segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Minha Saga no Mundo Linux

Tem-se ouvido muito sobre o sistema operacional LINUX. Não há dúvidas que hoje em dia é um sistema respeitadíssimo e que a maioria dos fabricantes de computadores têm se esforçado pra torná-lo popular.

A maioria dos computadores de baixo custo que encontramos no mercado, já vem com uma distribuição instalada, com tudo o que um usuário leigo precisa pra digitar seus textos e navegar na internet.

Infelizmente, as pessoas têm medo do que é diferente. Ou seja, se ela já está acostumada a usar o Windows, não tem o menor desejo de fazer um esforcinho mental mínimo para aprender sobre o Linux. Simplesmente quando pega o novo computador na loja, nem leva pra casa, deixa logo numa assistência técnica para o pessoal instalar o Windows (piratex).

Minha saga no mundo linux começou há muitos anos, nos idos 1997, quando ingressei num estágio na UFRN em Natal. Naquela época, Linux era sinônimo de loucura, só quem usava era hacker ou alguma instituição que quisesse montar um servidor. E foi neste segundo caso que me deparei com o sistema.

Naquela época eu estava engatinhando na computação, internet era uma novidade e acabei por não aprender muita coisa de um sistema que mal tinha interface gráfica. Ainda cheguei a instalar no meu micro de casa (e desinstalei logo depois, e perdi uns 3 GB de espaço HD porque não sabia mais desfazer o particionamento) mas não me atraiu muito.

Durante a graduação na UERN (entre 2000 e 2003) ainda me aventurei um pouco com algumas versões do Kurumin, mas só apelava pra ele quando o meu modem escasquetava de não funcionar no Windows.

Só a partir de 2006 foi que novamente voltei meus olhos para o Linux. Nessa época já existiam diversas distribuições diferentes e a facilidade de instalação e uso se tornaram excelentes. Desta época até hoje, cheguei a instalar umas 20 distribuições diferentes e testar mais algumas dezenas através dos chamados Live CDs (versões que rodam direto do cd, sem precisar instalar).

Hoje estou usando uma distribuição chamada RESULINUX 2.5 no meu Notebook e o KUBUNTU na maquina de casa. Ainda estou longe de ser um conhecedor do sistema, mas estou me esforçando para aprender um pouco mais.


Para quem nunca se aventurou no mundo Linux, quero dar minha opinião: Vale a pena! Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Tem coisas que é até mais fácil que o Windows.

Se você tiver interesse em utilizar o sistema, mas não sabe como, pode me procurar que eu te dou um cd do Linux e ajudo na instalação. E vale lembrar que dá pra continuar usando o Windows no mesmo computador, os dois sistemas convivem pacificamente.

4 comentários:

Unknown disse...

Ainda estou entre XP e Ubuntu. Mas acho q minha dúvida é porque ainda estou sem internet no Ubuntu. Wireless (RT2500) + PPPOE não funciona. Já fiz um monte de coisas. Sei que estou fazendo algo errado. Até eu descobrir... rs rs Já vai ter lançado uma nova versão do Ubuntu. (Já está bem proximo).
Só não quero o Vista na minha máquina...rs rs

Anônimo disse...

Uso Linux desde 2006 e o kubuntu também é o meu eleito. Sofri muito sem internet, pois meu modem dava muito trabalho para funcionar, quando funcionava... Eu só usava o sistema mesmo para programar e jogar. Era calvário fazer o que um simples apt-get faz, baixar no Windows pacotes e suas dependências. Hoje tenho internet via ADSL, e passei do inferno ao paraíso. Só precisei de um pppoeconf no primeiro acesso, e pon/poff quando quero reiniciar uma conexão. Estou a mais de um mês sem usar Windows e ainda não sinto os efeitos da abstinência. Ah... Carlos Fran, eu já configurei internet wireless no kubuntu 7.10 (Gutsy) três vezes com a placa Ralink RT2561. Não sei se é a sua; se for, me mande um email (estou no grupo MCD) que eu lhe passo um tutorial.

Anônimo disse...

BOA NOITE CARO COLEGA
VOCE PODERIA ME MANDA UMA COPIA DESTE LINUX + TUTORIAL DE COMO INSTALAR

MEU EMAIL E = GAMEFORPC@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Estou adorando seu blog!
Poderia me mandar um CD e as instruções? Pra eu usar junto com o Windows, como você disse que poderia.
sreginasil@hotmail.com

Obrigada!