sexta-feira, 14 de maio de 2010

Histórias de Cinema #1

A partir de hoje vou iniciar mais uma série de artigos aqui no blog.

Enquanto as tão esperadas salas e cinema do Mossoró West Shopping não são inauguradas, irei contar histórias que aconteceram comigo quando fui assistir a filmes em outros cinemas de Mossoró, em outrac cidades aqui no estado ou até mesmo em outros estados.

Sempre que possível, incluirei informações históricas sobre as salas que não estão mais em funcionamento.

Espero que gostem das histórias e que vocês possam compartilhar as suas nos comentários.

Histórias de Cinema #1

Cidade: Mossoró - RN
Sala: Cine Cid - atualmente Teatro Lauro Monte
Filme: Os Goonies
Data: 1985
Companhia: Meu pai



Eu acredito que essa é a memória mais antiga que eu tenho de estar em uma sala de cinema. Inclusive pode ser que a data esteja um pouco equivocada, mas tenho certeza de que foi mágico assistir a esse filme no cinema. Naquela noite e nos dias seguintes certamente sonhei com as aventuras dos garotos que buscavam o tesouro dos piratas.

Sempre que eu ia pelo no centro da cidade, passava no Cine Cid para dar uma olhada nos filmes que estavam em cartaz. Lá os cartazes ficavam na lateral do prédio, protegidos por pequenos portões. Confesso que era meio estranho, eu entrava no corredor e fica com medo de alguém trancar o portão enquanto eu estava olhando cartazes mais distantes.

Foi também nesse cinema que pela primeira vez entrei na sala de projeções, algo que não conseguimos fazer nesses cinemas de shopping.



Infelizmente o cinema fechou, depois reabriu como Teatro Lauro Monte Filho onde além de peças teatrais e shows musicais vez por outra acontece algum evento como formaturas, lançamentos de livros ou conferências de igrejas e empresas.

Se você tiver alguma história para contar sobre este ou outro cinema, fique a vontade para deixar um comentário.

Até a próxima!

Um comentário:

Edvaldo Morais Lopes disse...

A primeira vez que adentrei numa sala de cinema foi no antigo Cine Caiçara, onde hoje está localizado um alto edifício comercial no centro de Mossoró. Creio que em meados dos anos 60. Era um sábado a tarde,quando o cinema exibia uma sessão para filhos ou dependentes de funcionários da Rede Ferroviária Federal.Como meu amigo Arimatéia era filho do saudoso Manoel Vicente, que controlava via rádio a locomotiva do trajeto diário Mossoró-Souza(PB), me levou por diversas vezes aquela vesperal do sábado. Mas nunca esqueci a primeira vez pois o filme era "King Kong", a pioneira versão em um preto & branco assustador. Daí pra cá fiquei aficcioando pela sétima arte.
PAX, CID, CAIÇARA,(no centro de Mossoró), IMPERIAL(um mini-drive-in no Alto de São Manoel), CENTENÁRIO (no Alto da Conceição), RIVOLY (Bairro 12 anos) e JANDAIA (Bairro Bom Jardim), foi onde assisti desde os clássicos bang-bangs, chanchadas da Atlântida, épicos romanos, comédias do Gordo e o Magro, Carlitos, dentre tantas outras obras primas do cinema mundial. Sensação bem diferente quando atualmente assisto filmes nos multiplex dos shoppings em Natal, pois a cidade onde moro não há salas de exibição.
Edvaldo Morais - Ceará-Mirim RN (pai do titular deste Blog) Bj, Filho!