sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Proteja seu notebook contra roubos

Depois de suar a camisa e juntar a grana para comprar o note, nada mais justo que tomar todo o cuidado para não ser assaltado e perder o preciso companheiro. Outro dia lendo a revista Software & Segurança, me deparei com algumas dicas de como se previnir de um assalto (fiz algumas adaptações no texto original).


01. Grandes centros comerciais e aeroportoes estão entre os locais de maior ocorrência de roubos e furtos.

02. Avalie sempre se é realmente necessário levar o notebook do trabalho para casa (ou de casa para a faculdade). Shopping e outros lugares abertos devem ser evitados a qualquer custo. Se possível, passe primeiro em casa para deixar o notebook antes de ir para um lugar onde não irá usá-lo. Na maioria das vezes, um pendrive com os arquivos que serão usados já resolve o problema, basta plugá-lo em qualquer micro.

03. Em aeroportos e locais movimentados, a dica básica de segurança é que o usuário não se descuide com o botebook, especialmente enquanto compra lanche, visita uma loja ou faz um telefonema. Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, eles trocam a mala com o notebook por uma maleta falsa, que tem revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. A maioria das pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois.

04. Os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de notebooks em eventos, na saída de empresas, hoteis ou aqueles que se descuidam do aparelho na rua enquanto falam ao telefone. Esse olheiros avisam os comparssas que realizam assaltos a mão armada contra motoristas ou mesmo passageiros de taxi.

05. Evite usar a maleta tradicional do notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.



06. Quando levar o notebook no carro ou pegar um taxi, coloque o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento. NUNCA transporte no colo ou sobre o banco do veículo, pois isso permite a fácil visualização e, consequentemente a ação dos assaltantes. Muitos assaltantes seguem o taxi até um local mais afastado ou esperam que o veículo pare no trânsito para o passageiro descer e efetuam o roubo.

07. Faça um seguro para o notebook, principalmente se é uma máquina nova e cara. Veja se o seguro cobre qualquer tipo de roubo e não apenas assalto ou roubo qualificado.

08. Evite andar sozinho quando carregar o notebook. Prefira grupos com 4 ou mais pessoas. E seja o mais discreto que puder.

Quais outras dicas você daria para ajudar a proteger o notebook? Comente!

Um comentário:

Fox disse...

E Aí Abrahão! Bem Pra Quem Tem Um MacBook Ou Um Vaio Vale Também Usar o Serviço de Localização Via Rede Global de Posicionamento (Gps), Muitas Vezes Mais Vale os Dados Que Estão Contidos Nessas Maravilhas do Que o Próprio Equipamento Li Em Uma Reportagem Que Algumas Empresas Já Estão Investindo Alto Nesses Serviços Pelo Grande Índice de Assaltos em Aeroportos Etc. No Momento do Furto é Só Acionar a Empresa Prestadora do Serviço e Ela Informa A Localização Exata do Equipamento Aí É Só Acionar a Policia! Bem o Serviço Custa Uma Nota Mais Também Quem Tem Grana Pra Comprar Um Desses Não Vai Se Importar em Pagar Pelo Serviço.