segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Comece o Ano Novo Sem Dívidas



Comecei cedo com minhas resoluções de ano novo. Decidi que em 2009 não quero ter débitos para me sufocar. E para tal, resolvi começar desde já a me livrar das dívidas. Abaixo descrevi alguns passos para conseguir tal feito.

1) Prepare um orçamento FAMILIAR. Todos os membros da família que trabalham ou que recebem algum dinheiro (aposentadoria, pensão, bolsa do governo, etc.) devem estar cientes de que o desequilíbrio financeiro de um pode afetar toda a família. Numa folha de papel, ou numa planilha no computador, liste todas as receitas que a família terá até o final do ano (incluindo 13º salários, férias, bonificações natalinas, etc.). Liste também todas as despesas mensais e as compras parceladas que ainda estão por vencer.

2) Identifique NECESSIDADES e DESEJOS. Com o orçamento na mão, converse com a família para descobrir o que é realmente necessário e o que pode ser cortado. TV a Cabo, Locações de DVD, Assinaturas de Revistas, Internet Banda Larga são os primeiros candidatos a serem eliminados. Trocar o celular agora NEM PENSAR. O mesmo vale para aquele TV LCD, som do carro ou qualquer outro eletrônico que você pode passar sem. Converse também sobre os PRESENTES DE NATAL, ao invés de gastar uma grana com coisas caras, façam um passeio ou um jantar, tirem muitas fotos e divirtam-se, isso sai muito mais barato e certamente ficará na lembrança para sempre.

3) Pesquise antes de comprar. A meta agora é economizar, então nada de comprar tudo no mercadinho perto de casa. Procure as ofertas nos supermercados da cidade, a maioria deles faz promoções em dias específicos, então vale a pena passar lá pelo menos duas vezes por semana. O mesmo vale para qualquer outra coisa, NUNCA COMPRE NA PRIMEIRA LOJA que entrar.

4) Cartão de crédito só pra emergências. Agora no final do ano as lojas vão jogar todas as cartas para fazer você comprar muito e pagar em 12 vezes. Imagine passar o ano inteiro pagando uma compra... pode ter certeza que depois de um mês o encanto pelo item vai desaparecer, mas AS PRESTAÇÕES LHE ACOMPANHARÃO O ANO INTEIRO! Se for parcelar, divida no máximo em 3 vezes, mais tempo que isso é arriscado, nunca se sabe o que vai acontecer no futuro.

5) Faça uma poupança. Temos que estar prevenidos para o dia de amanhã, então antes de torrar todo o dinheiro do mês, tire algum valor e deposite numa poupança, isso pode ajudá-lo em momentos difíceis. De preferência faça isso antes de começar a pagar as contas. 5% a 10% dos rendimentos do mês é um ótimo começo.

Eu já estou com quase tudo quitado. Se tudo correr bem, 2009 será um ano folgado para mim.

Nenhum comentário: