quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dica de Informática: Organizando o HD (parte 2)

3. Organize as pastas

Eu fico doente quando pego um micro que tem umas 200 pastas na raiz do disco, e de enlouquecer qualquer um.


Veja como estão organizadas as minhas pastas:

C:\Arquivos de Programas

C:\Documents and Settings

C:\Windows

Só essas 3 (e uma ou outra que o sistema operacional mantém oculta, como a lixeira). Tenha sempre cuidado ao instalar programas para colocá-los sempre em Arquivos de Programas, evite a criação da famosa Program Files que certos programas insistem em criar.

Na partição de arquivos, criei as seguintes pastas:

D:\Downloads

- Aqui fica tudo o que baixo da internet, seja via navegador, emule ou torrent, mas depois vai tudo para suas devidas pastas.

D:\Instaladores

- Aqui guardo os instaladores dos programas que uso, separados em duas pastas: PROGRAMAS (aqueles que serão copiados em DVD e apagados em seguida) e TQT (que além da cópia em DVD, sempre permanecem no HD).

Dentro de cada uma dessas pastas existem subpastas como: AUDIO, GRAFICOS, ESCRITORIO, INTERNET, JOGOS, PROGRAMACAO, VIDEO e UTILITARIOS.

D:\Meus Documentos

- Aqui entram os TEXTOS, FOTOS, PLANILHAS, POWER POINTS, COMPROVANTES DE PAGAMENTO e todos os arquivos pessoais que eu criar.

D:\MP3

- Músicas separadas em 3 pastas: BR (só álbuns completos nacionais), INT (só álbuns completos internacionais) e VARIOS (tudo que não for das outras duas).

D:\Videos

- Com quatro subpastas: FILMES, SERIES, VIDEOCLIPS, zz.VARIOS.zz. Precisa explicar? Bom, a pasta VARIOS eu escrevo usando ‘zz’ no inicio e fim para que ela apareça por último na listagem.

D:\Temp

- Usada para descompactar arquivos ou gravar arquivos que podem ser excluídos sem maiores problemas.

Ou seja, apenas 6 pastas.

4. Ordem Cronológica

Algumas pastas eu insisto em manter em Ordem Cronológica, como por exemplo as Fotos e os Comprovantes de Pagamento. Para isso, uso o nome das pastas iniciando pela data invertida, veja o exemplo:

\Fotos\2007-10-12 Dia das Crianças

\Fotos\2007-12-24 Jantar de Natal

\Fotos\2008-01-01 Ano Novo

\Fotos\2008-02-06 Carnaval

\Fotos\2008-03-31 Viagem à Praia

Assim, sempre fico sabendo quando as fotos foram tiradas e elas ficam sempre na seqüencia em que foram tiradas.

Para os comprovantes, eu prefiro outra nomenclatura, assim:

\Comprovantes\2007\01 Janeiro

\Comprovantes\2007\12 Dezembro

\Comprovantes\2008\02 Fevereiro

\Comprovantes\2008\04 Abril

Crio uma pasta com o ano (2007, 2008, etc.) e dentro dela subpastas para cada mês, iniciando com o número do mês seguida pelo nome do mês (01 Janeiro, 02, Fevereiro, etc.).

É isso ai! Siga as dicas e nunca mais seu HD vai ficar bagunçado.

Um comentário:

Pedro disse...

Olá Abrahão,

Eu tbm fico P da vida quando pego um micro de um sem-noção qualquer cheio de pastas na raiz.

Bom... aproveitando a oportunidade, vou te dar uma outra dica.

Uma sujestão é: fazer com que o sistema (Windows) utilize a pasta "Documents and Settings" no 'D:'. Para isso basta alterar alguns parametros lá no registro (regedit). Sendo assim, quando for necessário reinstalar o Windows, os "Meus Documentos", Favoritos, Desktop... continuarão bonitinhos lá.

abs