sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Dica de Informática – Cuidado onde pisa, digo, onde clica

A Internet está longe de ser uma zona de navegação segura. Devido à facilidade com que podemos nos comunicar, os “espertinhos virtuais” tentam tirar proveito da ingenuidade dos internautas para tentar faturar uma grana.

É cada vez mais comum os casos de fraudes envolvendo a internet. Outro dia vi no Jornal Nacional que a Polícia Federal (numa daquelas operações com nomes engraçados – por ex. furacão, anaconda, passarinho cor-de-burro-quando-foge, etc.) conseguiu prender uma quadrilha que capturava as senhas bancárias e dados do cartão de crédito das vítimas e faziam a festa.

A maioria das vezes, o usuário nem sabe que seu computador está com vírus (não o da gripe, e sim um programa malicioso que monitora o uso do computador). Geralmente eles chegam por e-mails, desfarçados de cartões virtuais, promoções imperdíveis, ou avisos de cobrança. Os outros dois braços-direitos (é aleijado!) dos malfeitores são o MSN e o Orkut.



Seguem algumas dicas de como evitar essa praga e viver livre de problemas.

1º. USE O LINUX PARA NAVEGAR. Esse sistema além de ser gratuito, é extremamente seguro. Não existem vírus para o Linux, então você PODE CLICAR EM TUDO, acessar tudo e fazer o que bem entender (menos digitar seus dados pessoais e bancários em formulários de páginas clonadas).

2º. USE O FIREFOX. Esse navegador (que eu já descrevi numa postagem anterior) possui um recurso de segurança que bloqueia sites supostamente fraudados. É uma proteção contra coisas que os antivírus deixam passar.


3º. DESCONFIE DE TODOS. Uma grande jogada dos e-bandidos é explorar a curiosidade do indivíduo para fazê-lo clicar nos links. Emails do tipo: “Lembra de mim?”, “Olhe nossas fotos...”, “Você está sendo traído”, “Sou sua admiradora secreta”, “Fiz uma comunidade em sua homenagem”, e coisas do gênero. É tudo pega-besta. Mesmo que venha no nome de um colega seu, NÃO CLIQUE! Pode ser que ele esteja com vírus e não saiba.

4º. VOCÊ NÃO É SORTUDO. Você ganhou 1 Milhão do Silvio Santos, digite seus dados do banco para depositarmos seu prêmio. Você cairia numa dessas? Pois pode acreditar que tem gente que cai. Pode ter certeza que você não vai ganhar nada, nem celular de graça, nem notebook, nem Playstation 3, nem TV LCD 49.521.147 polegadas, nem mesmo uma tampinha de garrafa amassada. Nadinha mesmo. Não adianta clicar nem mil vezes que o premio não vem, principalmente em promoções que você nunca se inscreveu (nem no BBB 9). NÃO CLIQUE!

5º. QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. Outro dia recebi uma cobrança da VIVO, uma da CLARO e uma da TIM. Como pode se meu celular é OI, e ainda por cima a cartão? Cobrança tem que ser feita por carta impressa, entregue na sua casa, pelos Correios. Cobranças das Lojas Americanas, Submarino, ou avisos de que seus documentos foram cancelados... tudo balela, NÃO CLIQUE!

6º. LAN HOUSE NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO. Se você depende do acesso feito em Lan Houses, vou começar logo dando o cheque-mate: NUNCA FAÇA COMPRAS COM CARTÃO DE CRÉDITO, NEM ACESSE BANCOS. É o mesmo que dar seu dinheiro ao bandido. Nesses locais acessam todo tipo de gente, principalmente pessoas desatentas, leigas ou descuidadas, que clicam em tudo... Melhor é ir direto num caixa eletrônico fazer suas movimentações bancárias e optar pela compra por telefone. Só faça na net se tiver certeza que o micro não está infectado (o que é difícil).

Como já me estendi demais, vou apenas deixar o link de um site onde o cara coleciona e-mails fraudulentos. Veja se você já recebeu algum desses, e até mesmo envie para ele cópia dos que você recebeu.

Nenhum comentário: