quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Digitalizando a papelada

Outro dia aproveitei algumas horas livres para dar uma arrumada na bagunça que estava formada nas estantes que tenho em casa. Fiquei impressionado com a quantidade de papel inútil que tenho guardado, e por mais que eu rasgue e jogue fora, sempre aparece mais e mais.

Pesquisei um pouco sobre o assunto e aqui cito algumas vantagens de se utilizar essa técnica:

- Redução do espaço físico necessário para armazenamento;
- Facilidade na recuperação da informação;
- Possibilidade de acesso por mais de um usuário;
- Possibilidade de manter cópias de segurança;

Claro que também há desvantagens:

- Obrigatoriedade da existência de hardware e software para recuperação da informação;
- Não há valor jurídico;

Leia mais neste artigo:
http://www.powerbrasil.com.br/pdf/Digitalizacao_Unicamp.pdf

Existem empresas especializadas no assunto, como o Grupo Store (www.grupostore.com.br) e a Arquivar (www.arquivar.com.br) que realizam microfilmagem, digitalização, organização, guarda de arquivos e outros procedimentos semelhantes.



Andei pensando em comprar um scanner e digitalizar todos os papeis que eu imagino um dia terão serventia. O scanner em vista é o HP ScanJet G2410, que custa R$ 199,00 no Submarino (com frete grátis). Já usei um desses na faculdade e a qualidade é excelente, assim como a velocidade de captura.

Qualquer novidade sobre o assunto postarei aqui.

Nenhum comentário: