quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Rodando outro sistema dentro do Windows usando VMWARE

Ontem falei sobre o Sandboxie, um ótimo programa de virtualização e não poderia deixar de comentar sobre o excelente VMWARE.

Diferente dos programas que criam camadas de software, o VMWare é usado para criar uma máquina virtual dentro do sistema operacional. É como se fosse um computador dentro do seu computador. E o melhor é que ele possui todos os recursos de hardware que você precisar (mesmo que você não os tenha no seu micro), como drives de cd e DVD, placas de rede, video e outras mais.

Existem várias versões do programa, principalmente para ambientes corporativos. Se você quer testar no seu computador, use o VMWare Player que permite carregar arquivos de máquina virtual e realizar as instalações necessárias.

Eu sempre uso esse programa para testar as muitas distribuições Linux que baixo da internet, e algumas vezes para dar aula de sistemas operacionais antigos (MS-DOS, Windows 98, etc.) dentro do Windows XP.


Existe versão do player também para Linux, ou seja, dá pra rodar o Windows dentro do Linux. Claro que o desempenho da máquina virtual está limitado aos recursos de seu computador, então se você tiver pouca memória RAM, nem tente. No mínimo 512 MB, 1 GB é recomendado.

Para quem for testar, aconselho começar com a versão 1.0.4 que tem apenas 28 MB contra 173 MB da versão 2.0.2.

Para criar as máquinas virtuais, use o site EasyVMX.

Você já usa o VMWARE? Comente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Um programa bem interessante que cria maquina virtual que uso, é o Microsoft Virtual PC. Nele é muito facil criar uma máquina virtual, alias, quantas vc quizer criar. é bem legal.

Anônimo disse...

O problema do Microsoft Virtual PC é q nao trabalha correcto na versao Home do windows xp. Professor dava para fazer um vídeo usando o Microsoft Virtual PC 2007? Obrigado