segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Nunca Confie em Formulários na Web

Quem não já passou por uma situação dessas:

Você termina de preencher um formulário enoooooooorme, e na hora de enviar: tchan-ran-ran-ran... Página não encontrada.

Pois bem, aqui vai uma dica para fugir da redigitação de todo o documento.

Quando isso acontecer, tente os seguintes passos:

1º) Tente retransmitir os dados clicando no botão ATUALIZAR do navegador, ou pressione as teclas CTRL + F5 (ou apenas F5).

2º) Clique no botão VOLTAR em seu navegador. Se ele não estiver visível (o que é comum quando o formulário abre em outra janela) pressione a tecla BACKSPACE (aquela de apagar as letrinhas do texto quando você erra). Isso vai voltar para a tela anterior onde você preencheu o formulário. Aí clique em enviar novamente. Nem sempre isso vai funcionar, depende muito da página.

3º) Essa última é uma medida preventiva, então deve ser realizada antes de enviar o formulário. Simplesmente copie o texto dos maiores campos e cole no bloco de notas (e de preferencia, salve esse texto). Caso o envio dê errado, abra o texto salvo e faça CTRL+C, CTRL+V dos dados no formulário.

Existem alguns programas que ajudam no preenchimento dos formulários automaticamente como o Znap e o iNetFormFiller, mas não tenho experiência com o uso destes programas para dar uma opinião. De qualquer forma eu prefiro não deixar dados importantes salvos no computador para evitar problemas com spywares e afins.

Nenhum comentário: