terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Como escolher a agenda certa para você

2008 já começou (pelo menos para aqueles que não esperam o carnaval passar), e com ele vem a correria do dia-a-dia. Não dá para guardar todas as informações do que precisamos fazer em nossa memória (pelo menos a minha parecer ser formatada constantemente, ou então está cheia de bad blocks). Uma boa agenda é indispensável para quem quer ter tudo organizado e não esquecer de nada.

Pela minha experiência, não dá pra confiar nas agendas de computador. Eu mesmo já tentei várias vezes manter a organização usando o MS-Outlook, a Lotus Organizer ou a PIM, mas confesso que não dá. O grande problema é que nem toda hora estou de frente pro computador, e deixar tudo no meio eletrônico é complicado.

Também já tentei com a agenda do celular, mas vez por outra dá aquele pau e a gente perde tudo, e ter um PALM ainda está muito acima das minhas condições ($$$). O jeito é apelar para as agendas de papel mesmo.

Aqui vão algumas dicas para quando você for comprar a sua agenda:

1. Agenda permanente nem pensar. Você pode até pensar: “Ah, mas eu uso tão pouco, assim vou economizar”. Pura perda de tempo. É horrível encontrar o que você quer, e pior ainda quando precisa marcar um compromisso mais para frente, tem que sair marcando xiszinhos nos dias... não rola. Escolha uma agenda 2008.

2. Um dia por página. Nunca pegue aquelas agendas que tem o sábado e o domingo dividindo a mesma página, pode ter certeza que você vai se arrepender depois quando precisar fazer alguma anotação.

3. Resumo mensal. É aquela folha que aparece no início de cada mês e dá espaço para você botar os principais compromissos do mês. Comece o dia por ela e só depois vá para o “hoje”.

4. Orelhas/abas. Se a agenda possuir abas separadoras é melhor ainda. Se não tiver, você pode colocá-las usando recortes de cartolina ou papel semelhante.


5. Capa Resistente. Agenda boa tem que agüentar o tranco. Você vai usá-la o ano inteiro, então precisa ter uma capa robusta, que agüente sol e chuva, quedas e o que mais vier pela frente. Uma capa de couro ou material similar cai bem.

6. Porta-Lápis. De nada adianta andar com a agenda para cima e para baixo se você não tem um lápis para escrever nela. Se possível, opte por uma agenda que reserve o lugar para um lápis/caneta (e mantenha ele lá quando terminar de escrever).

7. Firulas. Fique a vontade para escolher os opcionais como mapas, listas de DDD, calendário menstrual (!!!), ou seja lá o que for. Pra mim isso não tem utilidade nenhuma, mas há quem goste. Um índice telefônico cai bem.

Nem sempre é fácil encontrar uma agenda com todos esses recursos, e quando encontramos o preço as vezes não compensa. Pesquisa bastante, não compre no primeiro lugar que você entrar. Lembre-se que ela será sua companheira pelos próximos 366 dias (2008 é bissexto).

Nenhum comentário: