quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Como gravar um Vídeo-Tutorial

É bem comum encontrarmos na internet (principalmente no Youtube), videos que mostram a tela do computador com alguém ensinando sobre os mais diversos temas da computação. Eu mesmo já realizei uma experiência com meus alunos da disciplina de Programação em Java onde publiquei todo o conteúdo do curso em video-aulas.

Existem diversos programas para fazer a captura do vídeo (que não exige o uso de uma câmera) e a conversão para diversos formatos como AVI, MOV, MPG e até mesmo Flash. Um dos mais conceituados é o Camtasia Studio, que reúne diversas ferramentas, editores e conversores. Entretanto é um programa pago, e que muitas vezes está fora do alcance de nós, meros mortais.



Mas existem muitas alternativas gratuitas, como o CamStudio, uma ferramenta livre que possui muitas das funções de seu primo pago ai de cima e não deixa nada a desejar. Ele traz um gravador, o tocador e um conversor que permite gerar arquivos Flash que rodam dentro do navegador. É este que eu utilizarei para gravar os vídeo-tutoriais que publicarei aqui no site.

Você já fez algum video tutorial? Ponha o link nos comentários!

Nenhum comentário: