quarta-feira, 23 de julho de 2008

Passeio: Atacadão – Lugar de Comprar Barato

Mossoró está se tornando cidade de primeiro mundo. Acabamos de ganhar uma loja do Atacadão, um grande supermercado que vende tanto em varejo quanto em atacado. Estive lá ontem e vou relatar sobre a visita.



O Atacadão fica vizinho ao Mossoró West Shopping, certamente uma grande contra-mão se você vai comprar 1 ou 2 itens. Na rampa de acesso ao estacionamento encontramos um par de câmeras que filmam a entrada dos veículos. Curiosamente as mesmas apontam para a placa da frente do veículo, ou seja se o camarada for de moto certamente não ficará registrado, isso sem falar que elas apontam para baixo, se não for uma lente “olho de peixe” certamente não filmará os passageiros.

Os motociclistas são novamente esquecidos no estacionamento. A área de estacionamento de motos fica bem no fim do pátio e ainda por cima no sol (como não tem flanelinha por lá, AINDA BEM!, leve seu papelão para cobrir o banco, hehe!). Assim que encostei a moto, um segurança parou do lado e mandou que eu mudasse a moto de lugar para facilitar a passagem de outros veículos. Achei estranho pois a moto estava dentro das linhas demarcadas... mas tudo bem, não custa nada.



Logo na entrada encontramos um guarda volumes self-service (uns armários onde você guarda a bolsa ou seja lá o que for e leva a chave).

O lugar é realmente grande. As prateleiras tem uns 12 metros de altura, vão até o teto e os estoques ficam acima delas (isso é bom pois sobra mais espaço da loja para circulação dos clientes). Lá tem de tudo: roupas, pneus, carnes, bebidas, furtas e legumes, cereais, etc. Tudo que um supermercado tem e muito mais.

Os preços de itens unitários são semelhantes aos praticados nos maiores supermercados da cidade, claro que alguns estão bem mais baratos, como o Toddynho a R$ 0,80 quando nos outros chega a R$ 1,15. Dá pra fazer uma boa economia no final das contas. A grande vantagem é realmente comprar em grande quantidade. Geralmente as caixas dos produtos vêm com 12 ou 24 unidades (ou outras quantidade), e o preço realmente cai, dependendo do produto chega a cerca de R$ 1,00 por item (na caixa de 24 = R$ 24,00).

Uma coisa que acho que precisa melhorar é que as frutas e verduras precisam ser pesadas antes de ir ao caixa, mas talvez seja por puro costume.

Depois de pegar algumas coisas fui ao caixa, passei as compras normalmente e quando fui pagar tive a PRIMEIRA SURPRESA: ELES SÓ ACEITAM PAGAMENTO A VISTA (dinheiro, cartão de debito ou cheque do dia após cadastro). O jeito foi pagar no débito.

Depois de pagar quando olhei para o carrinho, vi que todos os itens estavam sem sacola. Perguntei a moça do caixa e tive a SEGUNDA SURPRESA: VOCÊ TEM QUE COMPRAR A SACOLA para levar a feira. Ela me explicou que o Atacadão tem parceria com uma ONG e a venda das sacolas é revertida para eles. Louvável, porém nada prático para o cliente. Tive que desembolsar R$ 0,57 por 3 sacolas.

Quando fui embalar os produtos tive a TERCEIRA SURPRESA: SÓ PODE EMBALAR DEPOIS QUE SAIR DA LOJA, pois tem um camarada que faz a conferencia de todos os itens pelo cupom para ver se não está saindo algum produto que não foi pago.

Fico imaginando num dia de muito movimento como deve ser: fila pra pesar, fila pro caixa, fila pra conferência...

Essa não foi surpresa, eu já imaginava: eles não fazem entrega, então os pobres mortais como eu que não tem carro precisam de uma carona ou fazer várias viagens de moto para pegar tudo.

Um comentário:

erison disse...

Cara vc é muito é pobre num sabe o q é coisa de primeiro mundo não, uma coisa q veio para revolucionar a idéia de hipermercado em mossoro e trazer melhorias para comerciantes e até consumidores locais e cidades vizinhas, vc ta reclamando de "bucho Chei" <- Falando no popular pq so assim gente da sua espécie q num tem do q criticar e inventa, entende!!!