quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Curta Metragem - MOTOCICLISTAS REBELDES

Neste feriadão recebi a visita de meus pais e acabei ganhando, além da companhia deles, o DVD com o filme curta metragem MOTOCICLISTAS REBELDES do cearamirinente Ruy Lima.

Farei uma breve análise do DVD em dois aspectos: o filme em si e a produção deste.


Comentários sobre a produção

Fiquei impressionado com o que um cinegrafista "amador" consegue fazer sem todos os recursos que Hollywood oferece. Este filme foi produzido por Rauze Câmara, que de amador não tem nada, pois trabalha há 20 anos com produção de vídeo e recentemente lançou o site www.cearamirimtv.blogspot.com onde mostra notícias locais sobre a cidade de Ceará-Mirim.

Rauze também já produziu outros filmes de curta metragem e em breve teremos uma entrevista com ele no BPACast.

Com relação ao Motociclistas Rebeldes, a qualidade de imagem é excelente, acredito que devido ao equipamento usado que é totalmente digital. As únicas observações são para algumas cenas filmadas a noite em que a iluminação não era suficiente e a imagem ficou com coloração estranha. Em alguns momentos percebemos um leve tremido na câmera, mesmo com o uso do tripé, mas nada que tire o brilho das cenas.

O disco possui menu animado e diversos extras, incluindo trailer (que pode ser conferido neste link), entrevista com Ruy Lima, galeria de fotos da produção e making off (que na verdade são erros de gravação).

Sobre o menu tenho duas observações: primeiro as letras usadas nos títulos estão na cor vermelha e sem nenhuma borda, o que dificulta a visualização sobre o vídeo de fundo. Outro ponto é que apesar do filme estar em widescreen 16:9, o menu não aparece nesse formato, a tela está achatada, surgindo bordas pretas acima e abaixo. Também senti falta da seleção de cenas, mesmo o filme sendo curto, seria interessante.

A galeria de fotos ficou muito boa, e ao meu ver conta mais sobre a produção que o próprio making off. Infelizmente aqui temos também o problema da resolução do vídeo, que neste caso é 4:3, ou seja, as fotos aparecem esticadas na tela widescreen caso você não regule sua tv.

Com relação a edição do vídeo, não tenho o que reclamar, ficou muito boa. Em algumas cenas temos efeitos visuais que deixam a imagem com aspecto antigo (usado em flashbacks durante a história) e transições entre as cenas.

O único "erro" que notei foi numa cena em que o Ruy fala ao telefone e existe uma transição no meio de um diálogo, como se ele tivesse errado a fala e não quis repetir do início. Mas passa despercebido se você der uma piscada no momento certo, pois é algo muito rápido. Também tem algumas falhas de continuidade, mas coisa pouca... qual filme não as tem?

A qualidade gráfica da capa e do disco é muito boa. A arte foi bem cuidada e a impressão é de primeira.

A produção está de parabéns!




Comentários sobre o filme

Aqui irei analisar um pouco sobre o roteiro, atores, locações, etc.

Como o próprio Ruy Lima diz, a história em parte conta acontecimentos de sua vida e em parte é ficção. Mas eu senti falta de um objetivo. Não consegui compreender bem o que ele quis mostrar.

O filme começa com ele jovem recebendo um anel de um motoqueiro, e isso desperta o desejo dele se tornar motoqueiro também. Porém ao longo do filme o que vemos são encontros com amigos e passeios pelo vale, a paixão pelo motociclismo e tudo que está associado a esta cultura (roupas, rock n' roll, acessórios, tatuagens, mecânica, etc...), mas não mostra qual o objetivo dele (se é reencontrar aquele camarada que deu o anel, ou se é só curtir os passeios...).

Os diálogos são sempre muito curtos e sem preocupação em traçar uma história. Só mostram o que acontece naquele momento e não há relação com eventos futuros. O roteiro podia ser mais bem trabalhado nesse sentido.

Com relação aos atores... bem, não são atores, são amigos do Ruy que foram convidados a participar, então não estranhe ver sorrisos escapando por causa da vergonha... O único ator profissional é o Clézio Torres (+info) que aparece em uma das cenas. Mas o pessoal se esforçou e fizeram boas participações.

Pontos positivos para as locações escolhidas, que mostram as belezas naturais de Ceará-Mirim e algumas construções históricas (engenhos, casarões, etc.). A trilha sonora também está de primeira, isso por que o Ruy Lima é um grande fã do Elvis Presley.

Nota para a produção: 8,0

Nota para o filme: 5,0

Para adquirir o filme, entre em contato com Ruy Lima pelo site: www.cirandaeditora.blogspot.com

P.S. Um alerta: o pessoal estava andando de moto sem capacete! Isso não se faz! =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Você é um menino genial, adorei o seu comentario, o filme reamente não foi produzido de forma técnica, e sim na manha mesmo, decisão do proprio Rui Lima; o seu comentario e críticas foram realmente perfeitas,dentro do contesto do filme e produção do mesmo. Parabéns! Olha vamos combinar o nosso bate papo.
Um abração.
At. Rauze Câmara

ELIEL SILVA disse...

Sábias palavras, professor Abrahão.