quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é SVCHOST.EXE?

Quando você usa o Windows XP, ao apertar CTRL + ALT + DEL, o Gerenciador de Tarefas do Windows é exibido. Nessa tela, clicando na aba Processos, você encontra a lista de todos os programas que estão sendo executados no computador, inclusive aqueles que não foi você que abriu, como é o caso dos antivírus, mensageiros, e praticamente todos aqueles que aparecem ali perto do relógio.


Entre os processos, sempre aparece um que eu não sabia o que era, tentava finalizar, mas continuava rodando. Pesquisei e encontrei a seguinte explicação:

Há algum tempo atrás, a Microsoft decidiu, mover todos as funcionalidades internas do Windows, para ficheiros do tipo .DLL, argumentando que era uma forma de reutilizar mais facilmente este tipo de processo, o que não era possível ser feito se continuassem em formato .exe.

Ora, como não conseguimos executar arquivos .dll diretamente, o Windows tem que utilizar um executável que o faça… eis o porquê da existência do SVCHOST.EXE!

Assim fica explicada a existência de tantos processos ativos com esse nome, quando consultamos o gerenciador de tarefas.

Ou seja, não é vírus, é apenas o Windows rodando os processos que precisa

Nenhum comentário: