quinta-feira, 7 de abril de 2011

Scanner... pra quê?

Este semestre tenho produzido alguns arquivos PDF para meus alunos com trechos de livros sobre as matérias que estudamos em sala. Para tal costumo usar um scanner da HP que tenho há algum tempo. O que percebi é que eu perco muito tempo digitalizando o material, que juntando o tempo do scanner, mais o tempo de edição, chega a quase 5 minutos por página. Assim, chego a demorar uma hora para digitalizar um capítulo.




Um tempo atrás, visitando o site www.instructables.com, vi que muitos usuários adaptaram suas máquinas fotográficas para atuarem como scanner de documentos. Desta forma o tempo de digitalização é reduzido a um clique.


Alguns modelos que dá pra fazer em casa:


http://www.instructables.com/id/DIY-High-Speed-Book-Scanner-from-Trash-and-Cheap-C/


http://www.instructables.com/id/Bargain-Price-Book-Scanner-From-A-Cardboard-Box/


http://www.instructables.com/id/New-Improved-Portable-Paperless-Digital-Copy-M/


http://www.instructables.com/id/Copy-stand/


http://www.instructables.com/id/Copy-Stand-Cheap-and-easy-to-build/


http://www.instructables.com/id/The-OMCC-Stand-One-More-Camera-Copy-Stand/






Inclusive já existem produtos próprios para isso, tanto para uso doméstico quanto para uso profissional, duas sugestões são Atiz BookDriver (US$ 6K ~ 15K) e o Ion Book Saver (US$149,00).




Unindo um digitalizador de livros com um tablet ou mesmo seu notebook, você pode levar uma biblioteca inteira na mochila.


O software utilizado para tratar as imagens e criar os arquivos pdf também é importante, mas isso é assunto para outro post.

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