quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Temporada de Caça aos Ursos

Com a chegada do mês de Janeiro e a proximidade do carnaval, as ruas da cidade de Mossoró são invadidas por grupos de dezenas de crianças e adultos que, fantasiadas com roupas feitas por elas mesmas, enfrentam o calor do “pingo do meio dia” em busca de algumas moedas.


Além da fantasia, os instrumentos musicais utilizados para ritmar a “dança do urso” muitas vezes também o são. Vale tudo, desde baldes, latas até panelas que a mãe provavelmente estará procurando para fazer o almoço. Apitos, cornetas, surdos e caixa já são para os mais abonados. É uma tradição do carnaval da cidade.

Lá em Ceará-Mirim, cidade onde residi por muitos anos, existe algo semelhante – os “papa-angu” – que são predominantes nas comunidades interioranas. E também um grupo chamado caboclinhos, um grupo folclórico que representa índios com suas belas danças (esse dá gosto de ver). O grupo inclusive já se apresentou várias vezes aqui em Mossoró, nos desfiles de 30 de Setembro e outros eventos culturais (vide foto).


As vezes acho que já estou ficando velho, porque não suporto a algazarra feita por aqueles garotos que insistem tocar suas marchas na porta da sua casa até que você lhes dê alguma dinheiro.

Não tenho coragem de fazer o mal, mas a vontade que me dá é de jogar um balde d’água bem gelado pra “esfriar o calor” dos moleques.

Saiba mais sobre os Ursos de Mossoró clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto aos "Caboclinhos" aqui de Ceará-Mirim, seu futuro é incerto, pois em 2007 faleceu Sr. Zequinha, seu principal incentivador.