Mostrando postagens com marcador organização pessoal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador organização pessoal. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dica de Informática: Organizando o HD (parte 1)

Deixo aqui algumas dicas de como melhorar a organização de seus arquivos.

1. Particione seu disco

De nada adianta ter um HD de 300 GB se na hora que dá um problema no Windows você perde tudo o que tem gravado devido à formatação. O melhor para o sistema é trabalhar com Programas e Arquivos em partições diferentes.

A partição pode ser feita durante a instalação do sistema (seja Windows ou Linux) ou mesmo depois – sem perda de dados – através de programas como Partition Magic (encontrado no Hiren Boot CD) ou GParted (Linux). É sempre bom fazer uma cópia de segurança antes de particionar o disco para evitar problemas inesperados.

2. Mova os documentos para a segunda partição

Depois de particionar o disco, transfira todos os seus documentos para a segunda partição. No Windows XP, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolher propriedades. Na caixa de texto, digite o caminho de onde ficarão armazenados os arquivos. No meu caso, escolhi d:\Meus Documentos.



Se o sistema perguntar sobre criar pastas e mover arquivos, responda SIM. Assim, o sistema fica instalado em C: e os documentos em D:. Se algum problema acontecer, você reinstala o sistema em C: sem perder nada.

Continua amanhã...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dica do MacGyver: Junte papeis sem usar clipes

Essa dica é bastante útil para quando você está fazendo uma prova que possui folhas de rascunho ou cálculos que precisam ser anexadas e não tem nenhum clipe de papel ou grampeador à mão.

Como fazer:


1. Dobre o canto da folha formando um pequeno triângulo.


2. Faça dois cortes/rasgos no triângulo.


3. Dobre o corte na posição indicada.

4. Faça o acabamento como mostrado nas figuras abaixo.




Pronto! Folhas unidas sem usar acessórios.

Dica 1: Quanto mais folhas, maior deve ser o triângulo e os cortes.

Dica 2: O máximo que dá pra unir são cerca de 15 páginas.

sábado, 5 de abril de 2008

Ponha seu nome no pen-drive

Se você quiser identificar seu pen-drive toda vez que conectá-lo ao micro, faça o seguinte.

Crie um arquivo de texto chamado autorun.inf usando o bloco de notas e digite e salve o seguinte texto:

[autorun]

label = Seu nome e telefone aqui


Se quiser adicionar um ícone, copie o arquivo do ícone na pasta raiz e escreva também:

icon = .\arquivo_do_icone.ico

Claro, mude arquivo_do_icone.ico para o arquivo correspondente.

*****

Como o pen-drive é pequeno e muito fácil de perder, aqui vão algumas dicas para aumentar as chances de recuperar seu pen-drive em caso de perda.

1) Coloque na descrição Se encontrado, ligue (84) XXXX-XXXX – RECOMPENSA! (seu telefone no lugar dos X).

2) Grave na parte plástica do pen-drive o mesmo texto mostrado acima.



3) Na pasta raiz, crie um arquivo SE ENCONTRADO, CONTATE-ME.TXT e dentro do arquivo deixe seu telefone para contato.

Essas dicas foram tiradas de um artigo do site Lifehacker.com.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mais usos para os tubos de CDs

Sempre que vou na Miranda Computação costumo comprar alguns CDs ou DVDs, e ultimamente tenho optado pelos pacotes com 25 ou 50 discos, que possuem um preço bem mais em conta.

O problema é que novamente estão se acumulando as embalagens vazias na minha estante. Outro dia publiquei algumas idéias de o que fazer com os tubos (vaso de plantas e suporte para headphone) e agora vou deixar mais algumas sugestões:


Porta-comida – Se você remover o pino central dá para colocar dentro um sanduíche, um bolo pequeno ou qualquer outro tipo de alimento que quiser inclusive para guardar na geladeira. Lembre-se de lavar bem antes de usar o tubo para este propósito.



Porta-cabos – Um jeito prático de manter seus cabos sempre em ordem, basta enrolar no pino central e tampar.

Porta-trecos – Removendo o pino central, dá pra guardar todo tipo de coisa. O ideal é virar o tubo de cabeça para baixo, transformando a base em tampa. O bom é que como o tubo é transparente, dá pra ver o conteúdo.

Outras idéias bizarras (ou nem tanto):

  • Suporte para papel higiênico (com tampa);
  • Bomboniere (encha-o de doces e viva feliz);
  • Porta jóias;
  • Suporte para roupas/cintos/gravadas (prenda o pino com fita dupla face no guarda-roupas);

Mais alguma idéia? COMENTE!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Organizador de Cabos

Veja algumas idéias interessantes de como manter os cabos do seu micro e aparelhos eletrônicos organizados:














Bagunça, nunca mais!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Identificando Cabos e Tomadas

Outro dia vi no lifehacker.com uns adesivos usados para identificar as tomadas de aparelhos eletrônicos para ajudar a quem possui muitas tomadas e precisa ficar seguindo os cabos para descobrir onde eles vão parar.


Para variar essas coisas são difíceis de encontrar aqui no Brasil, então resolvi fazer meus próprios adesivos usando etiquetas para impressora jato de tinta/laser e um marcador para retroprojetor (aquele que usamos para escrever nos CDs).


Aproveitei para colocar a voltagem em cada tomada para não ter perigo de ligar alguma coisa errada e pipocar tudo. Claro que eu poderia ter imprimido e até colocado umas figurinhas para combinar, mas vai ficar para a próxima.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Programa para controle de despesas

Outro dia falei sobre como organizar as finanças pessoais e dei um link com vários programinhas. Eu acabei testando vários deles alguns e indico dois que gostei muito:

Personal Finances Lite 2.4 – Apesar do nome em inglês, o usuário pode selecionar entre diversos idiomas, inclusive português do Brasil. A versão Lite é gratuita e apesar da limitação dos recursos, consegue fazer o serviço muito bem. Nele você pode cadastrar várias contas (bancárias, carteira, cartões de crédito, etc.) e lançar Gastos, Recebimentos ou Transferências. A interface é muito bonita e o uso bem intuitivo. Existe uma versão paga que traz muitos outros recursos como geração de relatórios e gráficos. Vale a pena conferir!



jGNash – Um programa feito em Java, muito bacana mesmo. Possui muito mais funções que esse anterior e é totalmente grátis.




A partir de 1º de Março irei usar um deles para fazer o meu controle. Depois descrevo com mais detalhes.

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Organize suas finanças

O mês de Fevereiro para mim é um dos mais complicados financeiramente, pois além das contas mensais (Aluguel, Supermercado, Energia, Água, Gás) ainda tem o IPVA da moto, anuidade do cartão de crédito e por ai vai. Para quem tem filhos o problema é volta às aulas com pagamento de matrícula, compra de fardamento, material escolar, merenda, transporte, etc.

Uma coisa que minha mãe me ensinou muito bem foi não gastar mais do que se ganha. Já passei meses no aperto e sei como é importante dar ouvidos a este conselho.


Uma coisa que faço diariamente é verificar o saldo das minhas contas pelo site do banco e conferir a fatura do cartão de crédito. Isso evita sustos no final do mês e permite você descobrir se está acontecendo alguma movimentação indevida (como fraudes de bandidos virtuais).

Algumas outras dicas:

Sempre tenha uma reserva para emergências. Quando receber o salário, deposite logo 5% ou 10% na poupança para quando houver alguma eventualidade.

Fuja das compras compulsivas. Comprar aquele eletrodoméstico só porque está na promoção nem sempre é um bom negócio. Quando for ao shopping, não leve o cartão de crédito, pois é fatal: você acaba comprando algo que não precisa.

Escolha restaurantes/lanchonetes mais baratos. Se uma saída com a namorada só para um lanche te custa R$ 30,00, está na hora de ver as dicas de passeio do blog professor-abrahao. Dá pra comer bem gastando um terço disso (e até menos!).

Mantenha um registro financeiro. Há anos venho utilizando uma planilha para controlar as despesas. Existem alguns modelos prontos para Excel ou BROffice que servem bem no início. Eu acabei por desenvolver uma planilha personalizada que vou alimentando conforme o tempo me permite. Nesse link você encontra vários programas gratuitos para controle financeiro pessoal.

Pesquise antes de comprar. Nunca compre no primeiro lugar que você entrar. Pegue todos os panfletos das lojas e faça uma comparação geral. Veja se compensa comprar pela internet (lembre de incluir o frete). E sempre que possível pague a vista para conseguir bons descontos.

Quite seus débitos antes de fazer novas compras. Não conte com o dinheiro que ainda vai receber, pois já passei por situações onde o atraso no pagamento acabou comprometendo o orçamento mensal. É melhor garantir que está tudo em ordem antes de comprar mais coisas.

Pague sempre a fatura integral do cartão. Os juros cobrados pelas administradoras de cartão quando você faz pagamento mínimo ou abaixo do total é extremamente absurdo. Se estiver afogado em dívidas, procure o gerente do banco e negocie um empréstimo.

Essas são algumas dicas que eu sigo. E você? Comente!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lixo ou não lixo, eis a questão!

Toda vez que vou à casa do meu avô, fico observando as “gambiarras” que ele cria para resolver os problemas do dia a dia. No quintal da casa, tem um monte de treco guardado a sete chaves, ferro-velho mesmo: porcas, parafusos, pregos, tiras de borracha cortadas de câmaras de ar de bicicletas, pedaços de madeira, tiras de lycra, chapas de zinco, fios de cobre para instalação elétrica, etc, etc, etc.

Uma vez ouvi um ditado quw sempre me vem à memória:

“Quem não guarda o que não presta, nunca tem o que precisa.”



Vez ou outra comprovo a veracidade essa afirmação, pois estou ficando avesso a guardar coisas velhas e acabo tendo de comprar uma nova por ter jogado a que eu tinha no lixo. Da última vez, precisei de um plug de energia para o celular e lembrei que tinha um carregador antigo, queimado. Quando procurei, estava o canto mais limpo, tinha sido jogado fora durante a última limpeza.

Periodicamente dou uma organizada na estante de casa e jogo foras sacolas e mais sacolas de papel e outros materiais inúteis. Até andei pensando em comprar um scanner para digitalizar papeis importantes e que tenho certeza de que não serão utilizados tão cedo.

Mas para evitar passar por outra dessa, já separei uma caixa onde estou colocando todos aqueles trecos candidatos a irem para o lixo, mas que poderão salvar a pátria algum dia.

Comente!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Modelo para Capa de CD

Num dos primeiros posts do Blog, comentei sobre como organizar sua coleção de CDs. Um dos passos era se livrar das caixinhas plásticas e usar envelopes de papel.


Estou publicando um modelo que criei para facilitar o trabalho. O arquivo tem apenas 3kb e está disponível em formato PDF.

OBS.: Ao imprimir, na opção de Dimensionamento da Página (Page Scaling), escolha Tamanho Original (Actual Size) para que a impressão saia correta.

Assista o vídeo que mostra como dobrar a capinha.





Uma versão em WORD (215kb) também está disponível e permite você colocar textos ou imagens para identificar o cd.

Comente!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dica do MacGyver: Chaveiro Compacto

As vezes me impressiono com a quantidade de chaves que temos que carregar todos os dias. Essa necessidade de segurança nos força a andar por ai com esses minúsculos pedaços de metal entulhados nos bolsos ou pendurado na passadeira do cinto, criando aquele desagradável tilintar quando caminhamos.


Encontrei essa dica que vai ajudar a diminuir o volume criado pelas chaves e te deixar mais confortável. Mas atenção: só faça isso se você não é daqueles que costuma perder as chaves em tudo que é lugar. E confira se os bolsos da calça estão sem buracos!

O que você vai precisar

- 3 arruelas
- 2 chaves
- 1 rebite (e rebitadeira para aplicar)

Montagem

1. Coloque no rebite: A 1ª arruela, a 1ª chave, a 2ª arruela, a 2ª chave e finalmente a 3ª arruela (continue a seqüencia se for usar mais chaves).


2. Use a rebitadeira para unir tudo e veja o resultado!





Simples! Comente!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Web 2.0 - Agenda de Bolso Personalizada

Pelo jeito que as coisas evoluem na internet, não duvido nada que daqui há alguns anos não se utilize mais programas instalados no computador. Com a revolução da Web 2.0, é possível usar todo tipo de aplicativos direto na janela do Navegador. Começou pelos Web Mails, hoje temos editor de imagens, conversor de áudio, planilhas eletrônicas, e até mesmo Sistemas Operacionais completos disponíveis na web. Em breve falarei sobre alguns desses serviços.

Se mesmo depois de ler o post sobre como escolher uma boa agenda você ainda não comprou a sua (ou mesmo se já comprou), aproveite essa dica.


Existe um site chamado PocketMod que permite você selecionar diversos tipos de páginas diferentes de uma agenda, imprimir em uma única página A4 e montar um tipo de livreto que cabe no seu bolso.

Entre os recursos oferecidos estão:

- Calendário
- Planejamento Diário, Semanal e Mensal
- Anotações, Gradeado, Tabelas
- Lista de Tarefas, compras e finanças
- Contatos

Muitas firulas como:

- Partituras Musicais e Tablaturas
- Feed RSS
- Imagens (fotos)
- Código Morse
- Fórmulas e Conversões
- Jogo dos Pontinhos, Sudoku, jogo da velha
- Lista de Virtudes

Eu já usei algumas vezes, mas confesso que costumo perder o papel antes da semana acabar.

Vale a pena testar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Como escolher a agenda certa para você

2008 já começou (pelo menos para aqueles que não esperam o carnaval passar), e com ele vem a correria do dia-a-dia. Não dá para guardar todas as informações do que precisamos fazer em nossa memória (pelo menos a minha parecer ser formatada constantemente, ou então está cheia de bad blocks). Uma boa agenda é indispensável para quem quer ter tudo organizado e não esquecer de nada.

Pela minha experiência, não dá pra confiar nas agendas de computador. Eu mesmo já tentei várias vezes manter a organização usando o MS-Outlook, a Lotus Organizer ou a PIM, mas confesso que não dá. O grande problema é que nem toda hora estou de frente pro computador, e deixar tudo no meio eletrônico é complicado.

Também já tentei com a agenda do celular, mas vez por outra dá aquele pau e a gente perde tudo, e ter um PALM ainda está muito acima das minhas condições ($$$). O jeito é apelar para as agendas de papel mesmo.

Aqui vão algumas dicas para quando você for comprar a sua agenda:

1. Agenda permanente nem pensar. Você pode até pensar: “Ah, mas eu uso tão pouco, assim vou economizar”. Pura perda de tempo. É horrível encontrar o que você quer, e pior ainda quando precisa marcar um compromisso mais para frente, tem que sair marcando xiszinhos nos dias... não rola. Escolha uma agenda 2008.

2. Um dia por página. Nunca pegue aquelas agendas que tem o sábado e o domingo dividindo a mesma página, pode ter certeza que você vai se arrepender depois quando precisar fazer alguma anotação.

3. Resumo mensal. É aquela folha que aparece no início de cada mês e dá espaço para você botar os principais compromissos do mês. Comece o dia por ela e só depois vá para o “hoje”.

4. Orelhas/abas. Se a agenda possuir abas separadoras é melhor ainda. Se não tiver, você pode colocá-las usando recortes de cartolina ou papel semelhante.


5. Capa Resistente. Agenda boa tem que agüentar o tranco. Você vai usá-la o ano inteiro, então precisa ter uma capa robusta, que agüente sol e chuva, quedas e o que mais vier pela frente. Uma capa de couro ou material similar cai bem.

6. Porta-Lápis. De nada adianta andar com a agenda para cima e para baixo se você não tem um lápis para escrever nela. Se possível, opte por uma agenda que reserve o lugar para um lápis/caneta (e mantenha ele lá quando terminar de escrever).

7. Firulas. Fique a vontade para escolher os opcionais como mapas, listas de DDD, calendário menstrual (!!!), ou seja lá o que for. Pra mim isso não tem utilidade nenhuma, mas há quem goste. Um índice telefônico cai bem.

Nem sempre é fácil encontrar uma agenda com todos esses recursos, e quando encontramos o preço as vezes não compensa. Pesquisa bastante, não compre no primeiro lugar que você entrar. Lembre-se que ela será sua companheira pelos próximos 366 dias (2008 é bissexto).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Organize seus CDs e DVDs

Se tem uma coisa que me tira do sério é quando procuro algo que não encontro. Pelo menos com relação aos meus CDs e DVDs, esse problema foi resolvido com uma solução bem simples e que uso há vários anos.

O primeiro passo é se livrar de todas as caixas plásticas dos CDs, pois além de ocupar muito espaço, é chato manuseá-las. Utilize envelopes com janela transparente ou mesmo uma folha de papel ofício dobrada em forma de envelope, como pode ser visto neste vídeo e ou neste texto.


O segundo passo é numerar todos os CDs em ordem crescente ou cronológica. Na minha coleção, os DVDs de filmes eu numero normalmente (filmes_001, filmes_002, filmes_003, etc...), o mesmo para os CDs de mp3 (mp3_001, mp3_002, etc). Já os CDs de programas e arquivos pessoais eu prefiro usar a data em que o cd foi gravado, usando a data invertida, assim: 2007-12-27 ou 2008-01-03 (ano-mês-dia) e uma breve descrição na frente: 2007-12-27 Backup Textos. Essa informação é escrita tanto no cd quanto no envelope, sempre no mesmo local para facilitar a busca (normalmente no canto superior esquerdo do envelope.

Para armazenar os CDs, esqueça aqueles estojos caros, pesados e volumosos. Uma simples caixa de arquivo morto cortada ao meio (uns 14 centímetros de altura, vide a linha vermelha) é perfeita para isso.

Ponha os CDs na ordem numérica crescente (1, 2, 3...) ou cronológica inversa (os mais recentes na frente). E faça o possível para mantê-los assim. Sempre que terminar de usar um cd, devolva ao local correto, nunca deixe para “ajeitar depois”, pois esse depois nunca chega e vira tudo bagunça outra vez.

O terceiro passo é essencial: utilizar um catalogador de mídias. Esse programa é usado para gravar no seu computador uma lista completa de tudo o que tem no CD ou DVD, de forma que você possa consultar toda a sua coleção sem precisar ficar colocando e tirando os discos.

Eu utilizo um programa chamado WhereIsIt? Infelizmente este programa é pago, mas existem outros gratuitos que são tão bons quanto ele. Entre eles destaco o CD Archiver 4.5 que possui tradução para português, consegue gerar listas em HTML e tem um gerenciador de empréstimos para você saber quem está com seus cds. Também faz pesquisas rápidas em seu catálogo, por exemplo se você quer encontrar todos os mp3 de Roberto Carlos, basta digitar “Roberto” na caixa de pesquisa e será exibida uma relação dos arquivos existentes.


http://baixaki.ig.com.br/download/CD-Archiver.htm

Dica: Nas opções existe uma aba chamado Metadados, para que a catalogação seja mais rápida, DESMARQUE TODOS OS ITENS DESSA ABA.

Outras sugestões de programas similares (não cheguei a testá-los):

http://baixaki.ig.com.br/download/Simple-Disk-Catalog.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/Catalog-Clube-da-Informatica-.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/CDlyse.htm

http://baixaki.ig.com.br/download/CDDB.htm

Agora é só catalogar sua coleção e nunca mais perder tempo procurando um cd.

Deixe seu comentário!