Mostrando postagens com marcador web 2.0. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador web 2.0. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de agosto de 2008

2008-08-12 (TER) Web 2.0 Imagem e Ação On-Line

O site Gartic.com veio para trazer alegria aos fãs do jogo Imagem e Ação. Totalmente em português, você pode se divertir num espaço virtual com pessoas do mundo inteiro, por à prova sua arte e tentar descobrir os garranchos dos outros.



O melhor é que não precisa cadastrar nem instalar nada. Só clicar e sair desenhando. Muito bom mesmo.

Indicação de Alba Sandyra.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Web 2.0: Ning.com

Esse site foi indicação do amigo Prof. Márcio.

Ning.com é um site que permite você criar sua própria rede social tipo o Orkut.

Na verdade é uma mistura de Blog com colecionador de amigos. É uma ferramenta interessante, principalmente para professores, para reunir num só lugar seus contatos, eventos, fórum, bate-papo, etc.

Criei um espaço no endereço:

professor-abrahao.ning.com

só não sei se terei tempo de usá-lo.





quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Web 2.0: Mais brinquedos de papel

Nesse site você vai poder criar seus próprios bonequinhos, depois basta imprimir, recortar e colar.

Também existe a opção de salvar sua obra de arte numa galeria chamada “A Colônia” ou mesmo de ver as criações de outros usuários. O mais legal é poder visualizar o boneco em 3D antes da impressão.



Link: http://www.papercritters.com/

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 19 de julho de 2008

Web 2.0: Crie Ícones num piscar de olhos

Se você quiser mudar os ícones da sua área de trabalho e colocar imagens personalizadas como fotografias ou qualquer outro tipo não será mais necessário apelar para um editor de ícones, basta usar o site Bradicon!



Basta escolher a imagem, aguardar alguns instantes e fazer o download do seu ícone personalizado.

Depois clique no atalho que você quer mudar o ícone, com o botão direito do mouse, escolha propriedades e clique no botão Alterar Icone. Escolha o novo ícone e confirme. Fácil assim.



Acesse: http://ico.bradleygill.com/

Acessando sites bloqueados

Mais um site para burlar a proteção dos firewalls e conseguir acessar o Blog do Professor Abrahao na faculdade ou no trabalho:

http://www.virtual-browser.com/

Ele põe um banner na parte superior da tela, mas é melhor do que as traduções malucas do Google explicadas num post anterior.



Lembrando que dependendo do tipo de bloqueio esse site pode não funcionar.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Galeria 3D fácil

TiltViewer é um aplicativo gratuito, totalmente customizável que apresenta suas fotos de uma forma moderna. Utiliza um sistema que combina flash, javascript, XML e outras tecnologias para criar um incrível efeito 3D. Isso sem que o usuário faça praticamente nada.



Veja uma galeria exemplo em:
http://airtightinteractive.com/projects/tiltviewer/app/

Ele pode utilizar fotos publicadas no Flickr, inseridas manualmente ou automaticamente através de um modelo de galeria para o Picasa.

Para baixar o TiltViewer acesse o site oficial:
http://www.airtightinteractive.com/projects/tiltviewer/

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

terça-feira, 1 de julho de 2008

Web 2.0: Gmail no celular

Ontem estava finalizando os diários de uma das disciplinas que divido com outro professor, e por volta das 22:00 h precisei enviar um e-mail com a relação de notas. O problema é que não tenho internet em casa, e as lan houses do bairro já estão fechadas (ou fechando) neste horário. Eis o dilema!

Olhei para o lado e vi meu bom companheiro de todas as horas – o Nokia N70 – e lembrei de que podia usa-lo para enviar o e-mail que precisava.

Liguei para a Oi para solicitar instruções para configuração e fiquei surpreso quando a atendente falou que enviaria uma mensagem de configuração automática. Em poucos minutos o celular já estava acessando a internet.



Não sei se é problema com a Oi, mas não consegui fazer funcionar o cliente de e-mails do aparelho (que trabalha com IMAP e POP3) e o jeito foi apelar para o bom Gmail.

Claro que não dá para carregar todas as funcionalidades do PC direto no celular, então a Google desenvolveu uma versão do GMail exclusiva para celulares.

Basta apontar o navegador do aparelho para: http://m.gmail.com ou http://gmail.com/app.

Não se tem o mesmo conforto de escrever no teclado do micro, mas consegui resolver o meu problema. E o melhor, gastei apenas R$ 0,12 (doze centavos) para enviar a relação de notas dos 50 alunos.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Conferindo a velocidade da conexão

Esta semana tive um problema com o VOIP da empresa e o pessoal do suporte técnico me pediu para conferir a velocidade da conexão com a Internet. Existem diversos sites que fazem a medição de velocidade, alguns me retornaram valores absurdos como 50.000 Kbps (Sim, 50 Mega) e até Infinity.


Resolvi então consultar vários sites para ter um valor mais preciso. Segue a lista dos sites usados:

www.rjnet.com.br/velocimetro

www.minhaconexao.com.br

www.fithost.com.br/

http://www.speedtest.net/

www.rjhost.com.br

Alguns são bem simples, outros usam até uma interface futurista com mapas. Escolha o seu favorito e boa sorte!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Web 2.0: Dumpr

Dumpr é um site que permite criar montagens em fotografias com apenas dois cliques. Basta escolher um modelo, enviar uma foto do seu micro, do Flickr ou de qualquer URL, e ver o resultado.




Para os visitantes são poucos modelos disponíveis, mas se você estiver disposto a abrir a mão e pagar Us$ 3,99 mensais, pode utilizar diversos modelos exclusivos.


É um site legal, prático, mas existem programas (inclusive gratuitos) que fazem o mesmo.

Ainda assim,


PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA


sábado, 7 de junho de 2008

Firefox: Temas no Orkut

Eu não uso mais o Orkut, mas como sei que muita gente ainda se diverte “colecionando amigos”, segue um post que achei interessante: como mudar o tema do Orkut usando a extensão Greesemonkey para Firefox.




Clique aqui para instalar os temas.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Capas para CDs e DVDs

Há 8 anos atrás ainda eram poucas pessoas que possuíam um gravador de cd no computador. Essas maquininhas que hoje são encontradas por R$ 49,90 na época custavam cerca de R$ 999,90, praticamente o preço de um micro.

No tempo em que eu fazia a graduação, morava com meus tios e a grana era sempre curta. Então resolvi investir num gravador de CDs e oferecer CDs musicais personalizados para os colegas. Depois vieram os mp3 e em seguida os VCDs e DivX. Para deixar o serviço mais caprichado, geralmente eu fazia as cópias e imprimia as capas numa gráfica. E assim me mantive financeiramente durante boa parte dos 4 anos da faculdade.


Bom, pra encurtar a história, quero apresentar um site que possui um dos maiores acervos de capas que eu conheço. O site CDCOVERS.CC reúne capas para CDs de Audio, DVDs, Jogos de Playstation 1, 2 e 3, Nintendo Wii, Game Cube, Gameboy, Jogos de PC, XBOX e, pasmem, VHS.

Você encontra scans das capas originais, dos discos, dos inserts e também capas feitas pelos usuário de filmes que acabaram de sair no cinema. Tudo de graça!

Visite!

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Web 2.0: Um mundo em cubinhos

CubeScape é um site que lhe permite fazer desenhos utilizando cubos coloridos.

Basta escolher a cor do cubo e clicar onde você quer que ele seja colocado. Achei meio difícil acertar os locais no início, mas depois você pega o jeito.

Eu não tenho nenhum talento para desenho, mas na galeria do site é possível ver trabalhos incríveis.


Dá para salvar e assistir uma animação com a construção do desenho cubo a cubo.

Idéia interessante para quem tem tempo e talento de sobra.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Web 2.0: MeAdiciona.com

Vi um link para esse site no Blog do Carlos Fran e resolvi publicar. O MeAdiciona.com é um site que oferece uma página pessoal para você deixar os links do seu Orkut, Twitter, MSN, Skype, Flicker, etc.

Muito fácil. Basta criar uma conta, cadastrar seus endereços e distribuir um único link para os amigos. Uma excelente idéia!


Anote ai o meu:

www.meadiciona.com/prof_abrahao

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pergunte ao Professor Abrahao

Essa seção estava meio sumida por falta de perguntas, mas como apareceu uma, vou trazê-la de volta.

Pergunta #4 – Meebo

Simply Simple quer saber como colocar o Meebo no Blog.

Primeiro você tem que criar uma conta no Meebo. Na tela inicial aparece opção de logar direto em um único mensageiro (AIM, Y!, MSN, GTalk), ou no Meebo, na parte direita da tela tem o link SIGN UP NOW! Clique nele e faça um cadastro.

Depois de entrar, clique no link (1) Widgets Meebo Me, na tela que surge, clique em (2) Adicionar um Novo Widget. Escolha um nome e o tamanho do Widget na tela seguinte e clique Crie um novo Widget para concluir.





Agora basta copiar o código do campo de texto (3) e colar no seu blog. No caso do Blogger (Blogspot), na aba Layout, em Elementos da Página, clique em Adicionar um elemento da página e escolha HTML/JavaScript. Na tela seguinte, cole o código do Meebo e clique em Salvar.






Pronto, o Meebo já vai aparecer no seu blog!

Mande sua pergunta e eu responderei!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Web 2.0: Twitter.com

Em muitos blogs que visito, sempre via o pessoal comentando sobre o Twitter, mas nunca tive curiosidade em saber o que era.

Outro dia, ouvido um podcast sobre dispositivos móveis, o locutor falou sobre a facilidade em publicar mensagens no Twitter direto do celular. Isso despertou minha curiosidade e resolvi conferir.


O Twitter é um site que mistura o conceito de BLOG com REDE SOCIAL, ou seja, você se cadastra e adiciona os blogs (pessoas) que você quer ler.

O interessante é que ele foi feito realmente pensando nos dispositivos móveis. Por exemplo, as mensagens só podem ter no máximo 140 caracteres. E não tem aquele horror de imagens para deixar tudo lento.

Confira esse vídeo que explica melhor o conceito do Twitter:





Para me acompanhar no twitter, acesse:

www.twitter.com/prof_abrahao

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Web 2.0: TAAZ – Maquiagem Virtual

Essa é uma dica para as mulheres. Sabe aqueles salões que oferecem uma prévia de como o visual vai ficar através de um programa de computador? Não? Nem eu! Nunca vi isso por aqui. Só pela televisão mesmo.


O site Taaz permite que você envie sua foto e faça diversas modificações no cabelo e na maquiagem. É bem intuitivo de se usar, mas é preciso saber um pouco de inglês.

Até procurei para ver se tinha alguns acessórios tipo óculos e chapéus para fazer umas brincadeiras com as fotos, mas é um site “sério”. Não tive paciência para ficar mexendo.

Se você quiser fazer umas brincadeiras com fotos, tente o gratuito Photo Boony Image Editer. Com ele é possível fazer umas montagens bem bacanas.


PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Seminário Info Web 2.0

Desta vez não vou publicar sobre um site e sim deixar o link para download em mp3 das palestras do Seminário da Revista Info sobre Web 2.0.

Basta rolar a página e clicar nos botões “OUÇA”.



PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Web 2.0: Construa Fontes On-Line

Se você está fazendo algum projeto gráfico, certamente vai querer uma fonte diferente de todas as que vemos por ai. E por mais que você procure em CDs ou sites, vez por outra dá de cara com algum cartaz ou site que usou a mesma fonte que você. Para ter exclusividade o jeito é criar suas próprias fontes.


O site FontStruct.FontShop.com oferece uma ferramenta on-line para construção de fontes com centenas de variações para que seu trabalho seja único.



Além de criar a fonte você tem opção de compartilhá-la com outros usuários e até mesmo baixar o trabalho de outras pessoas. É uma coleção praticamente infinita com novas opções de fontes.

Confira!


* * * Com este post chegamos a marca de 250 tópicos publicados.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Web 2.0: Balões sobre Imagens

Sabe aquelas fotos que aparece um balão como se fosse de uma história em quadrinhos? Pra fazer usando um programa qualquer dá um trabalhão, mas se você usar o serviço do PicBite.com é uma moleza.

Basta enviar uma foto ou figura, arrastar os balões e digitar o que quiser.


Seria melhor se houvesse mais modelos de balões, mas quebra um galho quando se está com pressa.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Acesse seu PC de qualquer lugar

Outro dia falei sobre os sistemas de acesso remoto VNC e RDESKTOP (Área de Trabalho Remota), hoje vou comentar sobre outro serviço que costumo usar com freqüência.

LogMeIn é um serviço gratuito (e seguro) que permite você acessar o seu computador a partir de qualquer micro remoto que tenha conexão com a internet, de forma rápida e fácil.



Você precisa se cadastrar no site para obter acesso ao serviço. Depois, instale um pequeno programa no computador que será controlado e adicione-o a sua conta do site. Todas as configurações são feitas automaticamente e você não precisa se preocupar com firewall ou outros bloqueios que a rede tenha, pois toda comunicação é tudo é feita pela porta 80 (HTTP).



Você pode cadastrar quantos computadores quiser e até mesmo organizá-los em grupos. Mesmo usando uma conexão discada você consegue trabalhar muito bem. O acesso é feito por um plug-in instalado no navegador, via um applet Java ou mesmo com a transmissão de telas em formato JPG (esse último é extremamente lento).

O site também oferece alguns serviços pagos com mais funções. Se você trabalha em alguma empresa com muitos computadores talvez seja interessante assinar o serviço.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA