Mostrando postagens com marcador software. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador software. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Apps Android - Setembro de 2016


Estou bem sem tempo de atualizar esse blog, mas para não deixar morrer de vez, vou listar alguns aplicativos para Android que tenho usado no meu smartphone. Com exceção do Videoder (www.videoder.net), todos os demais estão disponíveis na Google Play.

AUDIO

BeyondPod - Agregador de podcasts
Maple JB - Player de audio com velocidade de reprodução
Spotify - Serviço de musicas por streamming


JOGOS

GBA.emu Free - Emulador de Gameboy Advance
Horizon Chave - Jogo de corrida de carros
VG Collection Tracker Pro - Catalogador de jogos de videogame



VIDEO

DicePlayer - Reprodutor de vídeo com legendas e velocidade de reprodução
Netflix - Serviço de vídeo por streamming
TV Show Favs - Lista de seriados de TV que você acompanha
Videoder - Download de videos do Youtube


VÁRIOS

Evernote - Anotações com fotos, audio, etc.
ES File Explorer - Gerenciador de arquivos
Handcent SMS - Cliente de mensagens de texto
Journey -  Diário pessoal (texto, fotos)
Minhas Economias - Gerenciador financeiro
Operadora DDD - 9o dígito + descobre operadora
Wunderlist - Lista de tarefas com alarme

Há outros apps instalados como Whatsapp, apps financeiros, etc., mas esses são os que merecem destaque no momento.

Podem enviar sugestões de temas e tentarei publicar aqui no blog.

Até a próxima! (Espero não ser daqui há um ano... =P )

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Convertendo PDF para JPG

Hoje precisei converter um cartaz que recebi em PDF para JPG a fim de publicar no blog.

Ao invés de ficar apertando PRINT SCREEN para capturar a tela e depois montar em um editor de imagens, pesquisei sites/programas que fizessem isso. Encontrei esses:

Site: PDF2JPG.net (http://pdf2jpg.net/)


Basta enviar o arquivo PDF de até 15 mega, escolher a qualidade da imagem e aguardar a conversão. É gerado um arquivo para cada página do documento. Tudo grátis e sem propaganda/marca d'água na imagem gerada.

---

Programa: FM PDF to JPG ( http://www.baixaki.com.br/download/fm-pdf-to-jpg-converter-free.htm )

Faz a conversão dos arquivos de forma prática. Dá pra escolher o intervalo de páginas desejado.


---


Programa: Quick PDF Tools ( http://www.baixaki.com.br/download/quick-pdf-tools.htm )



Acesse as opções através do botão direito do mouse. Tem opção de converter para imagem, converter para texto, colocar senha, entre outras.

---

Programa: PDF Creator (http://www.pdfforge.net)

Ao acessar as opções do programa, você pode escolher o formato no qual deseja salvar sua impressão. Infelizmente só consegui salvar 1 página por vez.

---

Conhece mais algum programa desse tipo? Deixe um comentário!

sábado, 26 de maio de 2012

Transforme seu notebook em um Media Center

A maioria das atuais TVs de LCD possuem entrada VGA e HDMI e os notebooks também possuem tais conectores. Por que não conectar um equipamento ao outro e montar um belo Media Center em sua casa?

Além dos cabos (VGA ou HDMI) você vai precisar de um programa para gerenciar os arquivo e criar a interface de navegação. Recomendo os seguintes programas: Plex Media Server e Plex Media Center (http://www.plexapp.com).

No Plex Media Server você indica em quais pastas do HD estão os arquivos de mídia (videos, fotos e músicas). No caso dos videos e música, o programa se encarrega de procurar a capa dos filmes e dos CDs para exibir na interface de navegação, além da sinopse e outras informações. Fiz alguns testes e a pesquisa automática foi bem acertada, inclusive para séries de TV, com poucas correções a serem feitas.


No Plex Media Center é possível navegar com facilidade entre os tipos de mídia, acessar canais e rádios on-line e até fazer buscas conteúdo. Já carrega a legenda dos videos automaticamente e permite escolher o tamanho e cor da letra e a posição onde a legenda vai aparecer. Continua um vídeo do ponto onde você parou de ver, além de muitas outras opções.


Se você tiver um controle remoto ligado ao computador, fica ainda mais fácil. Se não tem, você pode comprar um em: http://www.dealextreme.com/p/driver-free-universal-usb-ir-media-remote-controller-for-pc-2-aaa-27596 por menos de R$ 20,00.

Confira um vídeo de demonstração do programa.


O Plex tem versões para Windows, MAC e Linux. E é gratuito.

Também pode ser instalado em celulares com Android, IOS e Windows Phone 7.

Instale já e comece a curtir seus videos e outras mídias de um jeito que você nunca viu!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Extensões úteis do Chrome


Uma breve seleção das extensões que uso no Chrome.

Click & Clean - Oferece diversas opções para limpeza do histórico, cache do navegador, senhas salvas, etc.

Tweet This - Permite enviar para sua conta do Twitter o endereço da página que está sendo visualizada atualmente.

Screen Capture (by Google) - Captura a tela em formato de imagem. Possui rolagem automática para pegar a página inteira.

Silver Bird - Cliente para Twitter com inúmeras opções. Você é avisado quando há atualização na timeline.

One Number - Notificações do GMail, GReader e outros serviços do Google. É exibido o número de atualizações na barra do navegador.

Gamee.in - Icone com o link Link para a rede social Gamee.in.

Deixe sua dica de extensão nos comentários.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PDF Architect

Ótimo programa gratuito pra editar arquivos PDF, por exemplo, se você quer excluir algumas páginas do arquivo.


Baixe em: http://www.pdfforge.org/download

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Baixe Legendas em 2 cliques

Ontem o site Legendas.tv ficou fora do ar por um breve período, e neste meio tempo, fui procurar outros sites de legendas para baixar uma legenda que estava precisando. Foi então que eu descobri o aplicativo Legendas 1.7 [http://www.legendasbrasil.com.br].

Ao instalar este programa, surge uma opção no menu do botão direito do mouse que permite localizar rapidamente a legenda para o arquivo que você está procurando.


Só achei meio chata a instalação com o antivírus acusando Adware no programa, e a espera de 30 segundos para poder baixar a legenda desejada. Mas pela comodidade de não ter que digitar o nome do arquivo, está valendo!

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

terça-feira, 17 de abril de 2012

Convertendo arquivos on-line

Outro dia desinstalei o BR-Office da minha máquina pois estava lá só ocupando espaço sem eu nunca usá-lo. Eis que um belo dia recebo um arquivo por e-mail com um arquivo em formato ODT. Para abri-lo teria que instalar o BR-Office novamente, ou.... usar um conversor de arquivos.


O site www.FreeFileConvert.com realiza conversão entre os formatos mais populares de texto, áudio, imagens e vídeo. Tudo online, sem precisar instalar nada. Basta subir o arquivo, escolher o formato de destino e baixar o arquivo convertido.


(Lista parcial dos formatos)

Além de converter oferece download de vídeos a partir de vários sites como Youtbe, Vimeo, Dailymotion e GLOBO.com.

O serviço é gratuito, com publicidade, e você pode fazer doações através do Paypal.

Uma ótima alternativa para quem não quer instalar um monte de programas diferentes no computador.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Só o antivírus não é suficiente

Ótima matéria do site Olhar Digital. Confira o vídeo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ganhe Tempo: Acelere os videos

Infelizmente não tenho tempo o bastante para assistir todos os videos que baixo na internet ='(

O problema é que normalmente apenas uma pequena parte do vídeo é interessante, o resto é gente andando, olhando de lado, paisagem, etc, etc, etc...

Pra otimizar o tempo e ir direto ao que interessa, tenho usado um recurso que a maioria do pessoal só conhece nos aparelhos de DVD: a tecla Fast Forward (avanço rápido).

Pois bem, a maioria dos programas de computador também oferece uma função similar que permite você assistir o vídeo, COM AUDIO, em uma velocidade maior que a normal.

Eu uso o VLC Player e para acessar o recurso basta clicar na caixa com a indicação 1.00x e aumentar (ou reduzir) o indicador.


Se estiver em tela cheia, você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolher a opção Reprodução e depois a opção Mais rápidoRepita a operação algumas vezes até chegar na velocidade desejada.


 Eu recomendo entre 1.70 e 2.00, pois dá pra ler bem as legendas e entender o áudio sem que haja grande variação na voz de quem está falando.

Quando chegar na parte interessante, volte à Velocidade normal ( 1.00x ). Simples assim.

Dá pra GANHAR MUITO TEMPO fazendo isso.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ponha mais músicas no seu celular

Com a melhoria das conexões de internet, o pessoal que compartilha música costuma colocar arquivos mp3 em alta qualidade, fazendo com que o arquivo ocupe muito espaço no cartão de memória.

Quem tem cartões de 2Gb, 4Gb, 8Gb... não se preocupa com nada, só vai enchendo de músicas e pronto. Mas quem tem um cartão modesto de 512 MB (como eu) ou menos, fica espremendo aqui e ali pra conseguir botar mais uma música para ouvir.

Pois bem, aqui vai uma dica de como reduzir o tamanho das músicas mp3 para fazer caber muito mais músicas no cartão. A qualidade vai cair um pouco, mas se é pra ouvir no auto-falante do celular, você praticamente não vai perceber diferença. Se for pra ouvir no fone, pode notar o som um pouco diferente, mas dá pra encarar.

Você vai precisar do programa gratuito FORMAT FACTORY. Depois de instalado, siga os passos:

1. Clique na guia AUDIO.

2. Clique em TODOS PARA MP3.


3. Clique em CONFIGURAÇÕES DE SAÍDA

4. Escolha o perfil QUALIDADE MÉDIA, aperte OK.


5. Clique ADICIONAR ARQUIVOS.

6. Selecione todos os arquivos desejados.


7. Escolha a pasta de destino (onde os novos arquivos serão criados).


8. Clique em iniciar e aguarde a conversão. Depois é só copiar pro celular (ou outro tocador).


Com essa dica você dobra a quantidade de músicas que coloca no seu celular.

Bom som pra vocês!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Veja a letra da música enquanto ouve

Você já ouviu falar no MiniLyrics?

Este programa é um plug-in (complemento) que funciona com diversos tocadores de audio, entre eles os famosos Windows Media Player, Winamp, iTunes, VLC e muitos outros.

O que ele faz? Busca automaticamente na internet a letra da música que você está ouvindo. Para isso basta ter uma conexão ativa e as id3 tags do mp3 preenchidas com o nome do artista, álbum e nome da música.


Se ele não encontrar a letra da música que você está ouvindo, você pode pesquisar na internet e depois submeter para o servidor deles para que outros usuários vejam.

O MiniLyrics tem suporte a letras temporizadas, aquelas que são destacadas conforme a música progride, como num karaokê. E se a letra que você baixar não for temporizada, você pode adicionar as tags de mudança de tempo com um editor que já acompanha o programa.


Dá pra salvar a letra nos formatos TXT, LRC, SNC ou salvar diretamente dentro do arquivo mp3.

Durante alguns anos eu mantive um site com letras sincronizadas que chegou a reunir cerca de 5000 letras, mas ele saiu do ar com quando o Geocities encerrou as atividades. ='(

O programa é gratuito, mas exibe algumas propagandas que podem ser removidas se o usuário pagar um registro de 10 dólares por ano ou 25 dólares pelo registro permanente.

Você já usa o MiniLyrics? Deixe um comentário!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mapas Mentais

Você já ouviu falar em Mapas Mentais

É uma forma de representar graficamente idéias e a relação existente entre elas. É bastante usado por empresas em reuniões de brainstorming (tempestade de idéias) e também por estudantes como forma de organizar tópicos de estudo.


Durante as disciplinas do mestrado eu utilizei esse método para fazer resumos que me ajudassem a memorizar o conteúdo das provas. Confesso que foi uma ótima ajuda, muito melhor que os tradicionais slides, pois as informações aparecem em ramificações e em uma sequência lógica.

Um ótimo programa para desenhar mapas mentais é o FreeMind, que além de gratuito tem versões para diversos sistemas operacionais. Ele é muito fácil de usar, basta clicar e digitar.


Faça um teste! Você vai gostar.

Mais informações:
http://www.mapasmentais.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo, HD Limpo

Tenho um costume que já me acompanha há algum tempo: sempre nos primeiros dias do ano faço um backup completo dos meus HDs a fim de começar o ano "zerado".

Se vocês observarem os arquivo acumulados ao longo do ano anterior, vão ver que muita coisa está lá só ocupando espaço, e um backup completo é uma alternativa para você conferir o que é importante e o que pode ser arquivado.

Normalmente eu sigo os seguintes passos:

1. Crio uma pasta chamda "aaa DVD1 aaa" e vou movendo para dentro dela arquivos suficientes para completarem os 4,3 Gb que cabem em um DVD-R. Repito isso para os arquivos que sobraram, criando outras pastas mudando apenas o numero: DVD2, DVD3... Fazendo isso, fico sabendo quantos discos vou precisar pro backup.

Existem alguns programas que facilitam essa tarefa, como o HardLink (requer msvcr70.dll e mfc70.dll) ou o 
Burn to the Brim (requer o arquivo: wnaspi32.dll). Eu prefiro fazer manualmente, mesmo tendo um pouco mais de trabalho, já consigo dar uma olhada no que vai ficar em cada disco.


2. Uma dica para encontrar rapidamente aqueles arquivos grandes que ocupam muito espaço é usar os programas TreeSize ou FolderSize que mostram o tamanho de cada pasta. Então você saberá o que está ocupando espaço no seu HD.


3. Depois de separar tudo, é hora de gravar. Você pode usar o programa de gravação que tiver instalado no seu computador, ou se não tiver nenhum, eu recomendo o CDBurner XP, que é bem completo e gratuito. Não esqueça de anotar com uma caneta para cds uma breve descrição do conteúdo de cada disco.


4. Depois de gravar cada pasta em DVD, eu movo os arquivos para uma pasta chamada "zzz JA GRAVEI zzz", para posteriormente fazer a exclusão de tudo o que eu não quiser manter.

5. O próximo passo é numerar e catalogar os discos, para isso eu uso os programas DiscLibrary (gratuito) e o WhereIsIt (pago).

Para a numeração eu costumo usar o modelo de data invertido, por ex: 2012-01-01 e 2011-12-31, assim quando eu ponho no catalogador, fica tudo em ordem cronológica. Escreva esse numero no disco e no catalogador. Se houver mais de um disco gravado no mesmo dia, basta colocar um numero extra no final: 2012-01-01 01, 2012-01-01 02, e assim por diante.


6. Por fim, faço envelopes para meus discos a partir de folhas de papel A4 (opção 1opção 2 - opção 3) e guardo tudo numa caixa de arquivo, em ordem de data, pois fica fácil na hora de recuperar.


Bons backups!

Prof. Abrahão Lopes

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Revistas em Quadrinhos Eletrônicas

Nessas férias, além dos filmes e dos games, retomei outra paixão de infância: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 


Naquela época eu me divertia com a Turma da Mônica, Tio Patinhas, Bolinha, Recruta Zero, etc. Alguns anos mais tarde foi a vez dos heróis, X-Men, Homem-Aranha, Spawn, Gen 13, e muitos outros.


Hoje, encontramos muito material interessante para o público adulto, não apenas histórias de heróis. As chamadas Graphic Novels trazem histórias muito interessantes sem sequer citar qualquer "poder especial".


Outra evolução foi a forma de apresentação. Na década de 80 as revistas eram impressas em papel jornal (só de lembrar me dá uma gastura nas mãos, eca!). Na década de 90 o papel mudou, ficou liso e brilhoso, e também ganhamos qualidade na impressão e cores impressionantes. 


Na última década, com o advento da internet, muitas editoras estão apostando no formato eletrônico, em que os quadrinhos podem ser comprados e lidos diretamente no navegador. Não é mais preciso ficar correndo de banca em banca, de sebo em sebo à procura daquela edição que você perdeu. Está tudo lá... do número 1 à edição atual, e muitas vezes a um preço bem mais baixo que o valor de banca. Pra ter uma idéia, uma revista em quadrinhos, na banca, custa entre R$ 5,00 e R$ 10,00 em média. Adquirindo no formato eletrônico, sai por cerca de R$ 1,75, menos da metade do preço.


Claro que há aqueles que preferem a mídia física, e eu concordo que existem edições que valem a pena ter em mãos, como aquelas que tem capa metalizada, capa dura, edições com poster, edições com cards, com impressão lenticular, etc. Mesmo custando mais caro, vale a pena comprar.


Voltando aos quadrinhos eletrônicos, eu comecei acessando alguns sites com tirinhas (links abaixo), mas como a maioria dos sites só publicam uma tirinha por dia, resolvi procurar outra forma de aproveitar melhor essa mídia. Encontrei os chamados "Comic Readers", softwares que oferecem uma grande praticidade na hora de trabalhar com os quadrinhos eletrônicos.



Em geral, encontramos arquivos com extensão CBZ ou CBR que possuem imagens escanedadas de cada página da revista. Esses arquivos são os mesmos ZIP e RAR, respectivamente, apenas renomedados. O que os programas leitores fazerem é seguir a sequência da numeração de páginas e faciliar o zoom, rotação e rolagem das imagens.

Tenho usado o programa CoView, que além de gratuito, é muito leve (menos de 1Mb). O programa já abre em tela cheia, tem tradução para o português e um monte de ferramentas e opções.









Só para deixar claro, eu NÃO apoio a pirataria, ou seja, você baixar de graça a edição deste mês da revista que você acompanha. Mas apoio iniciativas como dos sites "Quadrinhos Antigos" e "As Fotonovelas" que produzem arquivos eletrônicos de materiais que não encontramos por aí. São revistas das décadas de 50, 60, 70... que se não fossem por esses camaradas, cairiam no esquecimento e as gerações mais novas nunca iriam conhecer.


Abaixo deixo uma porção de links relacionados ao assuntos, passando pelos softwares leitores, sites para você criar sua própria história em quadrinhos, catalogadores e mais.




## LEITORES ##

ComicRack - http://www.baixaki.com.br/download/comicrack.htm

Graphic.ly - http://www.baixaki.com.br/download/graphic-ly.htm

CDisplayEx - http://www.baixaki.com.br/download/cdisplayex.htm

Coview - http://www.baixaki.com.br/download/coview.htm

Comical - http://www.baixaki.com.br/download/comical.htm

Portable ComicsViewer - http://www.baixaki.com.br/download/portable-comicsviewer.htm

YACReader - http://www.baixaki.com.br/download/yacreader.htm


## MANGA ##

eManga - http://www.baixaki.com.br/download/emanga.htm

Manga Meeya - http://www.baixaki.com.br/download/mangameeya.htm


## BUSCADORES ##

Manga Crawler - http://www.baixaki.com.br/download/manga-crawler.htm

Comic Reader - http://www.baixaki.com.br/download/comicreader.htm

Woofy - http://www.baixaki.com.br/download/woofy.htm


## CRIAÇÃO ON-LINE ##

Personagens Marvel - http://superherosquad.marvel.com/create_your_own_comic

Comic Creator - http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/comic/

Comic Master - http://www.comicmaster.org.uk

Witty Comics - http://www.wittycomics.com

Rage Comic Creator - http://ragecomic.appspot.com/

The Hero Factory - http://cpbherofactory.com/

ComicBrush - http://www.comicbrush.com/


## CATALOGADORES ##

Sicreq - http://www.baixaki.com.br/download/sicreq.htm


## PROGRAMAS PAGOS ##

Comic Life - http://www.baixaki.com.br/download/comic-life.htm


## SITES DOWNLOADS ##

Quadrinhos Antigos - http://quadrinhosantigos.blogspot.com

As Fotonovelas - http://asfotonovelas.blogspot.com



## TIRINHAS ON-LINE ##

http://fandangossuicida.blogspot.com

http://www.giekim.com

http://tironas.blogspot.com

http://www.umsabadoqualquer.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BPACast #05 - Software Livre

Olá amigos ouvintes,

Sejam bem vindos ao quinto episódio do BPACast. Neste programa o Prof. Sebastião Alves (da UERN) nos concede uma ótima entrevista e esclarece dúvidas sobre Software Livre, Linux e mitos que as pessoas criaram sobre o assunto.

Ouçam, comentem e concorram ao sorteio de brindes!

Um abraço,

Prof. Abrahão Lopes
abrahao2k [arroba] gmail.com





###
Sites dos participantes
###

sebastiaoalves[arroba]uern.br


###
Sites comentados nos e-mails
###







INFOX COMPUTAÇÃO - (94) 3317-5958
infoxcomputacao@gmail.com

###
Sites comentados durante o programa
###









###
Sites das Músicas
###


adrianmusto - Floating
AlexBeroza - Waffer Thin
Carosone - Thinkin About It
GuestsofNature - Suger Rush
halede - January
Kojo_Akusa - Here comes the snow
Loveshadow - The Garden
mcjackinthebox - Mr. Williams Blues
midliFeCrisis - I Wanna Know
Nurykabe - Locked the door
onlymeith - Troubled
Ruby Roses - Good Company


###
Video do Sorteio dos 4 DVDs
###

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Você faz doações?

Nos últimos dias dessas férias do meio do ano, resolvi dar uma geral no meu notebook para começar o novo semestre com a máquina mais leve.

Isso envolveu uma imensa busca por programas gratuitos que atendam minhas necessidades. Era algo que eu já sabia, mas que vale a pena lembrar: É POSSÍVEL VIVER SEM PAGAR POR SOFTWARES!



Entretanto, nos diversos sites que visitei, percebi que vez por outra há um banner pedindo doações, e aí me veio a dúvida: VOCÊ FAZ DOAÇÕES PARA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES GRATUITOS QUE VOCÊ USA?

Andei pensando... programas que uso praticamente todo dia, como compactadores de arquivos e gravador de cd, se fossem comprados me tomariam uma fortuna. O Nero, por exemplo custa R$ 85,00 e o Winzip R$ 60,00.





Porém existem alternativas gratuítas, que as vezes são melhores que os programas pagos. Para substituir esses dois eu uso o CDBurnXP e o 7zip. E não tenho do que reclamar. Muitos outros programas encontram-se na mesma situação.

Eu então pergunto: "Você pagaria R$ 1,00 por um programa que usa todos os dias?" Pode parecer pouco, mas você ja viu quantos downloads esses programas possuem?



Só no site Baixaki, o 7zip tem mais de 3 milhões de downloads. Se cada usuário satisfeito pagasse R$ 1,00, os desenvolvedores estariam felizes da vida. É uma pena que não temos o costume de fazer nossa parte.

De hoje em diante, sempre que houver opção de doação para um programa gratuito que eu uso, eu irei contribuir! E convido vocês a fazerem o mesmo!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aplique provas On-Line

Pesquisando uma forma de agilizar a correção de provas entre meus alunos, encontrei esse programa que é show: iTest (http://itest.sourceforge.net).

O professor utiliza o módugo iTestServer para cadastrar questões e a lista de alunos que farão a prova.



Os alunos acessam a máquina do professor através do iTestClient e poderão responder a prova e já saber a nota na hora.



Todas as respostas ficam armazenadas na máquina do professor e podem ser impressas para servir de "documento".

E para evitar "cola", o programa sorteia questões aleatoriamente e ainda embaralham as respostas para não ter aquela estória "Questão 3, a resposta é B".

Só faltou uma autenticação de usuários. Ainda assim é excelente!

PROFESSOR-ABRAHAO RECOMENDA

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Assistindo RMVB na TV

As conexões banda larga se popularizaram e com isso tornou-se muito mais fácil baixar vídeos na Internet. Uma prova disso é o Youtube e dezenas de outros sites "tubes" que existem. Outra é o grande número de sites que oferecem seriados, filmes e programas de tv para download.

Entre os brasileiros, um popular formato é o RMVB (Real Media Variable Bitrate), que consegue imagens com boa qualidade em arquivos bem pequenos (em média 70 a 140 MBs por episódio de seriado).

Só há um pequeno problema: RMVB não roda no aparelho de DVD, só no computador!

Sempre que eu quero assistir algum vídeo, preciso ligar o notebook na TV. Por sorte praticamente todas as tvs LDC já trazem entrada padrão VGA, aquela igual a do monitor.

Mas quem não tem uma TV LCD também pode assistir seus videos na tela grande, usando uma das seguintes alternativas:

Equipamento Media Player

É fácil encontrar aparelhos chineses com suporte a RMVB. Uma pesquisada rápida no www.dealextreme.com vai te retornar dezenas de opções com preços atraentes. Modelos simples a partir de 30 dólares e outros mais sofisticados por até 180 dólares. Com um aparelho desse tipo, basta espetar o pen-drive na entrada USB para aproveitar o vídeo.



Softwares de Conversão

Quem não estiver a fim de gastar com um aparelho, pode usar um programa conversor de vídeo para transformar o RMVB em MPG ou MPG2, gravar num disco e tocar direto no aparelho de DVD.

Dois programas que eu recomendo:

Format Factory - Um canivete suiço da conversão. Trabalha com os formatos mais populares (ou não) de áudio e vídeo). O melhor de tudo: é gratuito. Basta arrastar os arquivos para dentro do programa, escolher o formato de saída e aguardar a conversão.



http://www.baixaki.com.br/download/formatfactory.htm

ConvertXtoDVD - Esse programa é fantástico. Basta arrastar os arquivos e ele cria um disco no formato DVD com menu, legendas selecionáveis (se o arquivo tiver legendas externa *.srt), multiplas trilhas de audio, capítulos, etc. Como nem tudo é perfeito, esse programa é pago, mas dá pra conferir uma versão de testes.



http://www.baixaki.com.br/download/convertxtodvd.htm

Se você conhece outros programas do mesmo estilo, deixe um comentário!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Controle Financeiro Portátil

Que tal controlar suas finanças a partir do Pen-Drive? É isso que o software RQMoney Portable se propõe a fazer.

O software gratuito é bem leve (apenas 1,5 MB descompactado), totalmente em português (e mais 10 idomas) e é muito fácil de usar.



Nele é possível cadastrar diversas contas (corrente, poupança, carteira) de bancos diferentes e realizar transações de crédito, débito ou transferência.

Tudo fica organizado em categorias e subcategorias e um histórico de operações é montado a cada novo pagamento ou recebimento adicionado.

O programa permite: gerar relatórios e gráficos a partir dos dados, exportar para o Excel, imprimir os relatórios, gerenciar múltiplos bancos de dados ou diversos usuários de uma mesma conta, trabalha com múltiplas moedas, fazer orçamentos mensais, acrescentar anotações, usar um calendário e a calculadora e ainda consultar a ajuda em português! Ufa!



Eu já testei diversos programas de finanças pessoais, e nenhum me agradou tanto quanto este. Nos últimos anos tenho usado uma planilha em Excel para controlar minhas contas, mas a partir do próximo mês estarei aderindo oficialmente ao RQMoney.

Baixe em: www.rq.sk/rqmoneyen.html

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Programas para todo gosto



O site Baixaki publicou uma coleção de programas que não podem faltar para quem usa Windows.

A lista inclui atualizações, navegadores, mensageiros, plugins, anti-virus, programas para música, video, compactadores, desinstaladores, utilitários, programas de backup, gravadores de cd e dvd, enfeites para desktop, editores de imagens, pacotes de escritório e muito mais. Praticamente um TQT*.

Baixe os programas essenciais para quem usa Windows neste link.

* TQT - Tem Que Ter.