segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Como transformar seu Pendrive num PC móvel

Acho muito chato quando chego na casa de um colega para resolver alguma bronca no computador dele e lembro que o arquivo ou programa que eu preciso está no computador de casa. Acho que isso já aconteceu de uma forma ou de outra com todo mundo.


Pois bem, depois de compilar o Kit Básico TQT, passei a colecionar os chamados Programas Portáteis (aquele que você roda direto do pendrive sem precisar instalar no PC). Os primeiros que consegui foram versões de aplicativos comerciais como Nero, Corel Draw, WhereIsIt e outros. Depois comecei a procurar programas gratuitos que seguissem o mesmo modelo, e encontrei alguns sites que reúnem esse tipo de programa. Abaixo segue a relação de alguns deles:

PortableApps.com – Reune programas como OpenOffice, Firefox, ThunderBird, 7Zip, Gimp, FileZilla, Putty, Sumatra PDF e até um aplicativo que cria um Menu Iniciar no pendrive.

UsbSoft.org – É um site que não possui visual bonito mas traz uma grande coleção de aplicativos para seu pendrive, separado em diversas categorias. E também traz uma lista de sites que oferecem aplicações on-line.

PortableFreeware.com – Esse também trás uma lista gigantesca de programas, e inclui comentários sobre cada programa e dicas para instalação dos mesmos (quando necessário).

TinyApps.org – Aqui você encontra programas extremamente pequenos para carregar no seu pendrive, a maioria possui menos de 1 Mb, em categorias como internet, texto e gráficos. Não são os melhores programas do mundo, mas quebram o galho, ainda mais naqueles micros antigos.

Thindownload.com – Mantido pelos produtores do Thinstall, ainda possui poucos programas, as o site promete transformar qualquer software livre ou freeware que você desejar num programa portátil.


Wikipédia / Jogos Portáteis – Uma enorme lista de jogos que não necessitam de instalação. Alguns destaques como Assault Cube. Nem todos são gratuitos.

Wikipédia / Programas Portáteis – Outra lista no mesmo estilo, porém com aplicativos.

Para criar um programa portátil, você pode usar um software chamado Thinstall (pago). Ele vem com um assistente bem fácil de usar. Basta rodar o programa, realizar a instalação, e em poucos minutos está tudo pronto. Nem todos os programas conseguem funcionar dessa maneira, tem que ser na tentativa e erro.

Você usa algum programa portátil? Comente!

3 comentários:

Anônimo disse...

cara, outros dois bons programas que ajudam nesse lance de portabilidade e, principalmente, manutenção, são o PE bilder, que criar uma imagem bootavel e reduzida )uns 150mb) a partir do cd do windows xp (se nao me engano 2000 tambem) e o flashboot, que transforma qualquer imagem ou cd bootavel em boot no pen drive... sempre me ajuda...

Anônimo disse...

Muito bom professor, grande dica.

Unknown disse...

Opa. Valeu as dicas carinha... Ganhei um PENDRIVE de 4GB e vou com certeza levar algumas apps comigo.
Até mais.