segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo, HD Limpo

Tenho um costume que já me acompanha há algum tempo: sempre nos primeiros dias do ano faço um backup completo dos meus HDs a fim de começar o ano "zerado".

Se vocês observarem os arquivo acumulados ao longo do ano anterior, vão ver que muita coisa está lá só ocupando espaço, e um backup completo é uma alternativa para você conferir o que é importante e o que pode ser arquivado.

Normalmente eu sigo os seguintes passos:

1. Crio uma pasta chamda "aaa DVD1 aaa" e vou movendo para dentro dela arquivos suficientes para completarem os 4,3 Gb que cabem em um DVD-R. Repito isso para os arquivos que sobraram, criando outras pastas mudando apenas o numero: DVD2, DVD3... Fazendo isso, fico sabendo quantos discos vou precisar pro backup.

Existem alguns programas que facilitam essa tarefa, como o HardLink (requer msvcr70.dll e mfc70.dll) ou o 
Burn to the Brim (requer o arquivo: wnaspi32.dll). Eu prefiro fazer manualmente, mesmo tendo um pouco mais de trabalho, já consigo dar uma olhada no que vai ficar em cada disco.


2. Uma dica para encontrar rapidamente aqueles arquivos grandes que ocupam muito espaço é usar os programas TreeSize ou FolderSize que mostram o tamanho de cada pasta. Então você saberá o que está ocupando espaço no seu HD.


3. Depois de separar tudo, é hora de gravar. Você pode usar o programa de gravação que tiver instalado no seu computador, ou se não tiver nenhum, eu recomendo o CDBurner XP, que é bem completo e gratuito. Não esqueça de anotar com uma caneta para cds uma breve descrição do conteúdo de cada disco.


4. Depois de gravar cada pasta em DVD, eu movo os arquivos para uma pasta chamada "zzz JA GRAVEI zzz", para posteriormente fazer a exclusão de tudo o que eu não quiser manter.

5. O próximo passo é numerar e catalogar os discos, para isso eu uso os programas DiscLibrary (gratuito) e o WhereIsIt (pago).

Para a numeração eu costumo usar o modelo de data invertido, por ex: 2012-01-01 e 2011-12-31, assim quando eu ponho no catalogador, fica tudo em ordem cronológica. Escreva esse numero no disco e no catalogador. Se houver mais de um disco gravado no mesmo dia, basta colocar um numero extra no final: 2012-01-01 01, 2012-01-01 02, e assim por diante.


6. Por fim, faço envelopes para meus discos a partir de folhas de papel A4 (opção 1opção 2 - opção 3) e guardo tudo numa caixa de arquivo, em ordem de data, pois fica fácil na hora de recuperar.


Bons backups!

Prof. Abrahão Lopes

2 comentários:

adrianoisrael disse...

Ótimas dicas! Tomara conseguir realizar os meus backups ainda essa semana!!!

Unknown disse...

Boa dica, mas, mesmo assim, morro de preguiça! Tú num quer vim não fazer...hehehe...feliz 2012.