quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Como Testar Programas Sem Bagunçar Seu PC

No outro dia falei sobre formatação do computador e como é chato ficar instalando coisas. Quando somos novatos na informática, existe uma vontade insaciável de entupir o PC com tudo que é programa. Lembro que quando eu comecei, vivia comprando revistas que vinham com CDs de jogos e sharewares.

O grande problema dessas instalações desenfreadas é que muita sujeira (arquivos inúteis e chaves de registro) é deixada para trás quando desinstalamos os programas, e com o tempo, o micro vai ficando lento.

Existem diversos programas desinstaladores que monitoram a instalação do programa, relacionando todos os arquivos e entradas no registro feitos pelo programa. Infelizmente eles não gravam as alterações aplicadas depois da instalação (durante o uso do programa instalado), e com isso ainda escapa muita sujeira.

Há algum tempo surgiram programas de virtualização, que permitem você criar uma camada de software (um tipo de pasta temporária) que permite instalar e utilizar programas sem que as modificações sejam aplicadas diretamente ao sistema. Ou seja, dá pra carregar o navegador de internet numa camada dessas, e finalizada a navegação, excluir automaticamente todos os cookies, trojans, keyloggers, e bla bla bla.

Já uso algumas dessas soluções há algum tempo, e só tenho elogios a fazer.

O primeiro programa que testei foi o Altiris Software Virtualization Solution, que é um ótimo programa, infelizmente é pago (o site oferece uma versão de testes que fica ativada por 120 dias). Nele é possível salvar as camadas e distribuí-las entre as máquinas da rede para não precisar ficar instalando os programas um a um. Basta copiar a camada e carregar no programa.

Pouco depois encontrei o Sandboxie, que é extremamente pequeno, eficiente e acima de tudo: gratuito. Ele faz o que promete apesar de ter pouco mais de 300 Kbytes. Segundo comentários de alguns fóruns, o programa não funciona bem no Windows Vista (para variar).



Nos próximos dias estarei postando um vídeo-tutorial mostrando como utilizar esse programa, por enquanto vocês podem ler este tutorial do site Guia do Hardware.

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, muito boa dica. essa não estava sabendo. vou testar...