quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ocupe menos espaço físico migrando de CDs para DVDs

Eu já estava ficando sem ter onde botar meus CDs de mp3. Eram mais de 80 e ocupavam uma caixa de arquivo morto praticamente inteira. Resolvi então copiar tudo para mídias de DVD.

Acabei optando por fazer uma revisão completa. Organizei o nome de todos os arquivos, coloquei imagens com as capas dos álbuns em cada pasta, separei os álbuns completos daquelas pastas com musicas variadas e editei todas as tags internas dos mp3 usando o excelente e gratuito ID3-Tag It.


Depois de toda a reviravolta (que demorou uns 2 meses, devido à falta de tempo) reduzi minha coleção de 86 CDs para apenas 12 DVDs (algumas mídias não estavam mais funcionando e alguns arquivos eu apaguei por não ter interesse em mantê-los). A única desvantagem é que não poderei usá-lo em aparelhos de som automotivos, pois normalmente o aparelho não lê mídias de DVD (mas como não tenho carro, estou livre do problema... por enquanto).

Fiz o mesmo com os videoclipes (caiu de 35 CDs para 5 DVDs), e com diversos CDs de programas antigos (cheguei a colocar 18 CDs em 1 DVD após eliminar programas com versões obsoletas). Agora me falta apenas alguns CDs com filmes DivX, e Jogos em CDs, mas já comecei o processo.

Com relação aos jogos, deixo um dica. O ideal é armazená-los no formato ISO, que permitirá a gravação posterior em outra mídia, caso seja necessário, ou ainda você poderá usar o arquivo junto com um drive virtual, como o Daemon Tools (e você obtém mais velocidade ao carregar o jogo). Para criar o arquivo ISO, use um programa de gravação de CDs, a maioria deles possui esse recurso (ou o LC ISO Creator, freeware com apenas 24kb).

Comentem!

Nenhum comentário: