sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Armazenamento de Arquivos On-Line

É cada vez mais comum armazenarmos arquivos on-line para que estejam acessíveis em qualquer lugar que acessarmos a internet. Já são centenas os sites que oferecem esse serviço, alguns são pagos (os mais seguros) e outros são gratuitos (sua conta pode ser desativada a qualquer hora sem aviso prévio).

Vou comentar sobre alguns dos serviços que eu utilizo, e você poderá escolher qual mais se adéqua a seu uso.

4Shared – Um serviço muito utilizado por sites que oferecem mp3 para download. Abri uma conta há algum tempo mas desisti de mantê-la pelo seguinte inconveniente: se você passar mais de 30 dias sem logar, sua conta é cancelada e você perde tudo que tem armazenado. A interface não é tão amigável, e quando alguém vai fazer o download, ainda tem o inconveniente de esperar quase 1 minuto para que o link seja liberado, além da página ser lotada de propagandas.

PROFESSOR ABRAHÃO NÃO RECOMENDA

File.io – Esse é um serviço simples e prático, não tem frescuras com cadastro, é preencher e usar. Você manda os arquivos e eles são listados numa página do tipo: http://file.io/seu-nome. São 200 Mb de espaço. Não há opção para criar pastas e tudo o que você manda fica automaticamente compartilhado (qualquer pessoa que souber o endereço da sua pagina poderá baixar). Além disso, os arquivos expiram em 30 dias e são removidos da página, e os nomes dos arquivos são modificados para uma seqüência aleatória de caracteres. Apesar os poucos recursos é um meio bastante prático de enviar arquivos pequenos para várias pessoas sem depender do e-mail.


PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

Box.net – Um excelente site que oferece 1GB de espaço gratuito para você guardar o que quiser (existem planos pagos para 5Gb e 10Gb). Tenho usado ele para armazenar os vídeos do site www.javamater.2ya.com há quase 2 anos sem nunca ter passado por qualquer transtorno. Você pode criar pastas e compartilhar arquivos individualmente. Oferece inclusive uma página de compartilhamento personalizada, com design bonito e funcional. Possui também um editor de textos e de planilha on-line, semelhante ao Google Docs. Também é fácil de cadastrar, basta clicar em Sign Up, preencher seus dados e sair usando. É de longe o melhor serviço que eu testei.


PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA COM TODA FORÇA DO UNIVERSO

GmailDrive – Esse não é bem um serviço, é um aplicativo que você instala no Windows e um drive virtual surge no Meu Computador. Ao clicar nesse drive, você deve preencher seu e-mail e senha do GMail, e a partir daí poderá utilizar os 6 GB disponíveis para armazenar o que quiser. Os arquivos também estarão disponíveis se você entrar pela página principal do GMail. É uma gambiarra, mas funciona bem. Usa o próprio Windows Explorer para visualizar os arquivos. Operações como mover e renomear são extremamente lentas.


PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA COM RESALVAS

Qual serviço de armazenamento on-line você usa? Comente!

Um comentário:

Unknown disse...

Há muito e muito tempo atrás eu tinha testado o Gmail drive, dava uma chuva de erros incrível. Encostei. O Box.net eu me cadastrei mas não fui muito longe. Eu não sou muito fã de armazenamento remoto, mas sei que preciso me habituar. Depois das suas considerações, então.