Outra vez foi quando precisei subir na caixa d'água. A escada era muito pequena e foi um sacrifício. Depois consegui uma escada maior e tudo ficou mais fácil.

Sabe aquele parafuso que você tenta apertar com uma faca de cozinha... uma chave de fenda custa R$ 2,00... Compre uma!

Mas pra quem não quer gastar, o jeito é apelar pra gambiarra.

Seguem algumas "gambi" bem criativas. Divirtam-se!













Um blog com muitas outras gambiarras: http://thereifixedit.failblog.org/

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leve sempre uma calculadora

Geralmente os fabricantes de alimentos e produtos de limpeza oferecem seus produtos em embalagens com quantidades diferentes. Pela lógica, se você leva uma embalagem maior, deveria fazer economia, certo?

Mas nem sempre acontece assim. Quando for ao supermercado, tenha sempre uma calculadora em mãos e calcule o valor total, pois já encontrei diversas situações como esta abaixo.


Um pacote de leite grande com 400g custa R$ 5,98.


Um pacote pequeno com 200g custa R$ 2,78. 

Se eu levar 2 do pequeno, pagarei R$ 5,56. Uma economia de R$ 0,42.

Parece pouco, mas quando você juntar diversos outros produtos no carrinho, vai dar um bocado de dinheiro.

Já detectei essa diferença em produtos como: sabão em pó, água sanitária, arroz, açúcar, cereais matinais, etc.

Então, sempre tenha uma calculadora em mãos para economizar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que posso fazer com um tablet?

Os tablets são a nova moda entre aqueles que gostam de tecnologia. Em muitos casos tem substituído o notebook ou o netbook. Mas será que dá mesmo para deixar o teclado em casa e andar por ai só com a tela?


Eu ainda não tenho um tablet. Estou pensando em comprar um e por isso tenho pesquisado quais os benefícios que um aparelho desses traria para mim no dia-a-dia.

Neste post comentarei algumas tarefas que seriam facilitadas com o uso do tablet e outras que, na minha opinião, ainda necessitam ser feitas no note/netbook.

LEITURA DE TEXTOS ( TABLET ) - Eu gosto de ler antes de dormir, e como não tenho luminária preciso deixar a luz acessa, o que incomoda a mim (pois tenho que levantar pra apagar) e à minha esposa, que geralmente dorme antes de mim. Tenho usado o celular para ler arquivos de texto, mas com a tela de tamanho reduzido a experiência não é tão agradável. O netbook precisa ficar aberto e a posição incomoda, então acredito que com o tablet a leitura seria perfeita.

NAVEGAÇÃO CASUAL NA INTERNET ( TABLET ) - pra ler o email, twitter, facebook, youtubem etc., vale a pena usar o tablet.

NAVEGAÇÃO MAIS DEMORADA NA INTERNET ( NOTEBOOK ) - quando é preciso preencher formulários, responder emails, postar fotos nas redes sociais, ou seja, produzir conteúdo, eu prefiro usar o notebook. Acho mais confortável usar o mouse e o teclado.

PRODUÇÃO DE TEXTOS ( NOTEBOOK ) - É bem verdade que existem teclados USB em miniatura que podem ser carregados junto com a capa do tablet, mas imagino que seja muito desconfortável produzir textos neste equipamento. Também não sei em qual nível de evolução estão os editores de textos para tablets. Será que já possuem corretor ortográfico? Dá pra fazer referências bibliográficas, numeração de páginas, sumário automático, etc? Talvez com aplicativos web tipo o Google Docs a produção seja mais tranquila, mas por enquanto prefiro continuar com o Microsoft Word ou o LibreOffice.

JOGOS CASUAIS ( TABLET ) - o uso da tela sensível ao toque traz novas possibilidades para os jogos.

JOGOS MAIS ELABORADOS ( NOTEBOOK ) - o processador do notebook em geral é melhor que dos tablets (claro que já estão saindo tablets turbinados), mas eu não consigo acostumar com a falta de botões para apertar. Prefiro usar o teclado no note ou mesmo plugar um joystick para melhor aproveitar os jogos.

GERENCIAMENTO DE TAREFAS ( TABLET ) - Costumo usar o celular para anotar meus compromissos, despesas, etc. Acredito que a tela maior e programas mais elaborados me ajudariam a me organizar ainda melhor.


QUAL COMPRAR? - Se eu não tivesse nenhum aparelho e fosse comprar um, eu escolheria o NETBOOK, pois tem hd maior, memória maior, mais portas usb, várias opções de sistemas operacionais e periféricos, infinitos programas, não é tão pesado e custa praticamente o mesmo que um tablet. Só compraria o tablet se eu já tivesse um netbook.

Essas são minhas primeiras considerações. Quando eu adquirir um tablet talvez passe a ver por outro ângulo. Aguardemos... =)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ganhe Tempo: Como encher garrafas com eficiência

Ainda não tenho Gelágua em casa. Acho um desperdício de dinheiro e de eletricidade, pois como sou apenas eu e minha esposa (e agora o bebê, que ainda não bebe água), umas poucas garrafas na geladeira resolvem.


Quando estava comprando o "enxoval" pro casamento, adquiri um suporte para garrafão. E na hora de encher as garrafas, perdia um tempão, pois a água sai beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem fraquinha pela torneira do suporte. É tanto que eu colocava uma cadeira perto, sentava e ficava ouvindo música ou conversando enquanto a gravidade fazia o trabalho.

Aguentei isso por muitos anos, até que resolvi otimizar meu tempo. Resultado: abandonei o suporte. Tenho garrafas com gargalos largos que podem facilmente ser enchidas diretamente do garrafão, EM 10 SEGUNDOS.


Ganho pelo menos 3 minutos livres a cada garrafa que encho!

---

Você tem alguma dica para ganhar tempo? Deixe um comentário!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Limpando a caixa de e-mails

Estou cansado de tanto receber SPAM, e acredito que vocês também.


O que muitas vezes não percebemos é que na maioria dos e-mails que vem com propaganda existe uma opção para REMOVER o e-mail da lista (geralmente em letras miúdas, lá no finzinho da mensagem).


Há quem diga para não se descadastrar pois é uma forma de confirmar que eu e-mail é ativo, o que daria margem para ele ser incluído em muitas outras listas de propaganda.

Eu estou descadastrando de tudo o que posso e posso afirmar que o número de SPAM tem diminuido... um pouco...

E você? Descadastra ou simplesmente ignora? Deixe um comentário.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ganhe Tempo: Acelere os videos

Infelizmente não tenho tempo o bastante para assistir todos os videos que baixo na internet ='(

O problema é que normalmente apenas uma pequena parte do vídeo é interessante, o resto é gente andando, olhando de lado, paisagem, etc, etc, etc...

Pra otimizar o tempo e ir direto ao que interessa, tenho usado um recurso que a maioria do pessoal só conhece nos aparelhos de DVD: a tecla Fast Forward (avanço rápido).

Pois bem, a maioria dos programas de computador também oferece uma função similar que permite você assistir o vídeo, COM AUDIO, em uma velocidade maior que a normal.

Eu uso o VLC Player e para acessar o recurso basta clicar na caixa com a indicação 1.00x e aumentar (ou reduzir) o indicador.


Se estiver em tela cheia, você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolher a opção Reprodução e depois a opção Mais rápidoRepita a operação algumas vezes até chegar na velocidade desejada.


 Eu recomendo entre 1.70 e 2.00, pois dá pra ler bem as legendas e entender o áudio sem que haja grande variação na voz de quem está falando.

Quando chegar na parte interessante, volte à Velocidade normal ( 1.00x ). Simples assim.

Dá pra GANHAR MUITO TEMPO fazendo isso.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mapas Mentais

Você já ouviu falar em Mapas Mentais

É uma forma de representar graficamente idéias e a relação existente entre elas. É bastante usado por empresas em reuniões de brainstorming (tempestade de idéias) e também por estudantes como forma de organizar tópicos de estudo.


Durante as disciplinas do mestrado eu utilizei esse método para fazer resumos que me ajudassem a memorizar o conteúdo das provas. Confesso que foi uma ótima ajuda, muito melhor que os tradicionais slides, pois as informações aparecem em ramificações e em uma sequência lógica.

Um ótimo programa para desenhar mapas mentais é o FreeMind, que além de gratuito tem versões para diversos sistemas operacionais. Ele é muito fácil de usar, basta clicar e digitar.


Faça um teste! Você vai gostar.

Mais informações:
http://www.mapasmentais.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo, HD Limpo

Tenho um costume que já me acompanha há algum tempo: sempre nos primeiros dias do ano faço um backup completo dos meus HDs a fim de começar o ano "zerado".

Se vocês observarem os arquivo acumulados ao longo do ano anterior, vão ver que muita coisa está lá só ocupando espaço, e um backup completo é uma alternativa para você conferir o que é importante e o que pode ser arquivado.

Normalmente eu sigo os seguintes passos:

1. Crio uma pasta chamda "aaa DVD1 aaa" e vou movendo para dentro dela arquivos suficientes para completarem os 4,3 Gb que cabem em um DVD-R. Repito isso para os arquivos que sobraram, criando outras pastas mudando apenas o numero: DVD2, DVD3... Fazendo isso, fico sabendo quantos discos vou precisar pro backup.

Existem alguns programas que facilitam essa tarefa, como o HardLink (requer msvcr70.dll e mfc70.dll) ou o 
Burn to the Brim (requer o arquivo: wnaspi32.dll). Eu prefiro fazer manualmente, mesmo tendo um pouco mais de trabalho, já consigo dar uma olhada no que vai ficar em cada disco.


2. Uma dica para encontrar rapidamente aqueles arquivos grandes que ocupam muito espaço é usar os programas TreeSize ou FolderSize que mostram o tamanho de cada pasta. Então você saberá o que está ocupando espaço no seu HD.


3. Depois de separar tudo, é hora de gravar. Você pode usar o programa de gravação que tiver instalado no seu computador, ou se não tiver nenhum, eu recomendo o CDBurner XP, que é bem completo e gratuito. Não esqueça de anotar com uma caneta para cds uma breve descrição do conteúdo de cada disco.


4. Depois de gravar cada pasta em DVD, eu movo os arquivos para uma pasta chamada "zzz JA GRAVEI zzz", para posteriormente fazer a exclusão de tudo o que eu não quiser manter.

5. O próximo passo é numerar e catalogar os discos, para isso eu uso os programas DiscLibrary (gratuito) e o WhereIsIt (pago).

Para a numeração eu costumo usar o modelo de data invertido, por ex: 2012-01-01 e 2011-12-31, assim quando eu ponho no catalogador, fica tudo em ordem cronológica. Escreva esse numero no disco e no catalogador. Se houver mais de um disco gravado no mesmo dia, basta colocar um numero extra no final: 2012-01-01 01, 2012-01-01 02, e assim por diante.


6. Por fim, faço envelopes para meus discos a partir de folhas de papel A4 (opção 1opção 2 - opção 3) e guardo tudo numa caixa de arquivo, em ordem de data, pois fica fácil na hora de recuperar.


Bons backups!

Prof. Abrahão Lopes