terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Casa Da Revista

Ahhhh... como era bom visitar a Casa da Revista aqui de Mossoró. No tempo da faculdade eu passava um longo tempo folheando a SuperInteressante, SET, as revistas de videogame (que não vinham em saquinhos), alguns quadrinhos e aqueles livretos com dicas de informática... que pena que aquele tempo passou.

Os caras não bloquearam a leitura livre, o problema é que não tenho mais tempo de passar lá. Acho que foram apenas 3 visitas durante o ano de 2007, nas quais adquiri uma revista com 2 CDs sobre JAVA, uma outra que trouxe um CD de provas de concursos públicos e finalmente a JAVA Magazine (que pela minha lembrança ainda está lacrada...)


É pessoal, realmente está difícil encontrar tempo para acompanhar as publicações periódicas. Aqui na empresa temos assinatura da VEJA, PEGN, ISTO É, SUPER, algumas outras voltadas para a área de veículos automotivos diesel, além dos jornais locais. Sempre que passo pelo balcão de vendas dou uma folheada em algumas páginas.

Pra mim, ler revista tem que ser uma coisa divertida, tipo deitar numa rede, ler umas matérias, tirar uma soneca, e ao acordar ver que ela está com as páginas amassadas e que serviu de babador. Há tempos não sei o que é isso...

Não sou muito chegado a ler na tela do computador, mas costumo baixar algumas publicações on-line para suprir a falta dos periódicos convencionais. Então resolvi relacionar algumas boas revistas eletrônicas (gratuitas):

Revista Guia do Hardware – BR, PDF, +/- 100 pág. – Muitas dicas sobre configuração de equipamentos, instalação de programas e sistemas, Linux, análises, testes, tutoriais e muito mais. Ter um visual moderno, e as páginas são em formato de Slides, dá pra visualizar no monitor sem usar a barra de rolagem.

Revista Procedural – BR, PDF, SEMESTRAL, +/- 100 pág. – Dicas sobre Modelagem 3D, Blender, animação, renderização.

GimpZine – BR, PDF, TRIMESTRAL, +/- 25 pág. – Explora recursos sobre o editor de imagens gratuito GIMP.

BROffice Zine – BR, PDF, TRIMESTRAL, +/- 25 pág. – Relata experiências de uso do BROffice por empresas, organizações, usuários comuns, traz dicas sobre o uso dos programas e explica como criar certos tipos de documentos. Ótimo material.

Revista Programar – PT, PDF, BIMESTRAL, +/- 25 pág. - Explora diversas linguagens como C++, PHP, RUBY, etc. Traz dicas, técnicas de programação, exemplos de código, e muito mais.

Revista Linux – PT, PDF, BIMESTRAL +/- 40 pág. – Software Livre, personalização das distribuições Linux, dicas avançadas, etc.

Revistas GamerZines – ING, PDF, MENSAL, +/- xxx pág.- Diversas revistas sobre jogos de videogame dos consoles atuais: XBOX, PSP, NDS, PC, PS3, etc.

PDF-Mags.com – ING, PDF, PERIÓDICAS - Um portal que reúne diversas publicações gratuitas sobre os mais diversos temas: arte, áudio, computação, quadrinhos, arquitetura, música, fotografia, ciência, filmes e muito mais.

Para ler, uso o excelente Foxit PDF Reader, que tem pouco mais de 1 MB contra 20 MB (isso o instalador) do Adobe Reader.

Se conhecer mais alguma boa revista on-line, deixe o link nos comentários!

Nenhum comentário: