sábado, 3 de outubro de 2009

Ainda vale a pena investir em PC para games?

Ontem minha esposa estava assistindo o programa Hoje em Dia da Rede Record enquanto eu resolvia algumas coisas em casa e por um acaso o programa apresentou uma reportagem sobre jogos de vídeo-game.


A matéria falou rapidamente sobre o surgimento dos consoles, entrevistou um colecionador que tem mais de 200 consoles de milhares de jogos, conversou o dono de uma loja de games que relatou as boas vendas para públicos de todas as idades e, claro, com jogadores que gastam uma grana pra se divertir com a família e amigos.


O último console de vídeo-game que eu tive foi um Super-Nintendo que meu pai comprou com muito sacrifício, pagando um preço absurdo por ser época de Natal e pela escassez do produto. Como criança eu não entendia o sacrifício que era necessário pra pagar um aparelho tão caro, e pouco depois acabei vendendo-o para pagar uma viagem à Fortaleza que eu não aproveitei quase nada. =(


Nessa época eu já estava envolvido com computadores, e vendia meus cartuchos mais antigos para comprar disquetes e enche-los de joguinhos, inclusive com emuladores. Era o auge do Playstation 1 e do Sega Saturn e a galera se matava nas locadoras para agendar uma hora em “Resident Evil 1” ou “X-Men Children Of The Atom”.


Fui perdendo a atração pelos consoles quando descobri os JOGOS EM REDE como Quake, StarCraft, Age Of Empires, Worms, etc. (se não me engano já escrevi um post sobre isso antes). Daí para cá só via meus colegas comprando mais Memória RAM, um processador mais rápido, aquela Placa de Video 3D que custava o preço de um computador inteiro e ainda exigir uma Fonte de Alimentação Exclusiva para ela, gabinetes personalizados (casemods)... e haja dinheiro para saciar o “vício” da jogatina.


Eu particularmente nunca gastei um centavo sequer com hardware para jogos, exceto por um ou outro joystick e o tapete de dança que tanto me faz suar e perder calorias (quando a preguiça deixa)! Ah, e comprei também alguns jogos que vem naquelas revistas com CD por R$ 14,90, mas que nunca rodaram por eu não ter uma placa 3D.


Depois que assisti a reportagem, fiquei pensando: Ainda vale a pena a pena investir em PC para games? Na minha opinião a resposta é NÃO!





Os consoles de hoje em dia já possuem todas as funcionalidades que os micros ofereciam com exclusividade há alguns anos atrás: processadores rápidos, placa de vídeo 3d, conexão com internet para jogos on-line, dispositivos apontadores que substituem o mouse e dezenas de outros acessórios como guitarra, bateria, câmera de vídeo, controles wireless, etc.


Que graça tem jogar com mouse e teclado se você pode utilizar joysticks com vibração e comandos analógicos que respondem de acordo com a força imposta ao botão?


Se você puser na ponta do lápis e fizer os cálculos de quanto gastaria para montar um super PC contra a aquisição de um X-BOX 360 ou PLAYSTATION 3, verá que sai muito mais em conta optar pelo console.


Um PC para jogos top não sai por menos de 3.500,00 e com certeza daqui há 1 ano os novos jogos não irão mais rodar nele, pois os desenvolvedores têm algum combinado com as produtoras de hardware para fazer jogos cada vez mais pesados e assim obrigar o usuário a comprar novas placas de vídeo, novos processadores, mais memória, etc...


Os consoles custam em trono de R$ 1.500,00, o que pode parecer caro para um videogame, mas você terá a certeza que todos os jogos que você comprar SEMPRE irão rodar sem problemas, por que os desenvolvedores precisam se adequar ao hardware, e não o usuário. O máximo que você vai precisar é de um controle adicional ou acessórios como guitarra e tal.


Além disso, os consoles já não servem apenas para jogar. Eles incorporaram funcionalidades de central multimídia, como é o caso do PLAYSTATION 3, que é uma excelente opção para quem quer assistir filmes em BLUE RAY.


Como saudosista dos sistemas antigos, não pretendo comprar um console nem tão cedo. O meu Notebook Celeron com quase 3 anos de idade ainda está dando conta de rodar jogos emulados do Nintendo 64, Arcades da NEO GEO e CPS 1, 2 e 3, e todos os jogos mais antigos que podem não ter bons gráficos, mas divertem que é uma beleza!


A única vantagem que eu vejo em ter um PC é que você pode digitar textos e instalar uns outros programinhas.


O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário!

2 comentários:

Kell disse...

aqui em casa é guerra para usar o pc...

Daniel dos Santos Moraes disse...

Na minha opinião vale sim investir num PC! Pq os video-games são ultrapassados facilmente e não é possível fazer atualizações neles. Daqui a um tempo lançarão o PS 4, logo futuramente um PS 5 e assim vai, e o PS 3 vai ficar pra tráz. Mas o PC NÃO. E verdade que os PCs são ultrapassados, mas vc pode fazer atualizações nele para que possa rodar jogos mais pesados, de ultima gerção! Uma vez PS 2 sempre PS 2; uma vez PS 3, sempre PS 3; uma vez nintendo WII, sempre WII; Uma vez PC, sempre melhores PCs virão! Obigado pela atenção.