sábado, 26 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Criando Unidades Virtuais

No tempo do MS-DOS, quem conhecia todos os comandos conseguia fazer misérias no micro. Entre os comandos obscuros (aqueles que poucos conhecem) existe um que pode ser usado para facilitar o trabalho de ficar alternando entre pastas.

O comando SUBST permite o usuário criar um atalho para uma pasta direcionando substituindo o endereço completo por uma letra de unidade, por exemplo: a pasta c:\Arquivos Diversos\Meus Textos\Apostilas pode ser atribuída a letra T:

Para usar o comando, abra o prompt de comando (Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando, ou vá em Iniciar > Executar, digite cmd e aperte Enter) e digite conforme mostrado abaixo:

subst t: “c:\arquivos diversos\meus textos\apostilas”

onde:
subst – é o comando
t: – é a letra a ser usada. Pode ser qualquer letra do alfabeto que esteja livre.
“caminho” – é a pasta que você quer acessar. Escreva entre aspas.

Uma dica é atribuir letras às pastas mais acessadas, como t: para textos, v: para vídeos, p: para programas e por ai vai... na hora de salvar ou abrir um arquivo, digite a nova unidade e aperte enter para acessá-la.

Esse comando precisa ser executado cada vez que o Windows é iniciado. Então é uma boa idéia criar um arquivo de lote (.BAT) e colocar um atalho na pasta Inicializar do menu iniciar.

Se quiser eliminar a unidade, digite subst t: /d (onde t: é a letra que você quer remover).

Para quem não tem muita intimidade com o Prompt de Comando, há também a opção de usar o VisualSubst para fazer o mesmo usando o mouse.



Você conhecia esse recurso? Comente!

Nenhum comentário: