quinta-feira, 20 de março de 2008

Segurança na digitação de senhas

Complementando a dica anterior, quando você não estiver usando o seu computador é importante que tome muito cuidado ao digitar as senhas do seu e-mail, Orkut, etc.

A maioria dos computadores, mesmo possuindo anti-virus estão sujeitos aos KeyLoggers, programas que capturam tudo que é digitado no teclado e os envia para malfeitores que irão infernizar sua vida.

Uma dica para fugir desse problema é usar o Teclado Virtual do Windows XP (Inicar > Todos dos Programas > Acessórios > Acessibilidade). Se o atalho não estiver aparecendo, vá em Inicar > Executar, digite osk e aperte Enter.


O programa permite que através do mouse você entre com suas senhas, evitando assim a captura das teclas.

Infelizmente também somos ameaçados pelos ScreenLoggers, que semelhante aos keyloggers capturam a informação, mas não do teclado e sim do clique do mouse. Assim, ao clicar sobre um dos botões do teclado virtual, sua senha poderia ser capturada.

O Teclado virtual permite ser configurado para que ao invés de clicar você apenas aponte o cursos sobre a letra para ela ser digitada. Vá no menu Configurações > Modo de Digitação e marque a opção Focalizar para selecionar. Quando você deixar o cursos sobre a tecla pelo tempo indicado (1 segundo nesse exemplo), o clique é simulado.



Existem outros programas semelhantes que valem a pena ser testados, entre eles o Neo’s Safe Keys, J Virtual Keyboard e o Clik-N-Type.

Nenhum comentário: