quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dica de Leitura: Os Livros do Dan Brown

Todo mundo conhece “O Código Da Vinci” de Dan Brown, sucesso de vendas que inclusive ganhou versão cinematográfica com hollywoodiano Tom Hanks. O que pouca gente sabe que é esse não foi o primeiro livro do autor, e menos ainda que ele possui outros livros publicados e que eu considero ainda melhores que O Código Da Vinci.

Já tive oportunidade de ler todos os títulos do Dan Brown e vou fazer uma breve crítica sobre sua obra (em ordem cronológica).

FORTALEZA DIGITAL (ficha)


Para os amantes da informática, este livro é um prato cheio. Uma história intrigante sobre um supercomputador (com 3 milhões de processadores) desenvolvido para quebrar qualquer código criptografado em questão de segundos. Um belo dia surge uma mensagem com um tipo de criptografia que é aparentemente indecifrável – a Fortaleza Digital – criada por um programador que foi assassinado e roubado a única pista capaz de desvendar o código. É um livro daqueles que prende o leitor do começo ao fim, principalmente se você gosta de programação e segurança da informação.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

***

ANJOS E DEMÔNIOS (ficha)


Esta é a primeira aventura de Robert Langdon (o professor de simbologia que também é o protagonista de O Código Da Vinci). Robert é levado ao centro da Igreja Católica (Roma) a fim de desvendar uma série de assassinatos que deixam no corpo do finado um ambigrama (palavra que é lida de forma idêntica se você virar o papel de cabeça para baixo). Esta é uma das poucas coisas interessantes do livro, apesar de que se você der uma folheada rápida e ver as demais figuras do livro, vai perder totalmente a graça.

PROFESSOR ABRAHAO NÃO RECOMENDA

***

PONTO DE IMPACTO (ficha)


Este é o livro que eu mais gostei. Fala sobre uma misteriosa descoberta no Polo Norte que leva o Governo Americano a reunir os maiores especialistas em exploração, biologia marinha, escavação no gelo numa fantástica aventura do tipo “agora eles não escapam”. É de prender o fôlego do início ao fim. O mais interessante é a quantidade de referências sobre tecnologia que o autor usa no livro, como armas secretas do exército que usam neve, areia ou outros tipos de materiais da natureza como munição. Insetos espiões, aviões, helicópteros e muito mais.

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA COM TODA A FORÇA DO UNIVERSO

***

O CÓDIGO DA VINCI (ficha)


Bom, esse livro é muito polêmico devido ao tema religioso. É uma história muito boa, mas é preciso ter cuidado com a leitura. Pessoas que não possuem uma base religiosa bem definida podem ser levados a aceitar como verdade a história de ficção criada pelo autor. Este foi o primeiro que eu li e que me incentivou a procurar os outros títulos de Dan Brown.

Trata-se da busca pelo santo graal, que segundo a estória, é o túmulo de Maria Madalena, que teria sido esposa de Jesus e que os filhos deles dois geraram uma descendência que até os dias atuais são protegidos pelos chamados Cavaleiros Templários.

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

***

A CHAVE DE SALOMÃO

O próximo livro do Dan Brown será lançado em breve e irá abordar o simbolismo da Maçonaria, irmandades e outros temas que influenciaram a cultura norte americana. Tão logo o livro seja lançado, colocarei minha opinião aqui no site.

Qual desses títulos você já leu? Qual é o seu favorito? Comentem!

Um comentário:

Alba disse...

Dan Brown possui um boa narrativa que realmente prende o leitor do início ao fim.

O bom dos livros dele é que dá pra perceber que ele fez muitas pesquisas sobre o tema que aborda. Dá até pra aprender algumas coisas: arquitetura, arte, criptografia são alguns dos temas muito bem trabalhados por ele.

Porém eu sou da opinião de que se você leu um, leu todos!
A estória segue o mesmo roteiro:
- Se passam em um único dia;
- O mocinho que conhece a mocinha naquele dia e se apaixona por ela.
- Juntos eles viajam pelo mundo pra desvendar o mistério;
- Ficam a beira da morte em mais de 20 situações entre as 10 da manhã e a meia noite;
- O vilão é sempre aquele que finge ajudar (nas primeiras páginas já da pra saber quem é!)

Apesar de tudo, eu também li todos os livros dele! São boas fontes de informação! =DDD