quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Outlook Express e a Faxina Geral

Outro dia a telefonista aqui da empresa me chamou para ver o computador dela, pois a mesma não estava conseguindo enviar e-mails. Como de costume comecei verificando as configurações dos servidores POP e SMTP, além das respectivas senhas e coisas do tipo. A princípio não havia nada de errado.

Reiniciei o computador e simulei algumas situações de envio. Logo de cara apareceu um erro relacionado ao armazenamento das pastas, que por algum motivo não estava mais conseguindo ser bem gerenciado naquele K6 500 com 128MB RAM.

Quando cliquei nas pastas para visualizar o conteúdo, matei o problema de cara: havia mensagens de pelo menos uns 10 meses armazenadas tanto na Caixa de Saída quanto na Caixa de Entrada. Mais de 2000 mensagens em cada, a maioria com anexos gigantescos dos documentos escaneados que ela transmite para outras empresas.

Consultei a pasta de armazenamento do Outolook e vi que já estava ocupando mais de 700MB. Então comecei o processo de limpeza, conforme descreverei a seguir:

1. Ordenei as mensagens por data de recebimento, clicando no cabeçalho “Recebido” (na imagem, seta à direita) e excluí todas as mensagens com mais de 60 dias. Apaguei apertando SHIFT + DELETE para não transferir os dados para a pasta Itens Excluídos (Lixeira), ou a espera seria uma eternidade pois o Outlook iria regravar tudo em outro arquivo no disco.


2. Com os arquivos que sobraram, fiz outra limpeza, ordenando pelo Anexo (na imagem, seta à esquerda) e excluí (também com SHIFT+DELETE) todas as mensagens que possuíam anexo e data de recebimento acima de 30 dias.

3. Repeti o mesmo processo anterior com os Itens Enviados.

4. Fiz a limpeza dos Itens Excluídos, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Esvaziar a pasta Itens excluídos.



5. Por último fui no menu Arquivo > Pasta > Compactar Todas as Pastas para desfragmentar o arquivo de armazenamento e liberar espaço no disco.



Com esse procedimento consegui liberar 600 MB de lixo. O programa ficou extremamente rápido para abrir e não aconteceu mais o erro que estava impedindo o envio das mensagens.

Já anotei na minha agenda a data da próxima faxina para não deixar acumular tanto lixo.

A maioria das pessoas utilizam Webmail, mas mesmo em sua caixa postal on-line é importante fazer uma faxina periódica.

Você usa o Outlook ou só webmail? Comente!

Nenhum comentário: