sexta-feira, 28 de agosto de 2009

De Volta à Videolocadora



Aproximadamente no ano de 1985, o Sr. Edvaldo Morais (também conhecido como Pai do Professor Abrahão) comprou um videocassete VHS, Toshiba, 2 cabeças, vindo de Manaus (ou do Paraguai, não lembro ao certo) através de um consórcio. Foi uma festa quando recebemos o aparelho.

Aqui em Mossoró tinha 1 ou 2 locadoras que íamos: a Visão Video (que na época era ali perto do Fórum) e outra que ficava quase em frente ao Colégio Dom Bosco. Adorava quando chegava o fim de semana e fazíamos uma “feirinha” de filmes. Como eu tinha uns 5 ou 6 anos, sempre procurava os infantis como “Pinóquio”, “Dumbo”, uma coleção chamada “Super Book” que tinha histórias bíblicas com um menino, uma menina e um robô que viajavam no tempo (sou louco para encontrar novamente esses vídeos, se alguém souber onde baixar ou comprar me avise) e outros clássicos Disney.

Lembro também que meu pai fez assinatura da Revista Video News, que todos os meses trazia resenha dos lançamentos de filmes do mês e de equipamentos (TVs, câmeras VHS, videocassete 4 cabeças!, etc.). Eu recortava as capinhas dos filmes e colava no caderno... hehehe, coisa de criança.

Desde que surgiram as primeiras versões do codec DivX eu me afastei do maravilhoso ambiente que existe nas videolocadoras. Já em 2001, mais ou menos, eu não as freqüentava com muita freqüência, apenas uma vez ou outra quando precisava de algum filme para passar num evento ou atividade. Na maioria das vezes conseguia baixar os lançamentos até 6 meses antes de saírem nas locadoras.

Como no momento estou sem internet para fazer downloads, mudei meus hábitos com relação a essa mídia e tenho comprado muitos DVDs originais. Mais recentemente estive de volta às locadoras para conferir filmes que ainda não estão à venda ou que os preços ainda não são convidativos.

Pelo menos uma vez por semana tenho alugado um filme para assistir com minha esposa. Os últimos eu comentei no post anterior.

Consultar filmes na internet é legal, principalmente porque dá para assistir o trailer, ver fotos da produção e coisas assim, mas nada se compara com a sensação de pegar a caixinha em suas mãos e ficar observando as informações atrás da capa do filme.

E vocês? Estão frequentado a locadora ultimamente? Comentem!

Nenhum comentário: