quinta-feira, 8 de abril de 2010

Assistindo RMVB na TV

As conexões banda larga se popularizaram e com isso tornou-se muito mais fácil baixar vídeos na Internet. Uma prova disso é o Youtube e dezenas de outros sites "tubes" que existem. Outra é o grande número de sites que oferecem seriados, filmes e programas de tv para download.

Entre os brasileiros, um popular formato é o RMVB (Real Media Variable Bitrate), que consegue imagens com boa qualidade em arquivos bem pequenos (em média 70 a 140 MBs por episódio de seriado).

Só há um pequeno problema: RMVB não roda no aparelho de DVD, só no computador!

Sempre que eu quero assistir algum vídeo, preciso ligar o notebook na TV. Por sorte praticamente todas as tvs LDC já trazem entrada padrão VGA, aquela igual a do monitor.

Mas quem não tem uma TV LCD também pode assistir seus videos na tela grande, usando uma das seguintes alternativas:

Equipamento Media Player

É fácil encontrar aparelhos chineses com suporte a RMVB. Uma pesquisada rápida no www.dealextreme.com vai te retornar dezenas de opções com preços atraentes. Modelos simples a partir de 30 dólares e outros mais sofisticados por até 180 dólares. Com um aparelho desse tipo, basta espetar o pen-drive na entrada USB para aproveitar o vídeo.



Softwares de Conversão

Quem não estiver a fim de gastar com um aparelho, pode usar um programa conversor de vídeo para transformar o RMVB em MPG ou MPG2, gravar num disco e tocar direto no aparelho de DVD.

Dois programas que eu recomendo:

Format Factory - Um canivete suiço da conversão. Trabalha com os formatos mais populares (ou não) de áudio e vídeo). O melhor de tudo: é gratuito. Basta arrastar os arquivos para dentro do programa, escolher o formato de saída e aguardar a conversão.



http://www.baixaki.com.br/download/formatfactory.htm

ConvertXtoDVD - Esse programa é fantástico. Basta arrastar os arquivos e ele cria um disco no formato DVD com menu, legendas selecionáveis (se o arquivo tiver legendas externa *.srt), multiplas trilhas de audio, capítulos, etc. Como nem tudo é perfeito, esse programa é pago, mas dá pra conferir uma versão de testes.



http://www.baixaki.com.br/download/convertxtodvd.htm

Se você conhece outros programas do mesmo estilo, deixe um comentário!

2 comentários:

Edigley Alexandre disse...

Valeu pelo post "Assistindo RMVB na TV". Só queria comentar que já algum tempo uso o Format Factory (conversor de mídia). Recomendo a todos. Sempre baixo vídeos em formato .FLV, principalmente shows e quero ouvir no mp3 do meu celular. Então o programa tem essa opção de converter o vídeo para um formado de áudio (variados). Detalhe: um vídeo de 65,6MB converti para um .mp3 de 8,9MB (com 320Kbps).O programa tem muitas e excelentes funções.

Abraço!
Edigley Alexandre

Anônimo disse...

Parabéns pelas informações.
Eu tb sempre uso o FFACTORY, entretanto, com frequência, a velocidade dos sons do filme e da legenda ficam alteradas.