sábado, 25 de outubro de 2008

EPOCA 2008 – Análise



Esta semana participei do EPOCA, um encontro da área de computação que reuniu as instituições de ensino superior UFERSA, UERN, UFRN e CEFET.

Durante os 3 dias pude acompanhar diversas palestras e mini-cursos sobre os mais diversos temas. Comentarei sobre alguns dos assuntos que foram explanados.


QUARTA-FEIRA, 22/10/2008

7:30h – Encontrei diversos alunos e amigos na fila para se registrar e pegar o material. Pena que só recebemos 1 crachá, 1 pasta plástica, 1 caneta e 1 bloco de anotações, além do folheto com a programação. Nada de brindes ou mesmo propagandas de empresas da cidade. Faltou a busca de patrocínios por parte da organização do evento.

8:00h – Foi o único dia que pude participar de todos os cursos/palestras do dia. Comecei no mini curso Ferramentas Estatísticas Experimentais para Análise de Algoritmos, que mostrou como podemos usar média, moda, mora, desvio padrão, etc., para verificar o desempenho de um algoritmo. Muito interessante quando se está querendo realizar comparações entre dois algoritmos, ou entre plataformas diferentes. Pena que é foi muito puxado pro lado matemático, mas a professora conseguiu exemplificar muito bem e facilitou o entendimento. Pena que só tinha umas 8 pessoas na sala.

10:00h – Tivemos uma pausa para o translado entre a UFERSA e o CEFET. Eu fui de moto, mas a instituição disponibilizou um ônibus para levar o pessoal. Houve também um coffee break para manter o pessoal acordado.

10:30h – Assisti a uma palestra sobre construção de Middlewares, um tipo de programação para pequenos dispositivos (sensores) poderem se comunicar com outros sistemas. Interessante, mas, mesmo minha área favorita sendo de programação, não me chamou muita atenção. A paletra foi transmitida daqui de Mossoró para Natal e Currais Novos por vídeo conferência.

12:00h – Pausa para o almoço.

14:00h – Continuei no mini-curso de Análise de Algoritmos.


QUINTA-FEIRA, 23/10/2008


10:30h – Tive que passar na empresa no início da manhã e só cheguei quando a palestra já havia começado. A palestra foi sobre TESTE DE SOFTWARE. Muito interessante para quem é desenvolvedor. Falou sobre a importância de possuir um controle de qualidade durante todo o processo de criação do software e que é importante manter registros sobre tudo o que é feito no software, problemas encontrados, etc.

12:00h – Pausa para o almoço.

14:00h – Participei do Mini-Curso Desenvolvimento de Software para TV Digital usando GINGA. Muito interessante, o pessoal que apresentou é muito novinho, provando que não tem idade para ser bom. Mostraram como usar a linguagem Java para construir programas (usaram um simulador para rodar os programas) e depois apresentaram a linguagem GINGA-NCL (parecida com XML) que é muito fácil de trabalhar e permite ao usuário fazer coisas bem bacanas. A turma tinha pelo menos umas 20 pessoas.

http://www.ginga.org.br/
http://www.lavid.ufpb.br/

Paralelo a este curso estava acontecendo outro sobre PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL, com um perito da Polícia Federal. Arrependi-me amargamente de não ter escolhido este curso, pois me falaram que foi muito bom.

19:30h – O único evento à noite não teve público, apenas 6 pessoas participaram da Mesa Redonda “Metrópole Digital”, que por sinal foi muito boa. Mostrou que o Brasil ainda precisa melhorar muito o nível de competência dos estudantes e pesquisadores, e que o Governo Federal está investindo muito nisso. Em breve teremos em Natal um pólo de treinamento e qualificação para profissionais de computação que vai buscar os talentos da região para estudarem e trabalharem na área. Não fiquei até o fim, pois já estava muito cansado, saí às 21:00h, quando os 3 palestrantes terminaram suas apresentações.


SEXTA-FEIRA, 24/10/2008

8:00h – Começamos o dia com o mini-curso REDE DE SENSORES. Um assunto muito interessante e com muitas aplicações. Um dos exemplos citados foi aqui mesmo na cidade de Mossoró, onde o proprietário de um sítio contratou uma empresa para montar uma rede de sensores para detectar quais plantas do pomar precisavam ser aguadas. O sistema detecta a umidade do solo e ativa o sistema de irrigação apenas sobre a planta indicada, e ainda avisa ao proprietário via celular sobre a operação. Foram dados muitos outros exemplos como: migração de animais, monitoramento de campos de guerra, análise ambiental e muitos outros. A classe tinha pelo menos uns 20 participantes.

10:30h – Mais uma palestra, na minha opinião a melhor de todas, sobre FRAUDES NA INTERNET. Novamente com o perito criminal da P.F. Muito interessante o trabalho que eles fazem para combater os criminosos da internet. Fiquei com muita vontade de ser da P.F. agora...!

12:00h – Fim da apresentação e do EPOCA para mim, pois a tarde tenho que voltar ao trabalho.

Deixo o convite a todos os meus alunos e aos outros visitantes do site para participar de todos esses eventos que acontecerem aqui na cidade, pois isso abre muitas portas, você conhece pessoas novas, trabalhos interessantes, novas áreas de pesquisa e pode te ajudar a engatar um mestrado ou mesmo fazer parcerias para novos projetos.

Nenhum comentário: